• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brazil: Beyond Citizen Kane (idem, 1993)

eu tenho fontes confiaveis... :D

A globo estava devendo mais de 200 milhoes de reais pra um banco cujo nome nao vou falar, e nao pagou, esse banco quitou a divida sem a globo pagar. Tanto eh verdade que a Globo nunca fala mal desse banco, soh dos outros. E ainda deve muito pra esse banco.....

todo mundo fala que a globo ta bem, ta maior nao sei o q la, nao sei o q cá, mas os grandes empresarios falam o contrario...

falo o que eu sei..... :D nao defendo ninguem apenas falo!
 
Se suas fontes são confiáveis, as minha ssão mais ainda.. só ano passado a Globo teve um lucro de mais de 300 milhões :wink:
 
Knolex disse:
Considerando que ela foi fundada quando a ditadura já estava no Brasil, seria burrice tentar se opor, não acha?
Além do mais, a Globo só se tornou poderosa de fato a partir de 73, quando a ditadura já estava enfraquecida... de nada a omissão da Globo quanto à ditadura(omissão sim, e não apoio) poderia ter influência naquele tempo.

naum faz diferença....de acordo com a minha burrice,a Globo naum era omissa a ditadura,ela TINHA q ser omissa a ditadura...pq,pelo q eu sei,nakela epoca a TV e o rádio eram censurados,só se falava o q os militares deixavam...
 
Coiote disse:
Knolex disse:
Considerando que ela foi fundada quando a ditadura já estava no Brasil, seria burrice tentar se opor, não acha?
Além do mais, a Globo só se tornou poderosa de fato a partir de 73, quando a ditadura já estava enfraquecida... de nada a omissão da Globo quanto à ditadura(omissão sim, e não apoio) poderia ter influência naquele tempo.

naum faz diferença....de acordo com a minha burrice,a Globo naum era omissa a ditadura,ela TINHA q ser omissa a ditadura...pq,pelo q eu sei,nakela epoca a TV e o rádio eram censurados,só se falava o q os militares deixavam...

é exatamente esse o meu ponto. A globo fazia o que toda empresa sensata fazia: ficava na dela.

E mesmo se apoiasse, na época ela era tão fgraca que o apoio de nada valeria.
 
De acordo, mas algumas empresas não ficavam caladas, me lembro que várias vezes a redação do Jornal do Brasil foi incendiada! Porque? Nos momentos mais duros da ditatura as capas do JB viam TODAS em branco... Tenho algumas aqui. Tentarei achar algum scaner com meus amigos e ponho a foto aqui... Abraços!
 
Sim. Legal do JB fazer isso. Mas e daí?
A Globo ou outras empresas que se omitiam estavam fazendo algo errado nisso? não creio que temer o dque devia ser temido seja algo de tão censurável, a ponto de ser usado como argumento anti-globo
 
Knolex disse:
Sim. Legal do JB fazer isso. Mas e daí?
A Globo ou outras empresas que se omitiam estavam fazendo algo errado nisso? não creio que temer o dque devia ser temido seja algo de tão censurável, a ponto de ser usado como argumento anti-globo

Calma caro Knolex, você fica muito nervoso... Um pouco mais de calma...
O lance do JB foi um exemplo contra a ditatura, de que nem todos os jornais se curvaram diante da governo na época... Nem citei as organizações Globo. Porquê ela já é bem citada... Relaxe meu rapaz... Todos têm seus pontos de vista, assim como você têm o seu e quer defendê-lo com argumentos. Seus argumentos são bons mei jovem! Qual é a carreira que vc quer seguir? Gostei muito da sua oratória! Abraço.
 
Farei cinema, apesar de estar cursando Publicidade. Aliás, não fiquei nervoso(pelo menos, não nesse post).
 
Knolex disse:
Farei cinema, apesar de estar cursando Publicidade. Aliás, não fiquei nervoso(pelo menos, não nesse post).

Eu dou aula de jornalismo na Estácio. O seu discurso é ótimo, mas levemente nervoso. Ao ler suas mensagens anteriores, fiquei me lembrando da minha juventude. Luta-se muito quando é jovem, mas tolera-se mais na velhice. Abraço e até o próximo assunto.
 
Bom, eu não disse que o documentário era perfeito. Acho que ele tem uma mesma qualidade que "Tiros em Columbine", de Michael Moore: ambos têm lá seus defeitos, mas devem ser vistos pela eficiência com que exploram os seus respectivos temas, fazendo com que o resultado final seja satisfatório. Além do mais, ele já está bem antigo, sendo que a informação mais recente é de 1992.

Eu falei especificamente da Globo pq é a que conheço melhor e a mais deplorável ao meu ver.

E trilha americana em novela italiana iria ficar meio estranho né kinoplex. Aquilo que disse foi no geral. Quanto ao Jardim Botânico, eu realmente não conheço, mas na época que foi construído certamente devia ser algo fora dos padrões.

Chegaram até a dizer que eu fiz psicologia reversa...francamente né. Como já disse, não é uma questão de parar de ver a Globo como se ela fosse o diabo em forma de tv, e sim como o Soldado disse antes: A grande questão, é não fazer ou acreditar de primeira no que a mídia em geral diz!

Agora pelo menos reconheceram que a emissora cometeu atos imorais e ilícitos...

É só pegar a recente cobertura da guerra do iraque. Não se via uma opinião crítica nos noticiários da emissora. Nenhuma posição contrária (como a MTV fez, por exemplo), nenhuma "Charge do Chico", nenhuma manifestação de apoio a paz, nada. Deixando mais uma vez transparecer o acordo firmando há décadas atrás com a Time-Life, de tratar os americanos como heróis...

E tem mais: a globo comanda o futebol no país, estabelece horários mais adequados pra si e tal...isso todo mundo já sabe. Mas foi só depois de ser prejudicada pelo Eurico Miranda em questões de acesso da emissora ao CT, é que eles colocaram um globo repórter, que já devia estar pronto a bastante tempo, denunciando as falcatruas do envolvido. Que bela mostra de jornalismo crítico não?? Só depois de mecherem na ferida que fizeram o que deveria ter sido feito antes...

Outros fatos que mancharam a história da emissora:

- Horas após sua eleição, Tancredo Neves participou de um almoço junto de Roberto Marinho e Antônio Carlos Magalhães. Logo após o almoço, Tancredo anunciou que ACM seria o ministro das comunicações. Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, e seu vice Sarney assumiu a presidência. ACM foi mantido como ministro das comunicações. Uma das ações de ACM foi cortar os vínculos com uma empresa chamada NEC, que fornecia equipamentos de telecomunicações para o governo. Com essa medida, o valor da NEC brasileira despencou. A Globo comprou a empresa a preço de banana, e logo depois, ACM voltou a restabelecer vínculos com a NEC. A TV Aratu, em Salvador, Bahia, era afiliada à TV Globo há 18 anos. Roberto Marinho, em uma atitude unilateral inédita, encerrou o contrato da TV Aratu com a Rede Globo, em 1987, o que
ocasionou uma queda de 80% na arrecadação daquela repetidora. A nova emissora escolhida para repetir os sinais da Globo foi a TV Bahia, controlada por associados e parentes de ACM, àquela época Ministro das Comunicações, e com intenções a voltar a governar a Bahia.

- Em 1982 Brizola candidatou-se a governador do Rio de Janeiro, contra o candidato da ditadura. A Globo revelava, através de suas pesquisas, que Brizola iria perder a eleição, apesar dos resultados oficiais de totalização dos votos serem sempre adiados. Descobriu-se uma conspiração para que Brizola não fosse eleito, que envolvia roubo de urnas. Os conspiradores acreditavam que a rede Globo iria condicionar o povo a aceitar o resultado.

- A nova Constituição Brasileira tirava do presidente o poder de dar novas concessões de rádio e TV. Então, antes que ela entrasse em vigor, Sarney deu noventa concessões. Desde então nenhuma outra concessão foi dada. Essas concessões foram dadas principalmente para grupos políticos, sem contar com as duas que o próprio Sarney ficou e que acabaram virando afiliadas da Globo.

- O jornalismo da Globo ignorou, enquanto pode, o movimento Diretas Já

- A Globo conseguiu um crédito de UM BILHÃO de reais junto ao BNDES, para salvar a Globosat e a Globocabo da falência, vítimas da administração comicamente incompetente. Nos tele-jornais da emissora, nada, absolutamente nada, foi dito a respeito.

* E a emissora pode não ter apoiado abertamente a ditadura, mas é como diz o documentário: "a Globo não tem uma vocação necessariamente militarista, ou ditatorial, mas ela tem uma vocação governista. Onde tem governo está a Rede Globo", e pode-se verificar que, evidentemente, em sendo necessário eleger o governo, como no episódio Collor de Mello, ou apoiar sua derrubada, desde que isso signifique a garantia de seus investimentos e interesses financeiros, a empresa não titubeia. E realmente havia forte censura na época da ditadura, mas a TV Globo foi muitas vezes além do que era requisitado, transformando pessoas em não pessoas. Se ao governo federal a TV Globo interessa exatamente pelos fantásticos percentuais de audiência que atinge, garantia de que a mensagem governamental chegará ao seu destino, à Globo essa audiência lhe dá um poder de barganha inigualável, transformando-a, literalmente, numa espécie de poder paralelo maior que um simples quarto poder como se tem conhecido a mídia em geral. O slogan "Globo e você, tudo a ver" como que institucionaliza a common view, um modo comum de visualizar a realidade, de tal forma que a audiência alcançada, e amplamente divulgada, como que tautologicamente se mescla com o conceito de credibilidade: é como se pudesse garantir que a Globo tem audiência porque tem credibilidade. Assim, mais do que um quarto poder, a Globo se torna um Poder Oculto Supra-Real que substitui outras instâncias das relações sociais.

O mais grave, contudo, é que já a algum tempo, a própria Televisão Globo se tornou um meio para algo além de si mesma. São mais de cem as empresas dirigidas por Roberto Marinho, segundo publicação recente, num total de mais de vinte mil funcionários. Este homem, que se diz jornalista e que começou em 1926, quando seu pai, Irineu Marinho, fundou o jornal "O Globo", aos 90 anos de idade, integrante da Academia Brasileira de Letras, é dono de um conjunto de interesses que vão do campo de saúde (como a Golden Cross) ao da própria infra-estrutura da comunicação (como o episódio da NEC, do empresário Mario Garnero), atingindo hoje a televisão por cabo e assim por diante. A Globo também já investiu em emissoras no exterior e atualmente alcança enorme lucratividade com a venda de seus programas a dezenas de países, de Cuba à China, mesmo que gerando problemas com o não-pagamento do chamado direito conexo de imagem, uma das grandes polêmicas de algum tempo atrás. *

Agora querer defender a Globo dizendo que todas emissoras são manipulativas ou então que a culpa é da população ignorante é no mínimo questionável. E se o documentário é de péssima qualidade mesmo, então pq o Sr. Roberto Marinho mexeu os pauzinhos para vetar a circulação do tal em terras brazucas hein???

Todo mundo ataca a Globo como se fossem as pessoas mais santas do mundo. Mas o pior é atacar por "achismo" ou "ouvi dizer". Não ter argumentos para atacar é mais ridículo ainda. Eu não tou também defendendo a Globo. Ela tem o ponto de visão dela, aceita quem quer.
A questão não é tão simples assim meu caro Dirhil. A Globo está presente nos lares de milhões e milhões de brasileiros. Um mínimo de cultura a emissora deveria passar aos seus telespectadores.

E pelo seu "brilhante" raciocínio, ninguém pode falar nada de ninguém então, já que nenhuma pessoa neste mundo é santa, a não ser que o vaticano te canoninize, mas isso, só depois de morto...hehehe

Meus argumentos estão aí, baseados no que eu vejo e no que leio de pessoas bem graduadas sobre a (má) influência da Rede Globo (e isso, definitivamente não é o mesmo que atacar por "achismo" e "ouvi dizer"). Posso até estar equivocado em algumas afirmações, mas antes exagerado do que alienado.

* trechos retirados de um texto de um professor da PUC doutorado em Letras.
 
Em todo e qualquer lugar do mundo, Brasil inclusive, as emissoras de TV e empresas de comunicação e de imprensa tem uma enorme influência e poder de manipulação. Não tem jeito. Ou é assim, ou não há imprensa. O que vocês preferem?

A Globo pode ter cometido coisas ilícitas e/ou imorais, mas duvido muito que metade do que se fala nesse tal documentário seja verdade.
 
Com certeza...

Mas nem todo veiculo de comunicação precisa ser como a Globo. E nem todos saum ainda bem...

E como vc pode dizer que naum eh verdade, se vc nem viu??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo