1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October, 1990)

Tópico em 'Cinema' iniciado por renandurst, 27 Fev 2005.

  1. renandurst

    renandurst Usuário

    CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO


    SINOPSE

    Um oficial da marinha soviética resolve testar um submarino secreto e, entre especulações de deserção e atentado nuclear, o capitão e sua tripulação buscam escapar de uma caçada empreendida por americanos e soviéticos. Dirigido por John McTiernan (Duro de Matar) e com Sean Connery, Alec Baldwin e Sam Neill no elenco. Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Sonoros.


    PREMIAÇÕES

    - Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado nas seguintes categorias: Melhor Som e Melhor Edição.

    - Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Sean Connery), Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.


    CURIOSIDADES

    - Caçada ao Outubro Vermelho custou US$ 40 milhões e rendeu o dobro desta quantia apenas nas bilheterias americanas.

    - O filme demorou mais de um ano para ficar pronto, devido à dificuldade em rodar cenas no interior dos submarinos. Foram construídos nos estúdios da Paramount dois cenários simulando o interior das naves, sendo um para o Outubro Vermelho outro para o US Dallas. Já as cenas que mostram o exterior dos submarinos nucleares foram feitas nas docas da Marinha americano, na cidade de San Diego.

    - Caçada ao Outubro Vermelho é o primeiro de quatro filmes protagonizados pelo agente da CIA Jack Ryan. Os demais foram Jogos Patrióticos (1992), Perigo Real e Imediato (1994) e A Soma de Todos os Medos (2002).

    - Caçada ao Outubro Vermelho é o primeiro e único filme em que o personagem Jack Ryan é interpretado por Alec Baldwin.

    - O ator Kevin Costner foi o primeiro nome cogitado para interpretar Jack Ryan em Caçada ao Outubro Vermelho.

    - O ator Klaus Maria Brandauer foi o primeiro nome cogitado para interpretar o Capitão Marko Ramius em Caçada ao Outubro Vermelho.

    - O ator Sean Connery recebeu um salário de US$ 5 milhões por sua interpretação em Caçada ao Outubro Vermelho.

    - Durante as filmagens de Caçada ao Outubro Vermelho, o ator Sean Connery utilizou uma peruca grisalha como forma de caracterização de seu personagem.

    - O ursinho de pelúcia que Jack Ryan carrega consigo no avião, bem perto do final do filme, é o mesmo que aparece com o personagem John McClane em Duro de Matar, também dirigido por John McTiernan.

    - Apesar de em Caçada ao Outubro Vermelho interpretarem russos, nenhum dos atores que os interpretaram é realmente de nacionalidade russa ou soviética.

    - Jan de Bont, diretor de Velocidade Máxima e Twister, trabalhou como diretor de fotografia em Caçada ao Outubro Vermelho.


    ---------------------------------------------------------------------------

    NOTA 8

    Fui ver esse filmão só hoje, quando tava trocando de canal e peguei a abertura no AXN! Nossa, eu sempre ouvia falar dele quando era pequeno e tal, depois nunca mais me interessei em dar uma conferida, apesar do elenco muito bom. É que projetos cinematográficos ligados ao nome Tom Clancy - diferentemente dos seus livros - geralmente não resulta em nada satisfatório.

    Bom, o que posso dizer? É na minha opinião um dos melhores filmes sobre a Guerra Fria, apesar de tratar mais especificamente de um assunto clichê tipo capitão-louco-querendo-desertar-arrisca-tripulação-e-a-paz-mundial. As atuações estão acima da média para um filme de ação, o roteiro segue bem a estrutura típica dos livros de Clancy, e a edição tá maravilhosa, mantendo um ritmo muito satisfatório levando-se em conta a grande quantidade de personagens e situações.

    Ah, a parte técnica é impecável. Os cenários interiores dos submarinos, as externas no mar e os efeitos especiais estão todos incríveis. Até o Alec Baldwin me agradou no fim das contas, o que geralmente é bem difícil. :mrgreen:

    Ah, e Sean Connery e Sam Neil são FODAS!!
     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar