• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bug do Milênio

Alguem pode postar aqui a noticia que saiu no Cocadaboa? Nao tenho acesso aqui no trabalho.
 
Está claro que a justiça não vai dar ganho de causa aos clientes, primeiro porque comércio eletrônico não tem uma legislação bem definida no Brasil, segundo porque o caso provém de uma falha no sistema, e não de má-fé por parte do vendedor, o que de cara já elimina a acusação de propaganda enganosa.
 
Pensem a seguinte situação : alguém entra no site, vai colocando um monte de coisas no carrinho, aí percebe que estão dando um baita desconto na compra. Como é aniversario de 6 anos do site, a pessoa acha que é uma promoção e resolve então comprar mais coisas. Finalmente fecha seu pedido, pagando com cartão de crédito. O que vc faria se, por conta de um erro do site, vc deixasse de receber um daqueles produtos que vc já pretendia comprar de qualquer jeito?

Certamente, alguém passou por essa situação, ou o bug não teria sido descoberto. Como seria possível julgar qual pessoa ia comprar mesmo, e qual comprou por conta da 'promoção'?

No Brasil, não existe legislação bem definida para internet, é verdade; mas eles são uma empresa de comércio, com CNPJ, e a partir do momento em que eles entraram com pedido de transferência no cartão de crédito de alguém, então eles mesmos confirmaram a transação (o mesmo para boleto bacário, já que eles o fornecem). A partir deste momento, acho eu, a relação passa a ser de consumidor-empresa como qualquer outra.
 
Outra coisa Anna, dia 12 agora vai entrar uma promoção que acontece TODO ano, entre os 12 maiores sites do Brasil, incluindo eles, onde vendem tudo por 50% de desconto. Eu cheguei a achar que o Submarino tinha feito isso pra conseguir vender bastante antes dos outros :lol:
 
O TT1 me avisou sobre o Cocadaboa. Tava lá:

Imprensa livre?
05/09/05 - Arquivado em: Blog

Mais uma vez temos um belo exemplo da tão falada "liberdade de imprensa".

O MAIOR SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO DO PAÍS faz uma cagada monstro no final de semana (veja o post abaixo), centenas de pessoas se aproveitam do bug e compram toneladas de CDs, livros e DVDs a preço de banana, mas estranhamente isso não vira notícia em nenhuma editoria de tecnologia dos ditos "grandes portais".

Mas sei lá, poderia ser porque haviam notícias mais relevantes que essa, como por exemplo: "Hackers israelenses sabotam página do Tesouro jordaniano" ou "Nokia Networks tem novo diretor para AL".

Ah sim! A página do tesouro jrodaniano é muito importante para o universo. Eu também não dormiria bem se eu não soubesse quem é o novo diretor da Nokia na América Latina.

Operação "abafa" CLARA E TRANSPARENTE. Não sejamos ingênuos galera. O Submarino é simplesmente um dos maiores anunciantes da web, rende rios de dinheiro para a mídia online e também pra mídia offline. Você acha que os portais iriam dar um tiro no próprio pé?

E para quem ainda está em dúvida se isso realmente aconteceu ou é mais um "trote do Cocadaboa", clica aqui: nota fiscal de um amigo que fez a compra com "mega desconto de pai para filho".

E aí? Pra que serve a tal liberdade de imprensa se ninguém quer usar?


Mr Manson as 23:38
Vazamento no Submarino
05/09/05 - Arquivado em: Blog

O dia em que o Submarino tomou no rabicó.

Uma falha no sistema permitia que você usasse um cupom de R$15 para qualquer produto, independente do valor. O que teve de nego comprando DVD de R$19 por R$4, livros de R$25 por R$10 e etc não tá no gibi.

Já consertaram o bug, mas agora já era. Se o Submarino correr atrás de quem conseguiu comprar para reaver o prejuízo pode se fuder ainda mais, porque assina o atestado de que seu sistema de compras online tem falhas.

Já pedi pro camarada que conseguiu aproveitar a festa tirar uma foto da pilha de DVDs que ele comprou assim que a entrega chegar, aí eu coloco aqui para todos rirmos juntos.

Update: Email que o Submarino está enviando para a galera.

Referente ao pedido: xxxxx
Prezado Cliente,
Vimos informar que nos últimos dias 02, 03, 04 e 05/09 anunciamos duas promoções, onde concedíamos (i) R$15,00 de desconto para compras com valores iguais ou acima de R$50,00 e (ii) R$20,00 de desconto para compras acima de R$100,00, sendo ambos cupons não cumulativos.
Por uma falha na cuponagem, erroneamente foram gerados descontos maiores que o constante da promoção, os quais não condiziam com os anúncios veiculados. Esclarecemos que já corrigimos o problema e que os descontos serão concedidos nos termos dos regulamentos das referidas promoções, conforme já divulgado.
Comunicamos que não se trata de nenhuma outra promoção, que não as acima mencionadas, e desta forma, os(s) produto(s) solicitado(s) somente poderão ser adquiridos nos termos dos regulamentos das mesmas, ou seja, para compras acima de R$50,00, desconto de R$15,00 e para compras acima de R$100,00, descontos de R$20,00.
Esclarecemos que em decorrência da desconformidade dos descontos concedidos em razão da falha na cuponagem e por não estar de acordo com as promoções veiculadas, seu pedido será automaticamente cancelado e a cobrança realizada por nosso sistema será estornada - e confirmada por meio de uma nova mensagem.
Agradecemos desde já sua compreensão.
Atenciosamente,
Equipe Submarino
 
Poisé, eu ia comentar justamente isso. Tenho procurado por notícias sobre isso e simplesmente não achei nada.
 
Bill_Samambaia disse:
Está claro que a justiça não vai dar ganho de causa aos clientes, primeiro porque comércio eletrônico não tem uma legislação bem definida no Brasil, segundo porque o caso provém de uma falha no sistema, e não de má-fé por parte do vendedor, o que de cara já elimina a acusação de propaganda enganosa.

Acho que não... O Brasil não tem uma legislação específica para crimes de informática, então adota-se a analogia como referência. Se alguém invade o sistema de uma UTI extremamente high-tech via internet e desliga os equipamentos de suporte à vida de algum paciente, usou apenas a informática como suporte ao crime, já que uma pessoa também pode entrar e cortar os tubos. Em ambos os casos, houve um assassinato, a diferença foi o modus operandi (acho que é assim que se escreve mesmo, depois que deputados disseram "modess operandi" na CPMI, fico em dúvida :lol:).

Se uma grande rede de supermercados etiqueta incorretamente uma maior parte dos produtos com um preço menor que o indicado no terminal do caixa, ele terá que cobrir a diferença e vale o menor preço. Acredito que isso seja aplicável ao caso do Submarino também, pois muitos podem alegar que estavam comprando e pensaram que era promoção de aniversário... :think:
 
Fingolfin disse:
Omykron, eu não vou ficar discutindo com vc se eles podem ou não me cobrar. Se cabe ou não processo. Eu sou Engenheiro Elétrico e vc será Piloto de Avião.

Não há nada pior doq dois leigos dando pitacos de puro achismo em coisas de âmbito jurídico.

Eu consultei 3 advogados. 2 eu não sei se são bons ou confiáveis, mas são advogados e 1 eu sei que é bom mas todos os 3 concordaram que em hipótese alguma eles podem cancelar ou mudar qualquer coisa no pedido sem a minha permissão.

Por mais q oq vc diga possa parecer ter sentido pra gente, nem eu nem vc estendemos de Direito.
fingol, mesmo sendo 2 leigos, a pessoa que me falou sobre o fato de quem quer que seja que tenha se gabado de ter feito tal coisa está assumindo a culpa é uma advogada que prestou serviço na area de crime eletronico numa empresa que eu trabalhei por 2 meses meados do ano passado.
mesmo não podendo ser utilizado como prova judicial, é prova circunstancial e, snme, o vB mantem registro de quem editou e hora editada.

sem contar que a policia (federal) tem formas de caçar qualquer pessoa na internet via ip.

Fingolfin disse:
Acho q sim tisf... foi mais ou menos oq eu falei.

Ah, qto aquilo q o Omykron disse de eu me gabar aqui mostra má fé tem o seguinte; Apesar de rescentes tentativas da policia em incriminar pessoas por racismo e outras coisas pelo orkut o Tribunal de Justiça Federal decretou que um papel impresso com o post de um sujeito no orkut não pode ser considerado prova judicial. Mesmo pq isso é facilmente alterável.
como eu disse acima fingol, o vB deve manter algum tipo de registro de edição de posts.
sem contar que aqui no forum, você sabe como funciona o sistema.

sem contar que você tem a sua palavra no fórum contra você, do qual você assume que fez com ciencia da falha.
 
Sim, de qualquer maneira ele poderia alegar que o Deriel não vai com a cara dele e editou o post p/ fazer ele parecer 'culpado'. Do ponto de vista legal, o post não valeria como prova.
 
Outra reportagem que me cita... hahaha

Submarino tem enorme prejuízo após erro no sistema
Terça-feira, 6 de setembro de 2005 - 11h06

A loja online Submarino está passando por um momento delicado. Vários internautas “saquearam” a loja, principalmente as seções de DVDs, livros, quadrinhos, CDs e informática.

Há alguns anos, a empresa disponibiliza a seus próprios clientes e de empresas parceiras, cupons de desconto para serem usados em seu site. Alguns valem apenas para determinadas seções, outros podem ser usados para qualquer produto. Os descontos variam de 5% a 33% no valor da compra, como R$ 50,00 para compras acima de R$ 150,00, ou ainda 5% de desconto e frete grátis para uma seção de DVDs, por exemplo.

Vários internautas já se aproveitavam da oportunidade (os cupons eram oferecidos apenas para quem fosse cliente de determinada empresa parceira, mas qualquer um poderia utilizá-lo), trocando informações de cupons entre si em fóruns ou sites de relacionamento, como o Orkut. E foi justamente este último que disseminou o que eles batizaram de “Sub-Bug”, ou simplesmente “o maior desconto da história do Submarino”.

Por um erro no sistema da empresa, cupons de R$ 15,00 para compras totalizadas acima de R$ 50,00 e de R$ 20,00 para compras acima de R$ 100,00 estavam habilitando estes valores por item, ou seja, um DVD de R$ 14,90 saia de graça para o internauta “sortudo”. A maioria dos “clientes” comprava dezenas de filmes, livros, cds, mídias, jogos, quadrinhos, etc, por alguns reais ou centavos. Alguns, inclusive sequer pagavam o frete, já que a partir de uma certa quantidade de produtos, a empresa oferece desconto de 100% no mesmo.

Segundo depoimento de um membro do Orkut, ele chegou a comprar 172 DVDs, 10 livros e 1 camisa, pagando apenas R$ 399,00 em produtos avaliados em mais de R$ 3.500,00.

Vários internautas já receberam seus pedidos em casa, principalmente os que moram em São Paulo – onde o pedido é entregue mais rápido – e que pagaram com débito automático – que tinham o pedido confirmado mais cedo. No entanto, muitos já receberam emails da empresa avisando que seus pedidos foram cancelados.

Sem muita noção que o Orkut é um fórum público, embora seja um site fechado, vários membros debocham do erro do Submarino, inclusive ameaçando processar a empresa – baseados no Código do Consumidor – caso seus produtos não sejam entregues. Mas o caso é complicado: embora o Submarino tenha cumprido algumas entregas (segundo depoimentos no Orkut), a justiça poderá dar ganho de causa para a empresa. A justiça prevê a 'culpa concorrente', quando o consumidor ajuda a loja a cometer o erro dela, sabendo de antemão que o site está com um “bug” e comprou lá, caracterizando má fé.

A empresa ainda não divulgou nenhum pronunciamento oficial. Ainda não se sabe se o erro foi no sistema ou se ocorreu por ação de algum hacker, tampouco o montante do prejuízo. O Submarino, no entanto, precisará tomar certas precauções, já que vendem ações na Bolsa de Valores de São Paulo e pode ter um prejuízo ainda maior caso os valores das mesmas venham a cair por conta dos erros de programação no site.

Os erros que ocorreram por 48 horas, no último final de semana, já foram corrigidos no site www.submarino.com.br.

Confira abaixo o email enviado pela Equipe do Submarino aos clientes que utilizaram os cupons:

Prezado Cliente,

Vimos informar que nos últimos dias 02, 03, 04 e 05/09 anunciamos duas promoções, onde concedíamos (i) R$15,00 de desconto para compras com valores iguais ou acima de R$50,00 e (ii) R$20,00 de desconto para compras acima de R$100,00, sendo ambos cupons não cumulativos.

Por uma falha na cuponagem, erroneamente foram gerados descontos maiores que o constante da promoção, os quais não condiziam com os anúncios veiculados. Esclarecemos que já corrigimos o problema e que os descontos serão concedidos nos termos dos regulamentos das referidas promoções, conforme já divulgado.

Comunicamos que não se trata de nenhuma outra promoção, que não as acima mencionadas, e desta forma, os(s) produto(s) solicitado(s) somente poderão ser adquiridos nos termos dos regulamentos das mesmas, ou seja, para compras acima de R$50,00, desconto de R$15,00 e para compras acima de R$100,00, descontos de R$20,00.

Esclarecemos que em decorrência da desconformidade dos descontos concedidos em razão da falha na cuponagem e por não estar de acordo com as promoções veiculadas, seu pedido será automaticamente cancelado e a cobrança realizada por nosso sistema será estornada - e confirmada por meio de uma nova mensagem.

Agradecemos desde já sua compreensão.

Atenciosamente,
Equipe Submarino

Fonte: http://www.metapress.com.br/metapress/news.asp?id=25028
 
Diabos ! Como se conseguia o cupom de desconto? E Fingolfin, o que vc vai fazer com tantos dvds?!
 
Olha, perdi a paciencia com o Submarino, os atendentes são as coisa mais estupidas, fica horas esperando para ser atendido no chat pra reclamar e quando falo sobre o que é eles simplesmente desconectam.
 
Percebe, eu sou do Rio. Pra cá o pedido foi enviado mas segundo o tracking da transportadora ele voltou na metade do caminho e tá indo de volta a origem.

Tem q ver com os paulistas. Só eles receberam.

E Drizzet, vou vender é claro.
 
Não sei se todos, mas muitos sim.

Aliás tá tendo uma chuva de e-mails pra imprensa dizendo o acontecido. Hoje eu já recebi resposta de um e-mail que eu enviei pro Jornal O Globo dizendo que eles já entraram em contato com o Submarino e agora aguardam por uma resposta da empresa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo