1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cade o Tom Bombadil?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Narag-zigil, 29 Set 2003.

  1. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Sim ele podia como tbm o Um Anel não o deixava invisivel, não tinha nenhum efeito sobre o velho Tom. :)
     
  2. Finrod

    Finrod Visitante

    Pô, eu achava que o Tom Bombadil era fraco, fraco, mas ele é forte pra caramba! 8-)
     
  3. Fory

    Fory Usuário

    Não que ele seja forte...
    É que ele estava tão indiferente quanto ao mal que nada o influenciava.
    Ele e sua Fruta D'ouro praticamente viviam em outro mundo.

    Por isso quando ele colocou o anel não ficou invisível, e quando Frodo colocou o anel, ele viu Frodo perfeitamente.

    Pura indiferença...

    E ele também não foi nem um pouco influenciado pelo Anel, entregou a Frodo sem problema algum, o que não ocorreu com mais ninguém que possuiu o Anel (se tornavam influenciados na mesma hora).

    Apesar que Gandalf tocou no Anel uma vez, e também não foi influenciado...
     
  4. _HoMeR_SiMpSoN

    _HoMeR_SiMpSoN Usuário

    Podia sim, tanto é ke no primeiro livro, kuando os hobbits estaum na casa de Tom, Frodo coloca o anel e sai andando pela sala, e Tom se vira e olha para ele e manda ele voltar para o seu ligar...

    O Tom é o CARA!
    :mrgreen:
     
  5. Gil_Galad

    Gil_Galad Usuário

    Tom representa algo diferente,com certeza não pode ser classificado em nenhuma das raças existentes da terra media. Ele não tem idade ele não tem origem, ele não tem preocupações, ele não teme nada nem ninguem... é realmente um personagem incrivel. Confesso q quando li sobre ele achei q era uma parte boba e sem importancia, mas depois ao ler o q Elrond diz sobre ele fiquei impressionado. 8O 8O 8O
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    A questão é que Bombadil é um completo desconhecido.

    Não se sabe a origem, futuro, nada sobre ele. Logo, a sua força e poder também é desconhecida e a unica coisa que se pode comparar é o Um, mas não surtiu efeito.

    Uma dúvida aqui, o Anel não poderia ter simplesmente usado o seu poder de atração de forma inversa em Tom? Sabendo que seria dificil ele sair da floresta, o anel simplesmente "desligou" seus poderes para continuar com os Hobbits?
     
  7. Litzhel

    Litzhel Delirium

    Mas oras, esse é o grande "toque" de Tom Bombadil, a incógnita. Para que os fãs ficassem tentando imaginar quem seria ele. Tio Tolkien, ou era muito esperto, ou fazia as coisas "sem querer" mesmo.
     
  8. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    como não existe nada comprovado sobre raça e origem de tom bombadil... todo mundo tem sua expeculação...

    a minha eh a seguinte... tom bombadil vive completemente isolado, eh poderoso pacas, só fala cantando, não da a minima para o mundo externo, e o principal... ele é "Não nascido"...
    Tb lembrando o fato de fruta d'ouro ter falado "ele simplesmente é" ao ser perguntada sobre ele.

    Pra mim tom bombadil é Eru... que desceu a arda pra dar uma olhadinha :D
    Sei que pensar isso é meio pretencioso, mas como eu disse... não passa de uma expeculação.
     
  9. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Bom, essas é uma das poucas especulações q podemos ter certeza q tá errada!

    “Não há nenhuma personificação do Único, de Deus, a quem remotamente lembra ele, fora do Mundo, e apenas diretamente acessível aos Valar ou aos Mandantes”

    The Letters of J.R.R. Tolkien Nº 181, datada em 1956



    Aliás, olha esse testinho da carta 153 sobre Tom

    Eu não penso que Tom requeira que se filosofe a respeito dele, e não é de nenhuma maneira melhorado por isto. Mas muitos o consideraram um estranho ou realmente discordante ingrediente. Em fato histórico eu o coloquei porque já o havia 'inventado' independentemente (ele apareceu primeiro na Oxford Magazine) e queria uma aventura no caminho dos hobbits na saída do Condado. Mas o mantive, exatamente como era, porque representa certas coisas do contrário omitidas. Eu não o planejei para ser uma alegoria - ou não teria lhe dado um nome tão particular, individual, e ridículo - mas 'alegoria' é o único modo de exibir certas funções: ele é então uma 'alegoria', ou um exemplar, uma encarnação particular de pura (real) ciência natural: o espírito que deseja conhecimento de outras coisas, sua história e natureza, porque elas são 'outras' e completamente independente da mente que questiona, um espírito contemporâneo com a mente racional, e completamente desinteressado em 'fazer' qualquer coisa com o conhecimento: Zoologia e Botânica não Pecuária ou Agricultura.
     
  10. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Se bem q Gandalf só tocou rapidamente para olhar e jogar no fogo, depois não quis mais saber de ter contato com o Anel. O Tom não tinha problema algum em manter o Anel.

    Sim, sei q o filme é outra coisa, mas foi uma boa representação: qdo Gandalf (ou qq outro) chega perto do Anel aparece de súbito um flash do Olho. Ficou bom.


    As especulações sobre o Tom não vão acabar nunca. Tom é Tom. Nem todo sujeito único precisa ser Eru.
     
  11. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Vocês repararam como o Tom é quase que completamente desapegado a qualquer coisa material? Ele se preocupa com aquele pequeno pedaço de Floresta, e com a Fruta D'Ouro. Com mais nada. Ele simplesmente não tem ambição, vontade de ter mais, o que é tao comum nos Homens. Tanto que ele teve a chance de ficar com o Anel, que era um instrumento de dominação e controle, e não houve efeito.

    O Tom é a realização em pessoa, a falta de ambição. O Um, para fazer efeito, precisa que o Portador tenha um mínimo de ambição para ser corrompido. Eu imagino que seja por isso que o Anel não atua nele.
     
  12. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    o cara tem o coração puro, sem nenhuma maldade...
    Concordo com Maglor quando ele diz que o anel pra fazer efeito em um ser, esse ser tem que dar brechas para que ele o domine.
     
  13. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Perceba que um daqueles que mais se provou resistente ao Anel,
    Sam, era um indivíduo com poucas ambições, comparado ao que seria considerado até 'normal'.

    Portanto, isso explicaria bem os efeitos do Anel no Tom (a falta deles :mrgreen: )
     
  14. Fory

    Fory Usuário

    Vejo Sam não como imune ao Anel (Spoiler! pois ele foi convidado a ir para Valinor), mas como se a devoção a seu mestre fosse maior que o poder do Anel sobre ele. Nisso se baseava sua "imunidade", não na falta de ambição.
     
  15. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    O Anel faz um efeito menor naqueles com menor ambição e de coração mais nobre. O próprio Gandalf diz se espantar de como os hobbits resistem ao anel. São criaturas simples, cuja ambição é ter uma vida tranquila fumando erva-de-fumo, enquanto homens querem imortalidade, anões querem riquezas...
     
  16. Thatá Rose

    Thatá Rose Engel

    Nem precisa dizer que somos fãs incondicionais de Tom, pelo que parece todos já notaram! :grinlove:
    Sem dúvida ele é totalmente desapegado a coisas materiais. Nunca foi e jamais seria, ele é um ser "natural", diferente, "especial", importante...por isso e muito mais o Anel ñ teve efeito sobre ele.
     
  17. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

  18. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Po, Tom Bombadill é a representação do pagode nas obras de Tolkien.

    Música da pior qualidade, roupas esquisitas e acompanhado por uma loira!

    Como o Riff dizia, ele roubou um anel naquele golpe de ilusionismo e deu um q ele comprou nas pilhas Energizer pro Frodo levar.
     
  19. Mentha Brandybuck

    Mentha Brandybuck Evolution

    Podia, tanto é que ele o viu. Lembra que ele disse algo como "Ei, volte aqui que ainda não terminei minha história", p/ o Frodo? (Gente que posta sem dar uma olhadinha nos livros p/ saber bem certinho o que ele falou é dose...)

    Acho que o Tom Bombadil é um personagem que foi criado com a intenção de ser confuso... Ninguém deveria compreendê-lo fora o próprio Tolkien. Se alguém disser qu entende o Tom Bombadil é porque é, na verdade, o mais sem-noção. Deu uma lida por cima e fez uma interpretação superficial e medíocre.

    Quanto ao filme, bem, a única coisa que posso dizer é p/ que acreditem que os hobbits realmente foram à casa do TB e passaram uns dias lá com ele, a Fruta d'Ouro, os pôneis, etc., só que o filme não mostrou essa parte, apesar de ter acontecido. :mrgreen:
     
  20. Andiara

    Andiara Usuário

    Podia sim. quando Frodo coloca o anel p/ testar se Tom tinha trocado ele ou coisa parecida Tom fala c/ ele olhando p/ ele ( já devem ter respodido nos posts perdidos)
    Se Tom é um "sem raça-definida":roll: e Fruta D'Ouro?
     

Compartilhar