• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cafeína pode reduzir risco de Alzheimer, diz estudo

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação

Anica

Usuário
A cafeína pode proteger o cérebro contra os danos causados por dietas ricas em colesterol e prevenir doenças como o mal de Alzheimer, sugere um estudo publicado nesta quinta-feira na revista científica Journal of Neuroinflammation.

Segundo a pesquisa, a cafeína reforça a barreira sangüínea do cérebro - estrutura que protege o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

Estudos anteriores haviam mostrado que um nível alto de colesterol no sangue prejudica o isolamento da barreira, o que, segundo especialistas em Alzheimer, tornaria o cérebro mais vulnerável a danos que podem causar ou estimular a doença.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, alimentou coelhos com uma dieta rica em colesterol e dividiu os animais em dois grupos - um recebeu o equivalente a uma xícara de café diária e o outro não recebeu nenhuma dose de cafeína.

Depois de 12 semanas, os pesquisadores realizaram vários exames nos coelhos e identificaram que a barreira sangüínea daqueles que haviam ingerido cafeína tinha sido menos danificada pelo nível de colesterol do que a dos outros animais.


Alzheimer

Segundo Jonathan Geiger, que liderou o estudo, os resultados ajudariam a explicar porque o colesterol é um fator de risco para o mal de Alzheimer e como a cafeína pode ser usada no tratamento.

"A cafeína parece bloquear os efeitos danosos do colesterol que prejudicam o isolamento da barreira sangüínea", disse. "É uma droga segura e disponível e sua habilidade de estabilizar a barreira sangüínea no cérebro significa que a substância pode ter um papel importante no tratamento de problemas neurológicos", concluiu o pesquisador.

De acordo com a chefe de pesquisa da organização britânica Alzheimer Disease Society, Susanne Sorensen, o estudo traz informações importantes sobre os benefícios da cafeína na prevenção da doença.

"Esta é a melhor prova de que uma quantidade de cafeína equivalente a uma xícara de café por dia pode proteger o cérebro contra o colesterol", afirmou Sorensen.

Apesar disso, ela afirma que mais pesquisas são necessárias para avaliar se o impacto da ingestão de cafeína também pode ser observado em humanos.

:eba:

Eu não sei sobre vocês, mas vou ali comemorar com a segunda xícara de café da manhã :uhum:
 
Ótimo. Dizem que eu tenho Alzheimer pela falta de memória!

Vou continuar com meu café aqui. Aliás, eu queria comprar aqueles copos térmicos grandes. São tão legais.
 
Eu adoro chá mate! Que aliás tb tem cafeína!

Ontem ganhei de uma amiga minha, uma xícara da Mafalda! Awnnnn, quase tive um treco de alegria :)

Longa vida a todos os viciados da cafeína!
 
Toda notícia e descoberta científica que justifiquem meu vício são mais que bem-vindas. :uhum:
 
Bem...acho que nunca vou ter alzheimer... São dois copos de 200 na parte da manhã, uns três durante a tarde, e um no quando ta ficando escuro...
 
Estou comemorando ....e com muito cafezinho, xô alzheimer...e não me esquecerei de nada (literalmente) XD
 
Ahá! Quando me disserem que estou viciado em café vou dizer: "Não, estou apenas cuidando da minha saúde. E vou me lembrar disso. Acredite."
 
Amélie disse:
Estou espalhando a boa nova aos quatro ventos... Vejo que essa notícia foi libertadora para a humanidade :)

:cheer::cheer::cheer:

Siiiim! Minha mãe toma vááárias xícaras por dia.. está tão feliz :)
 
:eba:

Opaaaa! Muito boa essa notícia!

Todos meus amigos falam que eu me enveneno tomando café todos os dias. Há! Quando eu estiver são e eles maluquinhos de alzheimer, vou rir da cara deles. :nana:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back
Topo