1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Buy Nothing Day - O Dia Sem Compras

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por harmien, 21 Nov 2004.

  1. harmien

    harmien Usuário

    Deixar suas carteiras em casa, o que me dizem?
     
  2. Aurus

    Aurus Neon God

    É uma boa idéia, mas com certeza se isso der certo voces tbm estarão prejudicando as pessoas que trabalham como vendedores que ganham por comissão, e essa época do ano e muito importante para eles.
     
  3. harmien

    harmien Usuário

    Uma parcela de 5% de participação seria absurdamente grande. Será que isso representa prejuízo pra um simples vendedor, num único dia? Mas, como diz o post (que por acaso fui que escrevi), nem a intenção, nem a conseqüência principal é o prejuízo.
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    mas o prejuizo é uma consequencia....
     
  5. Mentha Brandybuck

    Mentha Brandybuck Evolution

    Esqueça. Eu consumo pouco, mas faço quando bem entender.
     
  6. Aurus

    Aurus Neon God

    Sim, eu sei, é fazer as pessoas pensarem, só apontei uma possivel consequência disso, mas ok foi forçação minha. =P
    Mas pode contar comigo quando se trata de não comprar nada hehehe. :mrgreen:
     
  7. harmien

    harmien Usuário

    Dq prejuízo vc está falando? Mesmo que consiga êxito, as cifras são mínimas, pq a participação também é mínima..
     
  8. Omykron

    Omykron far above

    é prejuizo 1 dia com 5% a menos de clientela? sim. pode ser o 5% que representa o lucro.

    me desculpa, mas medidas de "não compre" é a mais extremista que alguem pode fazer numa democracia.
     
  9. harmien

    harmien Usuário

    Como eu disse, 5% é um número absurdamente exagerado. E mesmo tratando dessa cifra, perde-se muito mais com uma chuva: quem é que sai pra comprar em dias chuvosos?

    E sem problemas, não se desculpe, só peço que explique o emprego do termo "extremista" e suas implicações ruins. É claro que "extremista", dentro de democracia não me parece nada bom. Acho que é só um protesto, esclarecimento, só vejo como isso; e o termo que for usar, use por favor dentro do contexto de capitalismo, pois isso não tem nada a ver com democracia.
     
  10. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    Eu já colaboro com o Buy Nothing Day praticamente 95% do ano.
     
  11. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Não vejo sentido nisso... até pq eu sou um consumista assumido !! 8-)
     
  12. Omykron

    Omykron far above

    você tem estatisticas para defender isso? se não vc ta fazendo só volume

    Por que extremista?
    Comprar, escolher, se decidir. quando você entra em um movimento "NÃO COMPRE NADA" você se priva do direito de escolha. o direito de gastar o que vc tem, de escolher com o que vai gastar, e de se decidir em que loja vai gastar.
    é uma atitude extremista, que priva as pessoas de terem o direito de escolha. a, mas eu escolhi não comprar nada. Tá, mas não é necessário um movimento que como você mesmo disse

    Nossos objetivos são modestos: não esperamos mudar o mundo neste ato, não implataremos uma ditatura comunista ou uma sociedade anarquista; só aspiramos conscientização. Estaremos lá para chamar atenção, não para nós, mas para a nossa causa. E objetivo desta é pura e simplesmente causar questionamentos: Será que realmente preciso disso? Verdadeiramente escolhemos o que comprar? Somos manipulados? O que me impele a comprar um produto é somente a expressão da minha necessidade ou vontade?

    que conscientização é essa?
    Questionamento de valores que levam as escolhas? cadê o respeito a individualidade?o respeito a minha futilidade como consumidor? o respeito mesmo que seja uma mega store com trocentas filiais mundo a fora?
     
  13. harmien

    harmien Usuário

    É uma estimativa, cara. Só é necessário bom-senso pra concordar que 5% é um número muito alto pra uma campanha.

    Comparando com o ato de comer, somos senhores obesos que passarão um dia sem se alimentar. É tudo para repensar o papel da comida na nossa vida, entendê-lo. Somos alcoolátras num dia sem álcool. Abrimos mão do direito de beber, mas, que belo direito é esse que nos consome? Somos os consumidores ou os consumidos?

    A conscientização de que falo é o fato de que as coisas estão passando dos limites. Já compramos sem pensar, assim como o alcoolátra faz. A conscientização é a mesma da filha que tenta mostrar ao pai que ele já passou dos limites. Respeito a individualidade e a sua futilidade? Sinceramente não entendi essa parte.. como se estivéssemos forçando alguém..
     
  14. Omykron

    Omykron far above

    levando em conta que o ato de comer é uma necessidade... e que existem obesos por falta de controle mental ou mesmo deficiencia genética.... vou deixar essa passar.
    você menciona alcoolatra, mas é alcoolatra como? aquele que assumiu o problema ou que não assumiu? como vcs podem dizer um comportamento de alguem com simples comparações?
    ao meu ver, quem entra nesses movimentos, apenas muda o lado da cerca, mas continua aceitando tudo mastigado, sem questionar os pqs e os efeitos de cada ato.

    que limites?
    o seu? o meu? o do cara que ta lendo isso?
    eu não fui procurado por ninguem....

    Compramos sem pensar? que legal. E quem aceita o NO BUY DAY, está fazendo o que? aceitando sem pensar?
    forçam sim, a passar dados "falsos" uma ideia que foi mastigada por vcs, e acham que todos deveriam comer um pouco dela.

    Quem/O que são vcs para dizerem que eu sou futil? vcs tem algum gene superior ao meu que eu não sei por acaso? sua educação foi melhor que a minha?

    Eu passei dos limites? limites do que? do seu bom senso ou do meu? da sua cota de gasto aceitaveis ou do meu?

    Até que ponto um movimento desses não é apenas o de manipulação de opinião?

    até agora, só vejo atos/pensamentos extremistas, que apenas mudam de lado, mas continuam sendo, ao meu ver, imorais. pq nenhum dos lados pensam em quem vai estar no fodo cruzado de tamanha hipocrisia e atitudes para "inglês ver"
     
  15. Unholy Master

    Unholy Master Chess Piece

    Eu tambem....
     
  16. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    A idéia, enquanto conscientização, faz sentido, sim. Às vezes eu me pergunto se realmente preciso de uma coisa que estou quase comprando, e quer saber? metade das vezes, pelo menos, eu concluo que não preciso - e com isso, claro, em geral eu deixo de comprar.

    Considerando o quanto a propaganda tem força na nossa mente nos dias de hoje, convidar as pessoas a uma reflexão, ainda que seja apenas um dia, é sempre bem vindo.

    Omykron, o convite está feito. Quem se sentir atraído pela proposta de repensar seus hábitos de consumo, sua liberdade real e etc, estará fazendo isso por sua própria vontade, uma vez que é um convite.

    Você se sente atacado quando se fala em futilidade no consumismo. A única coisa que, ao meu ver, esta campanha está apresentando é a possibilidade de você parar para pensar seus próprios atos.
    Sinceramente? Se você logo de cara se recusa, com tanta força, a pensar sobre você mesmo e o que está ao seu redor, na minha opinião você tem um 'q' de fútil sim. NÃO PELO SEU CONSUMISMO, PELA SUA ACOMODAÇÃO COM ELE.

    Só queria chamar a atenção para um ponto que não foi tocado. mtos falam que o consumismo não traz mal nenhum, que essa estória de ter pena dos pobres não deve me impedir de ter o que eu quiser, se eu puder. Pode até ser verdade.

    Mas aqueles que pensam assim estão se esquecendo da devastação ambiental que um consumismo desenfreado causa, vide a situação atual do nosso planeta.
    se não modificarmos isso, provavelmente não haverá chances de vida para nossos bisnetos, pois a falta de água potável é iminente.

    Pensem pelo menos nisso.
     
  17. Omykron

    Omykron far above

    e eu sou acomodado não? para quem tem os gasto por mês totalmente anotado é bastante acomodado.
    eu não me senti atacado, mas quando ofereceram a idéia de reflexão, até que ponto vcs oferecem a idéia mastigada e pronta para alguem aderir? até que ponto vocês com sua ideologia são diferendes de mega lojas?

    mas a destruição ambiental também é causada pelo homem em seu desenvolvimento. somos destrutivos sim. é a natureza humana se preocupar com aquilo que já se foi não tem volta.
     
  18. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    se preocupar com aquilo que já se foi e não tem volta? então é essa a sua visão do meio ambiente? você já ouviu falar em "desenvolvimento sustentável"? pois é, trata-se de buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e o meio ambiente, pois da forma como vai, a humanidade vai bater de cara contra o muro.

    quanto a você anotar tudo o que consome, isso não te retira (a priori) do grupo dos acomodados. se você anota o que consome para depois analisar como e porque consumiu, aí estamos começando a conversar.

    não entendi seu ponto. pode repetir?
     
  19. Omykron

    Omykron far above

    até onde eu sei, desenvolvimento sustentado tem haver com economia, e não meio ambiente, a utilização ta tecnologia hoje para abater os nossos danos a longo prazos são sempre bem vindos. mas até aonde você iria por esse desenvolvimento social x natureza?

    e você anota? você sabe do pq que você comprou a ou b? eu sei muito bem.

    aonde vocês se transformam em diferentes de grupos multinacionais gananciosos sendo que o que vocês promovem eh uma reflexão seguido de um ato. mas vocês não expões as causas 'malignas' que cada atitude gera. isso não os faz muito diferentes de grupos inescrupulosos que visam apenas o lucro máximo
     
  20. Lord Ashram

    Lord Ashram Denny Crane

    Bom, já que tocou no assunto...
    Dia 26 é sexta feira né?
    Pretendo, se tudo correr bem, estar dabdo meu dinheirinho p/ o Sr. Zeca Urubu em troca de delíciosas e geladíssimas Skols no Heavy Duty.


    Quanto à campanha eu falo uma coisa: Se eu gostasse de dinheiro, eu guardaria todo o que tenho ao invés de usá-lo com coisas que eu goste, queira ou precise.
    Isso não afeta ninguém mais do que a mim mesmo, então eu faço do jeito que eu quero e quando eu quero. Se não quero algo, seja por não precisar ou mesmo por não querer de fato, simplismente eu não compro. Não é propaganda ou qq coisa do tipo que vai me fazer comprar.
     

Compartilhar