• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Calendário do futebol brasileiro

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

CBF manterá estaduais com 16 datas em 2022; calendário sai em outubro



A CBF planeja publicar o calendário do futebol brasileiro para 2022 no começo de outubro, mas o desenho já feito pela entidade mantém os campeonatos estaduais com 16 datas para a próxima temporada.

A formatação do calendário será peculiar porque a Copa do Mundo, pela primeira vez na história, será entre novembro e dezembro, já que acontecerá no inverno do Qatar. A CBF terá que encerrar o Brasileirão bem mais cedo do que o normal, provavelmente no começo de novembro, para que os jogadores sejam liberados para as seleções. A final da Libertadores será em 29 de outubro.

Em relação aos estaduais, a manutenção das 16 datas é uma notícia que agrada as federações estaduais e os clubes que enxergam nos estaduais uma fonte de renda relevante para o primeiro trimestre. Tanto em São Paulo quanto no Rio há um processo de negociação contratual dos direitos de transmissão. O Carioca, no entanto, já foi disputado em 15 datas em 2021 — formato que será mantido para 2022 — com direitos já vendidos à Record para TV aberta. O pay-per-view está em negociação e a Globo está no páreo.

A manutenção do tamanho dos estaduais dificulta a pausa em datas Fifa. Em 2022, a Conmebol, inclusive, agendou junto à Fifa jogos das Eliminatórias no fim de janeiro para compensar a defasagem causada pela pandemia. Há partidas ainda em março pela fase classificatória ao Mundial.

A diretoria da CBF costuma argumentar que monta o calendário pensando nos contratos que os clubes assinaram, mas, estatutariamente, é prerrogativa exclusiva da entidade direcionar o cronograma de partidas para a temporada.

 
Última edição:
Ano que vem seria perfeito pra dar uma sumida com os estaduais. 16 datas é um absurdo.

Se fosse no máximo apenas 4 datas num mata-mata puro de um jogo só, em 4 fases só pra não desagradar quem não vive sem eles já estaria de ótimo tamanho também.
 

Os dois Abel (Palmeiras e Fluminense) reclamando do calendário brasileiro. São longas viagens, principalmente para aqueles que estão disputando Libertadores e Sulamericana, além das viagens da Copa do Brasil. Sem contar que temos um calendário menor por conta da Copa do Mundo. Já passou da hora de questionar a importância dos estaduais no calendário. Os clubes ganhariam ali uns 3 meses a mais para dividir essas partidas.
 
Já passou da hora de questionar a importância dos estaduais no calendário. Os clubes ganhariam ali uns 3 meses a mais para dividir essas partidas.

Eu achava com os principais estaduais saindo da Globo isso poderia acontecer, mas o pior é que as emissoras concorrentes como o caso da Record está disposta a pagar ainda mais por eles pra tentar manter essa "importância" lá em cima o máximo que puder, mas o fato é que a fase que dá alguma audiência de porte são apenas os jogos finais. Então já passou da hora de terem reduzido a um torneio muito menor com apenas poucos jogos de mata-mata com decisões em jogos únicos pra apenas ser no máximo um torneio de pré-temporada.
 
CBF divulga calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2023
Entidade traz algumas novidades em relação ao ano vigente


620d79efcc88c.jpeg

Taça Supercopa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira o calendário de competições da próxima temporada. A principal novidade é com relação às finais da Copa do Brasil, que serão realizadas em dois domingos e não mais às quartas-feiras. Os jogos estão marcados para os dias 17 e 24 de setembro.

Outra novidade é em relação as Datas Fifa, quando os clubes cedem jogadores para as seleções nacionais. A CBF garante que não haverá partidas de competições de clubes no período.

O Brasileirão começa no dia 15 de abril e termina no dia 3 de dezembro, um domingo. Já os Estaduais mantiveram o período de 16 datas, como aconteceu nos últimos anos. Eles se iniciam no dia 15 de janeiro e dão o pontapé na temporada que vem. A Supercopa do Brasil será novamente disputada em jogo único, no dia 28 de janeiro.

SAIBA TODAS AS DATAS:


Campeonatos estaduais: 15 de janeiro a 9 de abril
Copa do Brasil: 22 de fevereiro a 24 de setembro
Supercopa do Brasil: 28 de janeiro
Campeonato Brasileiro - Série A: 15 de abril a 3 de dezembro
Série B: 15 de abril a 25 de novembro
Série C: 22 de abril a 12 de novembro
Série D: 30 de abril a 29 de outubro

Competições internacionais
Recopa Sul-Americana: 8 e 15 de fevereiro
Copa Libertadores: 8 de fevereiro a 11 de novembro
Copa Sul-Americana: 8 de março a 28 de outubro
Mundial de Clubes: a definir

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo