• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cabelos de elfos... PJ errou?

Eu achei uma coisa muito interessante nos filmes do Senhor dos Anéis que era o fato do Legolas ter cabelos loiros... Assim... Nos Contos Inacabados e em outras fontes eu cheguei a ler que os cabelos loiros eram próprios dos Vanyar (aqueles covardes que deixaram os parentes na mão e ficaram lá na vida boa em Valinor!) e de raros casos dentre os Noldor... Legolas era um Silvan, não? Um elfo das florestas... E acho que meio Sindar por causa do Thranduil, seu pai. Então como poderia o Legolas ter cabelos loiros? Já que era próprio dos Vanyar e raramente dos Noldor (Galadriel por exemplo)? Isso foi um erro de Peter Jackson? Legolas deveria ter cabelos escuros... :think: :?
 
Pô, nao chame os Vanyar de covardes cara!

Eu nao sei te dizer com certeza, mas acredito que ele tenha errado nos cabelos de legolas sim, já li sobre isso no CI e é provavel q ele tenha cabelos escuros, muitas ilustraçoes dele tambem o representam de cabelos escuros......... provavel erro né?
 
Putz grila véi!!! Peter Jackson tapado!!! Como pode errar numa coisa crucial!?? Já não bastava ter tirado grandes nomes como Tom Bombadil e Glorfindel II dos filmes, tinha que colocar o bendito cabelo do Legolas errado? Só por causa da mídia?? :x Só porque quem não conhece acha que elfos são imortais, poderosos, perfeitos, invencíveis, loiros com cabelo grande e liso e com roupinhas verdes e vivem na floresta.... :evil: rrrrrwarrrrrrr :disgusti: :evil: :x
 
Ñ sabe quem é Tom bombadil???? :o?:
É aquele ser q salva os hobbits ,na floresta proibida, do salgueiro.Q fica pulando e cantando pra la e pra ca e ainda e marido da fruta d'ouro. Tem um capitulo inteiro com ele;"na casa de tom bombadil"mas ele aparece em outros capitulos tb.
O Glorfindel é o elfo q leva o Frodo até Valfenda e é perseguido pelos nazgul(no filme quem fez esse papel foi a arwen)
 
Com relação aos cabelos... Legolas loiro é porque Thranduil é citado loiro em O Hobbit. Mas naquela época o lengendarium ainda não estava bem definido e tal. Se fôssemos levar tudo certinho, Thranduil não teria cabelos loiros, já que descenderia de um Sinda, Oropher, seu pai. Legolas, como eu disse, é mostrado loiro talvez por seu pai ser loiro (e sua mãe desconhecida). Quanto ao filme, tem muito elfo loiro lá. O certo seria só Glorfindel (que nem aparece e tem altas discussões sobre de onde ele vem com aquela cabeleira loira), Galadriel, e Haldir (Haldir é loiro, né? Esqueci...)
 
Ei boneca! feliz neneca! dingue-dongue dilo!
Dingue-dongue! Não delongue! Largue logo aquilo!
Tom Bom, jovial Tom, Tom Bombadillo.

Eu realmente adoro essa música!!!

É verdade, eu nunca tinha reparado nesse fato, mas eu acho que Peter Jackson realmente errou, mas não tenho certeza, vou pesquisar melhor e depois respondo com certeza.
 
PJ não errou com Legolas. Não fala que ele não é loiro. E não fala que ele é moreno. Então...
Mas creio que se Tolkien estivesse vivo pra falar, ele diria que o elfo lá tinha cabelos escuros.
 
...

Por acaso eu soube que apenas o elfos filhos de Finarfin fossem loiros [eu não entendo muito bem de árvore geneálogica]. Acredito que Galadriel seja uma das raras exceções entre os Noldor. É comum a existência de loiras cabeleiras nos Vanyar.

Porém também não tenho certeza quanto à Haldir. Mas levando em consideração que ele pode vir da linhagem dos avari, ou até mesmo da parte dos Teleri que seguiu o Rei Elwë, fica difícil ele ter um cabelo loiro. Claro, posso estar enganado [creio que estou, mas...acho que estou é ficando louco e confuso :o?: ]

...
 
glorfindel era um senhor elfico da casa de elrond q salva frodo da garra dos cavaleiros negros, mas q no filme foi substituido pela arwen.
 
glorfindel era um senhor elfico da casa de elrond q salva frodo da garra dos cavaleiros negros, mas q no filme foi substituido pela arwen.

"da casa de Elrond", leia-se "vivia em Valfenda". Afinal alguns podem confundir e pensar que o Glorfindel era parente do Elrond.
 
tipo como o filme foi uma adaptação não creio em um erro de PJ, mas sim uma unificação... pois sei lá... eu acho que ficaria esquisito legolas de cabelo escuro, se colocassem isso desde o primeiro filme e criassem a imagem de legolas de cabelos escuros eu acho que nem assim eu ia intender...o cabelo loiro combina mais com os elfos!
 
Pode haver elfos com cabelos loiros em duas situações:

1ª- Ou o elfo é um Vanyar, que tem cabelo loiro;
2ª- ou ele é descendente de Finarfin, como Galadriel era.

O Legolas não poderia ter cabelos loiros pois não está em nenhuma dessas situações. E considerando que os elfos eram muito fiéis, não poderiam acontecer "casos" entre eles. Esse um dos grandes "enigmas" que Tolkien deixou. Mas acho que se perguntassem para ele enquanto ele estava vivo, ele diria que ele tem cabelos negros. :wink:
 
Como a Ana Lovejoy disse existem auqeles dois textos sobre a aparencia deles, mas para quem não quis ler eu vou colocar aqui o que eu me lembro de ter lido a um tempão.

Os vanyar eram louros em sua totalidade, e também a dourada casa de Finarfin. Mas em vários momentos Tolkien descreve elfos com cabelos dourados, e se levássemos em conta apenas as duas posibilidades citadas, isso seria contraditório, pois não existem vanyar na TM e claramente esses elfos não devem ser parentes de Galadriel. Então existe a suposição de que os noldor só tem cabelos escuros, em relação a família de noldor que conhecemos que a Casa de Finwe, e apenas aquela família. A Casa de Finarfin seria uma exeção pois a mãe dele(Indis) era uma vanya e ele havia se casado com Earwen uma teleri. Quanto aos teleri, se diz que tinham cabelos cor de prata. E considerando que Thranduil pode ser parente afastado de Celeborn, é perfeitamente aceitavel que Legolas tenha cabelos loiros. E aceitando que a regra de noldor só tem cabelos escuros só é válida para a casa de Finwe, também é possível que a esposa de Thranduil fosse uma noldo loira, ou uma sinda com ascendencia teleri ou noldor, e então os cabelos loiros para qualquer elfo são aceitaveis. Há tantos casos de louros filhos de pais com cabelos pretos como cabelos pretos filhos de louros. Idril era loura, e era filha de Turgon. E Celegorm era conhecido como o louro, sendo um noldo e filho de Feanor que tinha cabelos pretos.

É isso que eu me lembro, se mais alguém que leu os textos ver um erro me corrija.
 
Theonan disse:
tipo como o filme foi uma adaptação não creio em um erro de PJ, mas sim uma unificação... pois sei lá... eu acho que ficaria esquisito legolas de cabelo escuro, se colocassem isso desde o primeiro filme e criassem a imagem de legolas de cabelos escuros eu acho que nem assim eu ia intender...o cabelo loiro combina mais com os elfos!

extamente.
acho q nao foi erro, e sim uma questao estetica.
 
Enquanto alguém não me orientar e eu não vir um trecho oficial encontrado nos livros DIZENDO QUE THRANDUIL ERA LOIRO, eu não vou aceitar correta a imagem de Legolas com cabelos loiros. Eu até aceito a explicação de linhagem, pois há sim uma ligação... mas essas ligações são meio que desculpa pra dizer que não é erro, não? O Peter Jackson pensou em tudo isso? Estudou, pesquisou?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo