Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Bill_Samambaia disse:Está claro que a justiça não vai dar ganho de causa aos clientes, primeiro porque comércio eletrônico não tem uma legislação bem definida no Brasil, segundo porque o caso provém de uma falha no sistema, e não de má-fé por parte do vendedor, o que de cara já elimina a acusação de propaganda enganosa.
fingol, mesmo sendo 2 leigos, a pessoa que me falou sobre o fato de quem quer que seja que tenha se gabado de ter feito tal coisa está assumindo a culpa é uma advogada que prestou serviço na area de crime eletronico numa empresa que eu trabalhei por 2 meses meados do ano passado.Fingolfin disse:Omykron, eu não vou ficar discutindo com vc se eles podem ou não me cobrar. Se cabe ou não processo. Eu sou Engenheiro Elétrico e vc será Piloto de Avião.
Não há nada pior doq dois leigos dando pitacos de puro achismo em coisas de âmbito jurídico.
Eu consultei 3 advogados. 2 eu não sei se são bons ou confiáveis, mas são advogados e 1 eu sei que é bom mas todos os 3 concordaram que em hipótese alguma eles podem cancelar ou mudar qualquer coisa no pedido sem a minha permissão.
Por mais q oq vc diga possa parecer ter sentido pra gente, nem eu nem vc estendemos de Direito.
como eu disse acima fingol, o vB deve manter algum tipo de registro de edição de posts.Fingolfin disse:Acho q sim tisf... foi mais ou menos oq eu falei.
Ah, qto aquilo q o Omykron disse de eu me gabar aqui mostra má fé tem o seguinte; Apesar de rescentes tentativas da policia em incriminar pessoas por racismo e outras coisas pelo orkut o Tribunal de Justiça Federal decretou que um papel impresso com o post de um sujeito no orkut não pode ser considerado prova judicial. Mesmo pq isso é facilmente alterável.
mas quem tem essa ferramenta são apenas os admins correto?Ana Lovejoy disse:Mas dá para mudar o registro de edição de posts
Submarino tem enorme prejuízo após erro no sistema
Terça-feira, 6 de setembro de 2005 - 11h06
A loja online Submarino está passando por um momento delicado. Vários internautas “saquearam” a loja, principalmente as seções de DVDs, livros, quadrinhos, CDs e informática.
Há alguns anos, a empresa disponibiliza a seus próprios clientes e de empresas parceiras, cupons de desconto para serem usados em seu site. Alguns valem apenas para determinadas seções, outros podem ser usados para qualquer produto. Os descontos variam de 5% a 33% no valor da compra, como R$ 50,00 para compras acima de R$ 150,00, ou ainda 5% de desconto e frete grátis para uma seção de DVDs, por exemplo.
Vários internautas já se aproveitavam da oportunidade (os cupons eram oferecidos apenas para quem fosse cliente de determinada empresa parceira, mas qualquer um poderia utilizá-lo), trocando informações de cupons entre si em fóruns ou sites de relacionamento, como o Orkut. E foi justamente este último que disseminou o que eles batizaram de “Sub-Bug”, ou simplesmente “o maior desconto da história do Submarino”.
Por um erro no sistema da empresa, cupons de R$ 15,00 para compras totalizadas acima de R$ 50,00 e de R$ 20,00 para compras acima de R$ 100,00 estavam habilitando estes valores por item, ou seja, um DVD de R$ 14,90 saia de graça para o internauta “sortudo”. A maioria dos “clientes” comprava dezenas de filmes, livros, cds, mídias, jogos, quadrinhos, etc, por alguns reais ou centavos. Alguns, inclusive sequer pagavam o frete, já que a partir de uma certa quantidade de produtos, a empresa oferece desconto de 100% no mesmo.
Segundo depoimento de um membro do Orkut, ele chegou a comprar 172 DVDs, 10 livros e 1 camisa, pagando apenas R$ 399,00 em produtos avaliados em mais de R$ 3.500,00.
Vários internautas já receberam seus pedidos em casa, principalmente os que moram em São Paulo – onde o pedido é entregue mais rápido – e que pagaram com débito automático – que tinham o pedido confirmado mais cedo. No entanto, muitos já receberam emails da empresa avisando que seus pedidos foram cancelados.
Sem muita noção que o Orkut é um fórum público, embora seja um site fechado, vários membros debocham do erro do Submarino, inclusive ameaçando processar a empresa – baseados no Código do Consumidor – caso seus produtos não sejam entregues. Mas o caso é complicado: embora o Submarino tenha cumprido algumas entregas (segundo depoimentos no Orkut), a justiça poderá dar ganho de causa para a empresa. A justiça prevê a 'culpa concorrente', quando o consumidor ajuda a loja a cometer o erro dela, sabendo de antemão que o site está com um “bug” e comprou lá, caracterizando má fé.
A empresa ainda não divulgou nenhum pronunciamento oficial. Ainda não se sabe se o erro foi no sistema ou se ocorreu por ação de algum hacker, tampouco o montante do prejuízo. O Submarino, no entanto, precisará tomar certas precauções, já que vendem ações na Bolsa de Valores de São Paulo e pode ter um prejuízo ainda maior caso os valores das mesmas venham a cair por conta dos erros de programação no site.
Os erros que ocorreram por 48 horas, no último final de semana, já foram corrigidos no site www.submarino.com.br.
Confira abaixo o email enviado pela Equipe do Submarino aos clientes que utilizaram os cupons:
Prezado Cliente,
Vimos informar que nos últimos dias 02, 03, 04 e 05/09 anunciamos duas promoções, onde concedíamos (i) R$15,00 de desconto para compras com valores iguais ou acima de R$50,00 e (ii) R$20,00 de desconto para compras acima de R$100,00, sendo ambos cupons não cumulativos.
Por uma falha na cuponagem, erroneamente foram gerados descontos maiores que o constante da promoção, os quais não condiziam com os anúncios veiculados. Esclarecemos que já corrigimos o problema e que os descontos serão concedidos nos termos dos regulamentos das referidas promoções, conforme já divulgado.
Comunicamos que não se trata de nenhuma outra promoção, que não as acima mencionadas, e desta forma, os(s) produto(s) solicitado(s) somente poderão ser adquiridos nos termos dos regulamentos das mesmas, ou seja, para compras acima de R$50,00, desconto de R$15,00 e para compras acima de R$100,00, descontos de R$20,00.
Esclarecemos que em decorrência da desconformidade dos descontos concedidos em razão da falha na cuponagem e por não estar de acordo com as promoções veiculadas, seu pedido será automaticamente cancelado e a cobrança realizada por nosso sistema será estornada - e confirmada por meio de uma nova mensagem.
Agradecemos desde já sua compreensão.
Atenciosamente,
Equipe Submarino