• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cadê as anãs?

Hoje de madrugada, às 4h da manhã, lendo o excelente livro "As cartas de Tolkien", encontrei o que parece ser o maior conto sobre as anãs:

Carta #212. disse:
"Sendo o maior de todos os artesãos, ele [Aulë] tentou fazer filhos de acordo com seu conhecimento imperfeito da espécie deles [Filhos de Eru]. Quando fizera treze, Um, o mais velho [Durin], sozinho, e mais seis com seis companheiras."

O problema é, n'O Silmarillion (pp. 43-4) não há menção das "seis companheiras". O que pode ter originado a crença deles nascerem da grama.
 
Se as anãs eram poucas e existiam razoavelmente muitos anões. Poderíamos dizer que anões não casavam e as anãs arrumavam vários companheiros??
 
Desde o início, os Naucor estava destinados a reduzir, um dos Pais já era solteiro. E vários anões sempre eram solteiros, mas uma anã ter mais de um marido?! :think: Acho que não, ia contra tudo o que era correto na T-M, em parte, graças a Tolkien.
 
Não somente um dos Pais.

"O" Pai dos anões era solteiro. Desta maneira, pde se entender esta tradição de permanecer sozinho e não sair a procura de uma companheira.
 
Desde o início, os Naucor estava destinados a reduzir, um dos Pais já era solteiro. E vários anões sempre eram solteiros, mas uma anã ter mais de um marido?! :think: Acho que não, ia contra tudo o que era correto na T-M, em parte, graças a Tolkien.
Sim... isso eu concordo... adultério ou poligamia em parte alguma da obra é mostrada...e lembrando da reliogidade do autor, podemos concluir que não existia...
 
Não sei então, acredito que quanto ao fato das anãs terem vários companheiros vocês podem até estar certos. Mas, não acho que Tolkien fez questão de retirar de sua obra tudo aquilo que ele achava moralmente incorreto. Não me lembro bem, mas creio que Imrazor de Dol Amroth, antepassado de Imrahil tomou uma elfa como companheira a força, o que explicava certos traços físicos deste último. E só o fato de anões não se casarem e terem filhos já vão contra alguns desses princípios que todos acreditam que Tolkien seguia e que ele realmente mostrou-se adepto de muitos.

Podemos então tentar explicar o caso de razoavelmente vários anões e poucas anãs com o fato dessas terem muitos filhos e ser mais comum surgirem homens.
 
Última edição:
Não remeteria a religiosidade de Tolkien essa questão, creio nem ao menos ser preciso uma analogia neste caso.
Os anões, assim como na carta citada por Istimo, são criações imperfeitas de acordo com a concepção do Mito, sendo assim, eles estariam, desde o início, destinados a não prosperarem, e a isso deve-se sua própria natureza incompleta.
 
E o resultado de todos os relacionamentos que começam mal (com "l" mesmo), é, tanto na vida real quanto na mitologia, terminar desastrosa.
 
No caso do fracasso conjugal dos anões, a resposta está no conto sobre Aulë e Yavanna. A mente do ferreiro concentrava-se em criar e dar existência a maravilhas, pouca ou nenhuma atenção ele dava à sua esposa Yavanna. O próprio Ilúvatar advertiu o vala de que os anões se moveriam de acordo com seus pensamentos. E o que ocupava a cachola cheia de fuligem do ainu? Trabalho! Tanto é assim que os Entes, as criaturas convocadas por Eru à pedido de Kementari, não gostam nenhum pouco dos anões, e estes odeiam entrar em florestas.
 
Acredito que não haja poliandria (uma mulher com varios homens) na sociedade anã, pois eh dito que, além de serem poucas, as anãs também nem sempre estavam dispostas a casar^^


o problema é: Que romantismo poderia existir em uma história de..anãs?

"E à luz do reluzente mithril de Moira as barbas de ambos se roçaram num longo e peludo beijo..."
 
Não remeteria a religiosidade de Tolkien essa questão, creio nem ao menos ser preciso uma analogia neste caso.
Os anões, assim como na carta citada por Istimo, são criações imperfeitas de acordo com a concepção do Mito, sendo assim, eles estariam, desde o início, destinados a não prosperarem, e a isso deve-se sua própria natureza incompleta.

No caso do fracasso conjugal dos anões, a resposta está no conto sobre Aulë e Yavanna. A mente do ferreiro concentrava-se em criar e dar existência a maravilhas, pouca ou nenhuma atenção ele dava à sua esposa Yavanna. O próprio Ilúvatar advertiu o vala de que os anões se moveriam de acordo com seus pensamentos. E o que ocupava a cachola cheia de fuligem do ainu? Trabalho! Tanto é assim que os Entes, as criaturas convocadas por Eru à pedido de Kementari, não gostam nenhum pouco dos anões, e estes odeiam entrar em florestas.

É..faz sentido...
Mas o que não entendo é que o anões eram numerosos....

Podemos pensar que Aulë criou....ou foi criando ao longo das eras vários anões????



"E à luz do reluzente mithril de Moira as barbas de ambos se roçaram num longo e peludo beijo..."

:blah:

Isso tá escrito em algum lugar??? :blah: :blah:
 
Gente, as Anãs não foram citadas, mas existiam, não acho que Aulë ficaria criando anões, senão Glóin seria pai de Gimli como? Escreveria uma carta edindoum fillho? As anãs existiam, assim como as mulheres dos Druedáin (escrevi certo?), por exemplo, aliás quantas mulheres der Gondor nós conhecemos? Tolkien citou muito poucas? Será que os homens de Gondor nasciam das pedras? Lógico que não, acontece que Tolkien apenas não as citou, (ele dava mais atenção, no caso dos anões, a contar suas histórias e conquistas, não sua vida conjugal).
 
Acho q as mulheres (esposas, mães e etc) não são o foco principal, só por isso não foram citadas. As q fazem parte da história pelo menos, são mto bem descritas por Tolkien! Adoro aquela parte q ele fala da Arwen, por exemplo. Enfim... mas é engraçado qdo o Gimli fala das anãs!!! Seria no mínimo bizarro ver um casal de anões (ambos barbados) com um nenê anão... rs*... só me lembro de uma cena parecida no filme de 1988, "Willow"!!!! :hihihi:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo