• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cabelos Cor de Areia?

Deriel

Administrador
[e-mail mandado por mim pra valinor obras e replicado aqui]

Saudações!

Talvez voces jah tenham tocado no ponto que vou perguntar nesse e-mail, mas infelizmente não tenho acompanhado a discussão sobre o cabelo do Legolas (fiquei um pouco surpreso ao ver que já estavam discutindo aqui algo que escrevi apenas anteontem.

O que me corrói um pouco são os tais Elfos com "cabelos cor de areia". Tentei encontrar a fonte original de tal afirmação mais ainda não consegui. Sei que ela consta como uma característica dos Avari, na página 8 de um texto sobre Elfos na seção Raças&Personagens e que ficou gravada na minha cabeça, sem maiores provas ou dúvidas... até há pouco.

Aquel texto na Valinor sobre os Elfos foi o primeiro texto da Valinor e também foi o primeiro texto da Calaquendi, colocado ao ar em 22 de fev de 2000. Na verdade fui eu mesmo quem o traduziu *blush* só que não me recordo de quem nem de onde é o original, faço algumas buscas procurando originais, mas daquele texto não encontrei nada.

Fui fuçar direto nos livros, pra ver se achava alguma coisa. Ainda não fiz uma busca completa, só vasculhei os HoME 10 a 12 e o Letters (confesso que este um pouco superficialmente) mas não encontrei nada a respeito de Elfos com Cabelo cor de Areia, quando mais a Avari tendo em sua maioria cabelos cor de areia.

COmo sei que nos HoME 6 a 9 dificilmente terá algo (são srascunho do SdA) ainda tem os HoME 1 a 5 pra fuçar, mas tenho aqui uma pulga atrás da orelha de que algumas partes daquele texto sobre os Elfos (senão todo ele) é na verdade *arrepio na espinha* retirado do MERP.

Portanto gostaria de pedir uma ajuda a todos pra que me auxiliassem a encontrar a maldita citação sobre Elfos com cabelo cor de areia seja nos livros ou seja no MERP e também o original daquele texto da Valinor.

Cerrrto? ;)
 
Avari com cabelos cor-de-areia?? :eek:

Eu já cogitei que alguns Avari pudessem ser louros; é dito que todos Vanyar eram louros e todos eles partiram para Valinor, mas que eu saiba, nunca foi negada a possibilidade de algum Avari ter cabelos louros. Quem sabe um filho de um Vanya com um Avar que resolveu ficar na Terra-média? Vai saber... :roll:

Mas agora eu fiquei curioso; cabelos cor-de-areia? Ainda porque, pelo perdão da expressão, isso é um pouco vago. Que tipo de areia? Areia de praia? De dia ou de noite? :mrgreen:

Eu vou ver se acho alguma coisa sobre o assunto; mas já antecipo que, na minha opinião, é bem possível que tenha sido invenção do MERP. Esses caras adoram inventar umas coisas meio nada a ver... :? 8-)
 
Adiciona loiro. Qualquer citação que indique que um Noldo, Teler ou Avar possa ser loiro
 
se naum me engano, no Hobbit diz q os elfos eram loiros.... Elrond teria cabelo escuro por ser um meio-elfo...... isso iria em contradição com o q apareceria depois no silma, q diz q apenas vaynar e noldor da casa de finarafin eram loiros.....

se essa for a solução do "enigma", entaum o pessoal olhou nos livros mais obscuros qdo a resposta tava no mais simples.......
 
Nunca li nada parecido com "cabelos cor de areia".
O que eu penso sobre a cor dos cabelos dos elfos já expuz em outro tópico.
Acho muito interessante a posição de Martinez no Parma Endorion, em que ele sustenta que alguns Vanyar teriam se miscigenado com os Noldor.

Parma Endorion – Essays on Middle-earth.

Though none of the Teleri ent into Exile, a few of the vanyar did, for they were spouses or children of Noldor. Elenwë, wife of Turgon, son of Fingorfin, was one of these. Yet she perished in the crossing of the Grinding Ice and she never sow the beauty of Gondolin, her husband’s beloved city, which fell last of the Eldarin realm in Middle-earth. (p. 26)

Afew of the Vanyar seem to have gone into Exile with the Noldor. Notably, Elenwë the wife of Turgon was a Vanyarin Elf who perished in the Helcaraxë. Glorfindel, the great Elven lord of Gondolin who slew a Balrog, may have been a Vanya or at least partly descended pf the Vanyar. (p. 38)

Mas o que eu penso está aqui:

Quanto a Thranduil e Legolas a questão fica realmente difícil, mas não é insolúvel. Em O Hobbit, o rei dos elfos da floresta (Thranduil) é descrito como tendo cabelos dourados. Isso não é erro de tradução. Mas Oropher, avô de Legolas era um sinda de Doriath, que certamente deveria ter cabelos prateados. A única saída é se agarrar à possibilidade de a mãe de Thranduil ter, de alguma forma, sangue vanyarin.

Essa possibilidade existe. Oropher era um nobre de Doriath e embora o reino oculto fosse vedado a todos os Noldor, abria-se exceção à Casa Dourada de Finarfin, justamente a única família nobre dos Noldor que trouxe algum sangue vanyarin de volta à Terra-média.

Pouco se sabe a respeito da prole dos filhos de Finarfin na Terra-média, especialmente sobre as mulheres. À exeção de Celebrían (filha de Galadriel) e Finduilas (Filha de Orodreth), Tolkien não escreveu nada sobre outras donzelas dessa família. Isso não é razão para afastar a possibilidade de que Oropher tenha se casado com uma filha de Finrod, Angrod, Aegnor ou Orodreth.

Galadriel teve apenas uma filha (se desconsiderarmos a versão segundo a qual ela seria mãe de Amroth). Ao que tudo indica, Finrod Felagund morreu solteiro. Mas não se sabe se Angrod e Aegnor se casaram, pois sobre eles muito pouco se fala. Já Orodreth casou-se e teve pelo menos uma filha: Finduilas. Ela, no entanto, não poderia ter desposado Oropher, pois vivia com o coração dividido entre Turin e Gwindor e morreu solteira.

Mas nada impede que Oropher tenha se casado com outra filha de Orodreth ou com alguma filha de Finrod, Angrod ou Aegnor, de modo a justificar o sangue vanyarin de Thranduil e Legolas.

Não se sustenta o argumento de que Thranduil seria conhecido como Noldo ou Vanya se tivesse sangue noldorin e vanyarin além de sindarin, pois Galadriel tinha sangue das três raças élficas e ficou conhecida como Noldo, pois essa era a raça de seu pai (Finarfin). Como Oropher era sindar, Thranduil e Legolas foram sempre tratados como pertencentes a essa raça.

Editado: Faltava citar o lugar onde encontrei a posição de Martinez. :D
 
Bom, de fato há uma referência expressa no MERP na descrição dos avari.

Retirado da 2nd US Edition de julho de 1986, pg. 96:

Sobre os Silvan:

Coloring: Ruddy of complexion, with sandy hair and blue or green eyes, Generalizations are difficult, however, since there are many kindreds and there is wide variations among them.


Eu sinceramente acredito que eles usaram o termo "sandy" para diferenciar pela descrição os noldor descendentes dos vanyar e os sindar dos elfos silvestres, que teriam um cabelo de um loiro menos "brilhante". Em Tolkien, que eu me lembre, não há registros que usem literalmente o termo. :wink: Isso é coisa do MERP mesmo... :roll:
 
Nunca reparei na verdade nesse tipo de descriçao, mas eu lembro de ter visto algo sobre Elrond e a cor de seu cabelo, mas sobre "cor-de-areia" eu jah naum lembro.....da onde apareceu isso?
 
Eru disse:
Bom, de fato há uma referência expressa no MERP na descrição dos avari.

Retirado da 2nd US Edition de julho de 1986, pg. 96:

Sobre os Silvan:

Coloring: Ruddy of complexion, with sandy hair and blue or green eyes, Generalizations are difficult, however, since there are many kindreds and there is wide variations among them.


Eu sinceramente acredito que eles usaram o termo "sandy" para diferenciar pela descrição os noldor descendentes dos vanyar e os sindar dos elfos silvestres, que teriam um cabelo de um loiro menos "brilhante". Em Tolkien, que eu me lembre, não há registros que usem literalmente o termo. :wink: Isso é coisa do MERP mesmo... :roll:

Aha! Eu sabia :mrgreen:

Mas tudo bem, dentro de 14 anos eu termino o texto sobre Elfos que to fazendo e substituo lá. Material de MERP é uma besteria só.
 
não lembro de ter lido em nenhum dos livros do Tolkien algo que seja comparado com cabelos cor-de-areia, mas mesmo assim vou dar uma olhada por ai
 
Se com "sandy" eles quiserem dizer "arenoso", no sentido d sem brilho, ate concordo q possa ser verdade, pois eles eram um pouco menos "perfeitos" q os Eldar. Se quiserem dizer "cor-de-areia", podem estar se referindo a um loiro meio castanho, mas é invenção com certeza. Agora se estiverem se referindo à irmã do Junior, nem falo nada. :mrgreen:
 
Quanto a Thranduil e Legolas a questão fica realmente difícil, mas não é insolúvel. Em O Hobbit, o rei dos elfos da floresta (Thranduil) é descrito como tendo cabelos dourados. Isso não é erro de tradução. Mas Oropher, avô de Legolas era um sinda de Doriath, que certamente deveria ter cabelos prateados. A única saída é se agarrar à possibilidade de a mãe de Thranduil ter, de alguma forma, sangue vanyarin.

Fala sério :lol: Tolkien mesmo disse que Cabelos prateados eram minoria. Esse "certamente" é certamente uma forçação de barra :obiggraz:

Essa possibilidade existe. Oropher era um nobre de Doriath e embora o reino oculto fosse vedado a todos os Noldor, abria-se exceção à Casa Dourada de Finarfin, justamente a única família nobre dos Noldor que trouxe algum sangue vanyarin de volta à Terra-média.

Pouco se sabe a respeito da prole dos filhos de Finarfin na Terra-média, especialmente sobre as mulheres. À exeção de Celebrían (filha de Galadriel) e Finduilas (Filha de Orodreth), Tolkien não escreveu nada sobre outras donzelas dessa família. Isso não é razão para afastar a possibilidade de que Oropher tenha se casado com uma filha de Finrod, Angrod, Aegnor ou Orodreth.

Galadriel teve apenas uma filha (se desconsiderarmos a versão segundo a qual ela seria mãe de Amroth). Ao que tudo indica, Finrod Felagund morreu solteiro. Mas não se sabe se Angrod e Aegnor se casaram, pois sobre eles muito pouco se fala. Já Orodreth casou-se e teve pelo menos uma filha: Finduilas. Ela, no entanto, não poderia ter desposado Oropher, pois vivia com o coração dividido entre Turin e Gwindor e morreu solteira.

Mas nada impede que Oropher tenha se casado com outra filha de Orodreth ou com alguma filha de Finrod, Angrod ou Aegnor, de modo a justificar o sangue vanyarin de Thranduil e Legolas.

Não se sustenta o argumento de que Thranduil seria conhecido como Noldo ou Vanya se tivesse sangue noldorin e vanyarin além de sindarin, pois Galadriel tinha sangue das três raças élficas e ficou conhecida como Noldo, pois essa era a raça de seu pai (Finarfin). Como Oropher era sindar, Thranduil e Legolas foram sempre tratados como pertencentes a essa raça.

O que eu tenho impressão é que o Martinez escreveu ese texto antes de ler óu serem publicados os últimos HoME. As informações dele simplesmente não batem direito com o que tem lá :eek:
 
Deriel disse:
Quanto a Thranduil e Legolas a questão fica realmente difícil, mas não é insolúvel. Em O Hobbit, o rei dos elfos da floresta (Thranduil) é descrito como tendo cabelos dourados. Isso não é erro de tradução. Mas Oropher, avô de Legolas era um sinda de Doriath, que certamente deveria ter cabelos prateados. A única saída é se agarrar à possibilidade de a mãe de Thranduil ter, de alguma forma, sangue vanyarin.

Fala sério :lol: Tolkien mesmo disse que Cabelos prateados eram minoria. Esse "certamente" é certamente uma forçação de barra :obiggraz:

Essa possibilidade existe. Oropher era um nobre de Doriath e embora o reino oculto fosse vedado a todos os Noldor, abria-se exceção à Casa Dourada de Finarfin, justamente a única família nobre dos Noldor que trouxe algum sangue vanyarin de volta à Terra-média.

Pouco se sabe a respeito da prole dos filhos de Finarfin na Terra-média, especialmente sobre as mulheres. À exeção de Celebrían (filha de Galadriel) e Finduilas (Filha de Orodreth), Tolkien não escreveu nada sobre outras donzelas dessa família. Isso não é razão para afastar a possibilidade de que Oropher tenha se casado com uma filha de Finrod, Angrod, Aegnor ou Orodreth.

Galadriel teve apenas uma filha (se desconsiderarmos a versão segundo a qual ela seria mãe de Amroth). Ao que tudo indica, Finrod Felagund morreu solteiro. Mas não se sabe se Angrod e Aegnor se casaram, pois sobre eles muito pouco se fala. Já Orodreth casou-se e teve pelo menos uma filha: Finduilas. Ela, no entanto, não poderia ter desposado Oropher, pois vivia com o coração dividido entre Turin e Gwindor e morreu solteira.

Mas nada impede que Oropher tenha se casado com outra filha de Orodreth ou com alguma filha de Finrod, Angrod ou Aegnor, de modo a justificar o sangue vanyarin de Thranduil e Legolas.

Não se sustenta o argumento de que Thranduil seria conhecido como Noldo ou Vanya se tivesse sangue noldorin e vanyarin além de sindarin, pois Galadriel tinha sangue das três raças élficas e ficou conhecida como Noldo, pois essa era a raça de seu pai (Finarfin). Como Oropher era sindar, Thranduil e Legolas foram sempre tratados como pertencentes a essa raça.

O que eu tenho impressão é que o Martinez escreveu ese texto antes de ler óu serem publicados os últimos HoME. As informações dele simplesmente não batem direito com o que tem lá :eek:

Vc ficaria surpreso se eu dissesse que respeito a sua opinião?

"Fas est et ab hoste doceri"
 
Pra ser sincero, ficaria... são poucas pessoas que sabem discutir, no bom sentido da palavra :mrgreen:

:kiss
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo