1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cabelos Cor de Areia?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 1 Jul 2003.

1. Deriel

Deriel Administrador

[e-mail mandado por mim pra valinor obras e replicado aqui]

Saudações!

Talvez voces jah tenham tocado no ponto que vou perguntar nesse e-mail, mas infelizmente não tenho acompanhado a discussão sobre o cabelo do Legolas (fiquei um pouco surpreso ao ver que já estavam discutindo aqui algo que escrevi apenas anteontem.

O que me corrói um pouco são os tais Elfos com "cabelos cor de areia". Tentei encontrar a fonte original de tal afirmação mais ainda não consegui. Sei que ela consta como uma característica dos Avari, na página 8 de um texto sobre Elfos na seção Raças&Personagens e que ficou gravada na minha cabeça, sem maiores provas ou dúvidas... até há pouco.

Aquel texto na Valinor sobre os Elfos foi o primeiro texto da Valinor e também foi o primeiro texto da Calaquendi, colocado ao ar em 22 de fev de 2000. Na verdade fui eu mesmo quem o traduziu *blush* só que não me recordo de quem nem de onde é o original, faço algumas buscas procurando originais, mas daquele texto não encontrei nada.

Fui fuçar direto nos livros, pra ver se achava alguma coisa. Ainda não fiz uma busca completa, só vasculhei os HoME 10 a 12 e o Letters (confesso que este um pouco superficialmente) mas não encontrei nada a respeito de Elfos com Cabelo cor de Areia, quando mais a Avari tendo em sua maioria cabelos cor de areia.

COmo sei que nos HoME 6 a 9 dificilmente terá algo (são srascunho do SdA) ainda tem os HoME 1 a 5 pra fuçar, mas tenho aqui uma pulga atrás da orelha de que algumas partes daquele texto sobre os Elfos (senão todo ele) é na verdade *arrepio na espinha* retirado do MERP.

Portanto gostaria de pedir uma ajuda a todos pra que me auxiliassem a encontrar a maldita citação sobre Elfos com cabelo cor de areia seja nos livros ou seja no MERP e também o original daquele texto da Valinor.

Cerrrto? ;)

2. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Avari com cabelos cor-de-areia?? :eek:

Eu já cogitei que alguns Avari pudessem ser louros; é dito que todos Vanyar eram louros e todos eles partiram para Valinor, mas que eu saiba, nunca foi negada a possibilidade de algum Avari ter cabelos louros. Quem sabe um filho de um Vanya com um Avar que resolveu ficar na Terra-média? Vai saber... :roll:

Mas agora eu fiquei curioso; cabelos cor-de-areia? Ainda porque, pelo perdão da expressão, isso é um pouco vago. Que tipo de areia? Areia de praia? De dia ou de noite? :mrgreen:

Eu vou ver se acho alguma coisa sobre o assunto; mas já antecipo que, na minha opinião, é bem possível que tenha sido invenção do MERP. Esses caras adoram inventar umas coisas meio nada a ver... :? 8-)

3. Deriel

Deriel Administrador

Adiciona loiro. Qualquer citação que indique que um Noldo, Teler ou Avar possa ser loiro

4. Fëaruin Alcarintur ¥

Um Noldo fora da Casa de Finarfin né? :mrgreen:

5. Deriel

Deriel Administrador

:|

6. Fëaruin Alcarintur ¥

Ok don't worry...

I'm going for it. :wink:

7. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

se naum me engano, no Hobbit diz q os elfos eram loiros.... Elrond teria cabelo escuro por ser um meio-elfo...... isso iria em contradição com o q apareceria depois no silma, q diz q apenas vaynar e noldor da casa de finarafin eram loiros.....

se essa for a solução do "enigma", entaum o pessoal olhou nos livros mais obscuros qdo a resposta tava no mais simples.......

8. Olwë

Olwë Usuário

Nunca li nada parecido com "cabelos cor de areia".
    O que eu penso sobre a cor dos cabelos dos elfos já expuz em outro tópico.
    Acho muito interessante a posição de Martinez no Parma Endorion, em que ele sustenta que alguns Vanyar teriam se miscigenado com os Noldor.

Mas o que eu penso está aqui:

Editado: Faltava citar o lugar onde encontrei a posição de Martinez. :D

9. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Bom, de fato há uma referência expressa no MERP na descrição dos avari.

Retirado da 2nd US Edition de julho de 1986, pg. 96:

Sobre os Silvan:

Coloring: Ruddy of complexion, with sandy hair and blue or green eyes, Generalizations are difficult, however, since there are many kindreds and there is wide variations among them.

Eu sinceramente acredito que eles usaram o termo "sandy" para diferenciar pela descrição os noldor descendentes dos vanyar e os sindar dos elfos silvestres, que teriam um cabelo de um loiro menos "brilhante". Em Tolkien, que eu me lembre, não há registros que usem literalmente o termo. :wink: Isso é coisa do MERP mesmo... :roll:

10. Mektar Ambrosius

Mektar Ambrosius Usuário

Nunca reparei na verdade nesse tipo de descriçao, mas eu lembro de ter visto algo sobre Elrond e a cor de seu cabelo, mas sobre "cor-de-areia" eu jah naum lembro.....da onde apareceu isso?

11. Deriel

Deriel Administrador

Aha! Eu sabia :mrgreen:

Mas tudo bem, dentro de 14 anos eu termino o texto sobre Elfos que to fazendo e substituo lá. Material de MERP é uma besteria só.

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Não disse? Esses caras adoram inventar.

13. mestre_yoda Æ

mestre_yoda Æ Usuário

não lembro de ter lido em nenhum dos livros do Tolkien algo que seja comparado com cabelos cor-de-areia, mas mesmo assim vou dar uma olhada por ai

14. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Se com "sandy" eles quiserem dizer "arenoso", no sentido d sem brilho, ate concordo q possa ser verdade, pois eles eram um pouco menos "perfeitos" q os Eldar. Se quiserem dizer "cor-de-areia", podem estar se referindo a um loiro meio castanho, mas é invenção com certeza. Agora se estiverem se referindo à irmã do Junior, nem falo nada. :mrgreen:

15. Deriel

Deriel Administrador

Fala sério :lol: Tolkien mesmo disse que Cabelos prateados eram minoria. Esse "certamente" é certamente uma forçação de barra :obiggraz:

O que eu tenho impressão é que o Martinez escreveu ese texto antes de ler óu serem publicados os últimos HoME. As informações dele simplesmente não batem direito com o que tem lá :eek:

16. Olwë

Olwë Usuário

Vc ficaria surpreso se eu dissesse que respeito a sua opinião?

"Fas est et ab hoste doceri"

17. Deriel

Deriel Administrador

Pra ser sincero, ficaria... são poucas pessoas que sabem discutir, no bom sentido da palavra :mrgreen:

:kiss

Compartilhar