1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

cachimbo e chá?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Dagorlad, 7 Abr 2002.

1. Dagorlad

Dagorlad Usuário

como e eonde sera que tolkien escrevia e reescrevia as suas anotacoes para a obra que eh hoje? em casa? num parque? sera que ele se sentia inspirado em algum lugar mais principal?

2. Drizzet

Drizzet On vacation forever

Em casa e de madrugada, mesmo fadigado de suas aulas na Universadades e de seus deveres, e mesmo fadigado pelo sono, persistia.

3. -Feanor-

-Feanor- Usuário

Pelo que diziam a garagem dele era a praticamente a terra média de tanto "entulho", mapa e ensaio.

4. Dagorlad

Dagorlad Usuário

obrigado aos que responderam. eu ja vi o lugar onde tolkien escrevia, mas eh uma lugar tao pequeno e fechado que eu me preguntei se ele nao ia tipo para uma floresta escrever.

5. Tcheco_theOld

Tcheco_theOld Usuário

Eu li que ele escreveu algo na época da primeira guerra... Nas barracas onde ele dormia...

6. Dagorlad

Dagorlad Usuário

sim, ele comecou a escrever nas trincheiras da 1a guerra mundial

7. Glaurung

Glaurung Usuário

Tolkien deve ter escrito muito de suas obras em diversas ocasiões nos mais diferentes lugares. :?

Muitos dos rascunhos eram encotrados em "guardanapos de papel" e deu muito trabalho pro Cristopher editar e "decifrar" todos os escritos do pai. Muitos trechos que ele escreveu ficaram ilegíveis, mesmo com todo o esforço de Cristopher, acho que muita coisa não foi "desvendada".
    :(

8. Dagorlad

Dagorlad Usuário

vc quer dizer que ha notas que possivelmente se perderam e nunca vao poder ser publicadadas?

9. Galahan

Galahan Lazy elven artist

O homem era uma verdadeira máquina de idéias. Parece-me que dos seus ensaios linguísticos sobre as linguas élficas, grande parte ainda não foi divulgado. Imaginem, existem mais de 10 livros publicados após sua morte e ainda existem coisas inéditas!
    Isso me leva a perguntar, alguém sabe quanto de material inédito ainda existe?

10. Tonho Hammond

Tonho Hammond Molusco

oi

Eu li o título do tópico e achei que vcs estavam tratando de maconha e chá de cogumelo ou outro alucinógeno qualquer.
    Eu não acredito que Tolkien estivesse tratando disso, mas já ouvi muitas pessoas dizerem que era "claro"que era sobre isso mesmo. O que vcs acham?

nhotö batünrë, que acha que talvez seja possível um Tolkien doidão, mas não é provável. :roll:

11. Dagorlad

Dagorlad Usuário

vc acha que tokien precisava se drogar pata ter as magnificas ideias que ele teve?

12. Gildor

Gildor Usuário

Não lembro onde, mas li em algum lugar que o Christopher se aposentou. É uma pena, porque não sei se algum dos descendentes vai se interessar por trazer esses rascunhos à tona e principalmente, não sei se vai surgir algum com a mesma determinação e afinco que o Christopher.
    Taí um cara que eu admiro muito também. Passou a vida toda dando continuidade à obra do pai, tendo um esforço tremendo pra organizar todo aquele material, de forma que fizesse sentido pra o leitor. Lendo a introdução do Contos dá pra sentir um pouco do drama dele.
    No mais, torço pra que alguém tenha a mesma força de vontade dele, em revisar alguns possíveis rascunhos inéditos.. vai que em algum lugar existe a prova que os balrogs não tem asas? :wink:

13. Tonho Hammond

Tonho Hammond Molusco

Acho que não, mas é apenas uma possibilidade que eu não descarto.
    os beatles, o zeppelin, gilberto gil, raul seixas, muitos foram os que comporam grande parte de sua extraordinária obra sob o efeito de drogas. aí eu pensei? terá tolkien tbm?

não há nada errado em cogitar essa possibilidade.

nhotö, que acha que tá pisando em vidro mas q não é essa a idéia... :roll:

14. Galahan

Galahan Lazy elven artist

É, talvez irá demorar até aparecer mais alguém com o entusiasmo e a capacidade que Christopher teve para divulgar a obra do pai (eu tô lendo o Contos e estou achando fenomenal a maneira como ele arranjou e anotou a obra). Mas acho que se os respondáveis pelo espólio de Tolkien quiserem, conseguirão encontrar este alguém. Existem inúmeras pessoas por aí fascinadas pelo seu mundo e que não exitariam em abraçá-lo (pera aí, eu acho que exitaria sim, seria um trabalho hercúleo, mas que fariam de bom grado, como fez Christopher).

15. Dagorlad

Dagorlad Usuário

e os filhos de cristopher????

16. Amroth

Amroth Usuário

mas olhem k o christopher naum fez tudo isso sem lucro!pensem na venda dos direitos para o filme(claro k isso foi posterior ao trabalho dele)! e já agora, parece k o resto da família não tá interessada em trabalhar mais(só no $$$) e até já houve problemas entre eles por causa do filme!

17. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Tanto a maconha quanto o chá de cogumelo faziam parte da moda dos anos 60 e 70, eram símbolos da liberação sexual e da liberdade propriamente dita (quero lembrar que nessa época Tolkien já era bem idoso). Tendo em vista que Tolkien era de formação religiosa rigorosa e que começou a escrever sua obra durante a primeira guerra, não creio que o fumo do Vale Comprido seja uma alusão à maconha, e mais, em 1914 por exemplo, o ópio era a droga mais consumida no mundo, portanto se você quiser especular a respeito dessa droga durante a campanha da primeira guerra, tudo bem, mas ainda assim, eu não acredito. Tolkien era realmente adepto do cachimbo tradicional.
    Outro assunto muito polêmico era a relação de Tolkien com a sexualidade. Muitos especulam sobre a masculinidade de Frodo e Sam, por exemplo, acho que vou abrir um tópico sobre sexualidade... :wink:

18. NIMRODEL

NIMRODEL Usuário

:wink: Se durante sua vida Tolkien escreveu tantas maravilhas e nos deixou estas polêmicas para discutir(e como é bom)em meio a guerras e criação de filhos, imaginem a sorte q teríamos se ele tivesse tido uma vida produtiva ainda mais longa?Como teria dito Gandalf,"alguns merecem viver",e eu como fã desejaria q ele tivesse vivido tanto quanto um númenoriano.

19. Deriel

Deriel Administrador

A polêmica é vazia. Tolkien, no prólogo do SdA deixou bem claro que a Erva de Fumo era uma variedade de Nicotiana (designação científica da planta do tabaco) e não uma variedade de Cannabis.

Portanto a polêmica está só na cabeça das pessoas 8)

20. eu não faço a menor se o Tolkien usava de algum alucinógeno ou não, e para dizer a verdade, isso não me interessa nem um pouco, porque eu não preciso de usar nenhum para imaginar o que ele descreve, nem para visualisar outras coisas, sonhar e delirar com a terra-media, e outras mitologias...tampouco preciso disso para jogar rpg, ou para me divertir.....
    o mais umportante para mim é o parecente da obra tolkeniana, pois é o fruto de muito trabalho..... e mesmo que o que tenha acontecido por tráz das cortinas possa ser interessante, a criação não deixa de ser o mais importante para mim.

Compartilhar