1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cacá Machado

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Thorondir, 18 Jul 2010.

  1. Thorondir

    Thorondir Usuário

    Cacá é historiador e músico.

    Assisti a uma palestra dele em São Luiz do Paraitinga, onde ele falava sobre a erudição popular da música. Sobre esse tema, ele publicou:

    "O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth", pelo Instituto Moreira Salles:

    Este livro apresenta uma análise aprofundada de elementos musicológicos, históricos e literários que envolvem a obra do compositor e instrumentista carioca Ernesto Nazareth (1863-1934) e traz imagens inéditas, além de interpretações da obra do compositor pela pianista brasileira radicada na França Sonia Rubinsky.

    "Tom Jobim", pela Publifolha, para a coleção Folha Explica:

    O popular e o erudito, a canção e a sinfonia, o samba e o jazz, a seriedade e o prazer: tudo são camadas na obra de Tom Jobim (1927-1994). Tido por muitos como nosso maior compositor de canções, ele é o “maestro soberano” que rege de dentro muitas vertentes centrais da música brasileira, num período que se estende por quatro décadas, desde a bossa nova –em fins da década de 1950– até repertórios muito distintos, nos anos de 1990. Cacá Machado, compositor e doutor em história pela USP, é o autor do Folha Explica Tom Jobim.

    -

    E apesar de gostar muito do Ernesto Nazareth, só li o do Tom Jobim. Rapidinho, fácil, dinâmico e com as informações necessárias para uma biografia básica.
     

Compartilhar