• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brazil: Beyond Citizen Kane (idem, 1993)

• Criador do tópico Criador do tópico Hugo
  • Data de Criação Data de Criação

Hugo

Hail to the Thief
Sinopse: Esse é o nome do documentário de Simon Hartog lançado em 1992/93 pelo Canal 4 da BBC de Londres. O documentário foi transcrito por Geraldo Anhaia Mello no livro entitulado Muito Além do Cidadao Kane, editado pela Editora Scritta e faz alusão direta à personagem criada por Orson Welles, em seu famoso filme, por seu lado referência direta ao magnata das comunicações dos Estados Unidos, William Randolph Hearst, cuja filha, décadas depois, envolver-se-ia com a guerrilha urbana. O vídeo teve a execução pública no Brasil vetada por Roberto Marinho, pois o documentário feria e muito, a imagem da Rede Globo e o fato é que a grande maioria dos brasileiros, com excessão dos que conseguiram acesso à cópia alternativa, não tiveram a oportunidade de assistir ao documentário. Na verdade, a primeira observação que se deve fazer a respeito é que sua atenção se encontra centrada em Marinho e na TV Globo apenas porque ela é a exemplificação mais cabal e radical da experiência da política de telecomunicações brasileira. Simon Hartog, porém, queria ir mais longe, e de fato foi: o que se pretende é denunciar a maneira palaciana pela qual Marinho ou Bloch, Sílvio Santos ou Saad, cada um pegou a sua fatia. Mais que isso, e certamente os livros que se têm lançado recentemente sobre Samuel Wainer e Assis Chateaubriand bem o evidenciam, Marinho não agiu diferentemente de como agiria qualquer um dos outros dois. Acontece que Marinho foi menos amador que os demais ou, quem sabe, o sistema capitalista no qual se acha hoje inserido o Brasil é mais cínico e eficiente do que aquele, ainda primário, experimentado pelas duas outras personagens. Portanto, o que se deve ter claro, desde logo, é que Marinho não é nem pior nem melhor que Wainer, Chateaubriand, Saad, Bloch ou qualquer outro. Foi, apenas, mais competente e eficiente, alcançando melhores resultados em suas manobras. O episódio que culmina no papel da Globo em nossa realidade, contudo, tem de ser compreendido em sua perspectiva macro, ou seja, enquanto superestrutura social, política e econômica que viabiliza tais situações, envolvendo desde a ingenuidade de alguns segmentos sindicais e de ativistas de esquerda, que imaginaram democratizar a política de concessões de canais de rádio e televisão quando retiraram a decisão exclusiva do Presidente da República, repartindo-a pelo Congresso Nacional, até os profissionais jornalistas que, a exemplo de Armando Nogueira ou Vianey Pinheiro, só contam as verdades depois que foram despedidos da emissora. Em última instância, é todo o conjunto da sociedade nacional que, de fato, responde por essa situação, na medida em que, conivente, dá à Globo aquilo que ela mais quer: a audiência que lhe garante o poder da influência e negociação junto ao segmento político e administrativo.

Comentários: Ouve-se muita gente falando que a Globo manda no país, que elege quem ela quer, isso e aquilo. Mas poucos sabem como ela conseguiu ao longo da sua história obter esse poder manipulador. Todas as falcatruas, atos ilícitos e imorais do "jornalista" Roberto Marinho são delatadas em tal documentário. De acordos ilegais com o grupo estrangeiro Time-Life (este fornecia dinheiro e treinamento, mas a Globo deveria seguir algumas "normas", dentre elas: A única influência cultural seriam a influência americana; Os filmes e programas exibidos valorizariam o culto ao herói norte-americano, e sua cultura; A alienação cultural seria predominante; Seria criada uma sub-cultura, nos moldes da americana, no consciente coletivo da população brasileira) a conversas e acordos com presidenciáveis sobre de que forma a Globo agiria caso atendesse aos seus interesses.
Incêndio premeditado (em São Paulo, para a Globo pegar o dinheiro do seguro e montar a super estrutura que é hoje no Jardim Botânico no Rio de Janeiro), edição falsa de imagens (no atentado do Rio-Centro), desacordo com a NEC para baixar o preço dessa empresa que fornecia equipamentos de telecomunicações para o governo para assim comprá-la a preço de banana e depois valorizá-la, reafirmando o acordo com o governo, o famoso debate de Lula X Collor, favorecendo o último, a evidenciação à exaustão das maravilhas do Maranhão, na novela "O Clone", mostrando o quão bom era o estado da futura candidata Roseane Sarney são só algumas das falcatruas da "vênus platinada". Desde sempre as novelas tem trilhas internacionais (leia "internacionais" como "americanas"), famílias com o melhor estilo "american way of life" e sempre ditando comportamentos, o que é ou não é legal. Reportagens no Fantástico "crie o seu filho assim", ou "adolescentes são todos desse jeito" apenas são mais uns exemplos de todo esse poderio. Com a Internet, as pessoas aprenderam a ser mais críticas, procurarem o outro lado da notícia, a veracidade dos fatos e assim exercer a sua inteligência. O objetivo disso não é dizer: "Não assista Globo, ela suga o seu cérebro", eu assisto, você assiste, mais de 160 milhões de pessoas assistem. E isso não vai mudar. O que quero dizer é: isto NÃO se trata de nenhuma tentativa inflamada de "revoluçãozinha" como pode aparentar este pequeno discurso. Trata-se pura e simplesmente de democratização do conhecimento. De saber o que eles não querem que você saiba. De saber o que pode estar atrás daquilo que você vê quando aperta os botões do controle remoto e que inconscientemente tem como verdade.

parte1.jpg

Exerça o seu conhecimento, mostre que você é inteligente e tem opinião própria: Leia mais aqui:

- Download
- Muito além da TV Globo
- Roberto "Cidadão Kane" Marinho
- BNDES dá garantia de R$ 284 mulhões para a Rede Globo.
Globo e você, tudo a ver: O Império dos Sentidos

Agora cadê o Kinoplex pra defender a empresinha do papai hein???

Hm, passaram esse documentário na Faculdade, mas eu faltei no dia. :tsc:

Também, nem avisaram. :disgusti:

A Globo é bem manipuladora, mas nem se se esforçasse seria mais manipuladora que esse documentário de m.er.da

Aliás Hugo, acho bom vc evitar citar familiares meus em seus posts e tópicos...

Não saber o que as organizações globo fizeram com o país, é um atestado de total alienação... Na época da ditadura militar quando meu pai foi sequestrado por engano e minha família soube que era amando das organizações globo em PARCERIA com o governo, nas radações do Jornal do Brasil que foram queimadas, na "morte" de Tancredo Neves, na manipulação da eleição de de collor, na imposição regional pelo país afora, na escravidão de seus funcionários e etc...

MANDO MUITO BEM, HUGO MEU FILHO!!! :clap:

PS: Espero realmente que a censura não reine nesse tópico! Seria demasiadamente hilário e absurdo!!!

Alguns argumentos apresentados nesse tópico e no documentário~, de tão simplistas soas idiotas...

TODO E QUALQUER meio de comunicação transmite seu conteúdo(seja escrito, sonoro ou audiovisual) com forte influência das opiniões e posicionamentos de quem o comanda. Quando o meio é o mais poderoso e abrangente entre os seus, e atinge mais pessoas no seu país, é óbvio que essa influência acaba impactando com mais força naqueles que assitem.. no BRasil, com sua massa de ingorantes, essa influência É SIM manipulativa, mas a grande questão é que ela seria manipulativa mesmo se não fosse a Globo no poder. Aliás, nem precisamos olhar o exemplo dela.. vejamos a influencia manipulativa que as grandes emissoras dos EUA possuem lá.. e vamos ser mais diretos... já que estão falando da Globo, 3ª maior emisso ra de Tv do mundo, falemos tb da BBC, a maior... até mesmo na Inglaterra, país que supostamente teria uma minoria pífia sucetível à essa influência "manipuladora", o poder que a BBc tem é enorme...

E só pra manter os exemplos dentro do Brasil.. e mostrar que toda e qualquer TV exerce essa influencia de acordo com as suas posições e de certa forma manipula o telespectador: Procurem conhecer as pessoas que assistem primordialmente outros canais... facilmente vcs notarão pessoas qu foram facilmente "manipuladas" por Datenas, Ratinhos, etc...

A influência existe. a manipulação é apenas resultado de uma população que estaria alienada da mesma forma. A questão é perceber que não é X ou Y que manipulam as pessoas. Se não fosse X e Y, haveria o Z e W... e eles que seriam bombardeados.. pq sempre é mais fácil criticar quem é mais forte... :roll:

Não queria citar nomes mas... Sivlio Santos, Roberto Marinho, Bispo Macedo, CNN nos EUA, BBC na Inglaterra... TUDO DO MESMO SACO! No Brasil, não lembro de nenhuma organização que tenha feito o que a globo fez! E NÃO, NÃO É PASSADO! As pessoas insistem nessa! Memória ZERO! Quem têm o poder deveria EQUALIZAR e não manipular...

"O que todos os homens poderosos querem... MAIS PODER!" - Oráculo para Neo em Matrix Reloaded.

Hugo Leonardo disse:
Sinopse: Esse é o nome do documentário de Simon Hartog lançado em 1992/93 pelo Canal 4 da BBC de Londres.

93/94? Curioso.. o ano que a BBC tinha tido um racha com a troca de programações com a Globo.. curioso eles atacarem bem nessa hora, né?

Na verdade, a primeira observação que se deve fazer a respeito é que sua atenção se encontra centrada em Marinho e na TV Globo apenas porque ela é a exemplificação mais cabal e radical da experiência da política de telecomunicações brasileira.

Engraçado que no fim do seu post, vc com suas palavras veio de cara falando apenas da Globo.. será mesmo que vc leu essa sinopse que vc postou?

Acontece que Marinho foi menos amador que os demais ou, quem sabe, o sistema capitalista no qual se acha hoje inserido o Brasil é mais cínico e eficiente do que aquele, ainda primário, experimentado pelas duas outras personagens. Portanto, o que se deve ter claro, desde logo, é que Marinho não é nem pior nem melhor que Wainer, Chateaubriand, Saad, Bloch ou qualquer outro. Foi, apenas, mais competente e eficiente, alcançando melhores resultados em suas manobras.

Isso sim é ridículo.. sem dúvida ele foi o mais profissional deles na hora de estruturar uma emissora, mas dizer que quando começou ele já tinha suas manobras, é superestimar bastante o poder de uma pessoa que na época estava semi-falida...

Em última instância, é todo o conjunto da sociedade nacional que, de fato, responde por essa situação, na medida em que, conivente, dá à Globo aquilo que ela mais quer: a audiência que lhe garante o poder da influência e negociação junto ao segmento político e administrativo.

como acontece com todo e qualquer grande meio de comunicação em qualquer lugar do mundo, e como aocntecerá, não importa se esses meios mudem com os anos... :roll:

Ouve-se muita gente falando que a Globo manda no país, que elege quem ela quer, isso e aquilo.

Nisso eu concordo completamente.

Mas poucos sabem como ela conseguiu ao longo da sua história obter esse poder manipulador. Todas as falcatruas, atos ilícitos e imorais do "jornalista" Roberto Marinho são delatadas em tal documentário.

Ela chegou aonde chegou por ter mais eficiencia na administração de uma emissora. Atos imorais? Certamente muitos.. ilícitos? pff...

De acordos ilegais com o grupo estrangeiro Time-Life (este fornecia dinheiro e treinamento, mas a Globo deveria seguir algumas "normas", dentre elas: A única influência cultural seriam a influência americana; Os filmes e programas exibidos valorizariam o culto ao herói norte-americano, e sua cultura; A alienação cultural seria predominante; Seria criada uma sub-cultura, nos moldes da americana, no consciente coletivo da população brasileira) a conversas e acordos com presidenciáveis sobre de que forma a Globo agiria caso atendesse aos seus interesses.

eu colocaria um monte de smiles e comentaria o quão ridículo é isso que está citado, se não fosse por essa imbecilidade ainda maior vista abaixo:

Incêndio premeditado (em São Paulo, para a Globo pegar o dinheiro do seguro e montar a super estrutura que é hoje no Jardim Botânico no Rio de Janeiro)

Alguem chamar a Globo do Jardim Botânico de super-estrutura é no mínimo ignorante e não conhece aquilo...

o famoso debate de Lula X Collor, favorecendo o último, a evidenciação à exaustão das maravilhas do Maranhão, na novela "O Clone", mostrando o quão bom era o estado da futura candidata Roseane Sarney são só algumas das falcatruas da "vênus platinada".

Já disse acima, que quanto a isso concordo.. mas é como disse no meu post anterior.. a influência dela é maior por ser a maior emissora.. se a maior fosse a Band ou o SBT, as posições políticas dessas tb semanifestariam e soariam mani´pulativas.

Desde sempre as novelas tem trilhas internacionais (leia "internacionais" como "americanas")

engraçado...

*Knolex pegando seus CDs de trilhas...

Nossa.. quanta múscia italiana... algumas francesas.. e sim.. a maioria americana, o que é óbvio, já que mesmo sem a Globo, é um país que sempre teve sua música inserida com força no nosso país...

famílias com o melhor estilo "american way of life" e sempre ditando comportamentos, o que é ou não é legal.

Vc não vê novela, vê?

Reportagens no Fantástico "crie o seu filho assim", ou "adolescentes são todos desse jeito" apenas são mais uns exemplos de todo esse poderio.

A grande maioria das emissoras do mundo ocidente possui canais assim, e dizer que isso é exercer poderio é um argumento furadíssimo. Isso nada mais é que uma forma de, na TV, fazer o que algumas revistas sempre fizeram, e que o rádio popularizou. Matérias comportamentais com dicas etc são corriqueiras e existem "desde sempre" na TV.

Com a Internet, as pessoas aprenderam a ser mais críticas, procurarem o outro lado da notícia, a veracidade dos fatos e assim exercer a sua inteligência.

:eek:

O objetivo disso não é dizer: "Não assista Globo, ela suga o seu cérebro", eu assisto, você assiste, mais de 160 milhões de pessoas assistem. E isso não vai mudar. O que quero dizer é: isto NÃO se trata de nenhuma tentativa inflamada de "revoluçãozinha" como pode aparentar este pequeno discurso.

esse parágrafo tenta fazer a mais estúpida psicologia reversa que já li. O típico "não é disso que se trata", enquanto vemos obviamente em todo o texto que é SIM disso que se trata.. patético.

Trata-se pura e simplesmente de democratização do conhecimento.

:lol: :lol: :lol:

Que frase rídicula!

Só falta ele dizer que é com a internet que essa democratização vai vir! :lol:

De saber o que eles não querem que você saiba. De saber o que pode estar atrás daquilo que você vê quando aperta os botões do controle remoto e que inconscientemente tem como verdade.

Lembremos: Isso não é uma revoluçãozinha nem um ataque inflamado à instituição X. :roll:

Exerça o seu conhecimento, mostre que você é inteligente e tem opinião própria

Leia-se: Venha ser mais um idiota e prove que realmente a manipulação funciona, e nem precisa ser pela maior emissora do país. Pode até mesm ser por um documentário de péssima qualidade!

Knolex disse:
Pode até mesmo ser por um documentário de péssima qualidade!

O documentário falha em vários aspectos, por manipulação também, mas em outros ponto é váldio sim. O Problema é alguém ver o documentário e achar que já sabe de tudo...
Mas para mim a globo tem UM ponto bom. Patrocinar filmes brasileiros é positivo para a organização.
A grande questão, é não fazer ou acreditar de primeira no que a mídia em geral diz!

Soldado VSV - Nº 79 disse:
Knolex disse:
Pode até mesmo ser por um documentário de péssima qualidade!

O documentário falha em vários aspectos, por manipulação também, mas em outros ponto é váldio sim. O Problema é alguém ver o documentário e achar que já sabe de tudo...
Mas para mim a globo tem UM ponto bom. Patrocinar filmes brasileiros é positivo para a organização.
A grande questão, é não fazer ou acreditar de primeira no que a mídia em geral diz!

Exato... isso que chamam de manipulação nada mais é que a população ignorante assimilando o que vê na mídia, seja qual meio for. o que acontece é que a Globo por ser maior atinge mais pessoas, e acaba "manipulando" essas pessoas já alienadas.

Li bem por cima.... depois comento melhor.... só quero falar algo agora:

Soldado disse:
PS: Espero realmente que a censura não reine nesse tópico! Seria demasiadamente hilário e absurdo!!!

Censura ou noção do ridículo?
Eu pensei seriamente em trancar isso aqui.

Todo mundo ataca a Globo como se fossem as pessoas mais santas do mundo. Mas o pior é atacar por "achismo" ou "ouvi dizer". Não ter argumentos para atacar é mais ridículo ainda.

Eu não tou também defendendo a Globo. Ela tem o ponto de visão dela, aceita quem quer.

Nada será censurado desde que não infrinja as Regras do Fórum e se mantenha o nível da discussão :wink:

Uma emissora que apoiou a ditadura e elegeu Collor (dois fatos irrefutáveis) não precisa de mais motivos para contar com meu eterno desafeto. Mas infelizmente há pessoas que insistem em defender o Sr. Marinho. Provavelmente ainda não eram nascidas há 30 anos, e não tem a noção do que vem a ser um regime militar autoritário.

A Globo só fica em CIMA DO MURO como muita gente... é uma estratégia capitalista. Eu só gosto do Bom Dia Brasil.

EDIT: AH! e do Sítio do Pica Pau Amarelo! :obiggraz:

a Globo exerce influencia "manipulativa" nos brasileiros,sim,isso é um fato...mas,pra mim,isso é normal...pq a Globo se num me engano tah entre as 5 maiores emissoras de TV do mundo,na maioria dos horarios a audiencia maior é a dela...colocando em vista q a maioria dos brasileiros naum tem um nivel cultural alto ou um acesso a outros tipos de midia,como vc quer q as pessoas naum sejam influenciadas ????
agora,se vc se acha o maioral q nunca foi influenciado pela Globo,entaum sai falando q a Globo dominou a mente dos brasileiros e para de assistir TV

candongas disse:
Uma emissora que apoiou a ditadura e elegeu Collor (dois fatos irrefutáveis) não precisa de mais motivos para contar com meu eterno desafeto. Mas infelizmente há pessoas que insistem em defender o Sr. Marinho. Provavelmente ainda não eram nascidas há 30 anos, e não tem a noção do que vem a ser um regime militar autoritário.

Considerando que ela foi fundada quando a ditadura já estava no Brasil, seria burrice tentar se opor, não acha?
Além do mais, a Globo só se tornou poderosa de fato a partir de 73, quando a ditadura já estava enfraquecida... de nada a omissão da Globo quanto à ditadura(omissão sim, e não apoio) poderia ter influência naquele tempo.

eu soh sei que a globo tah falida, soh sei isso :D

manipulacao existe, sem duvida, eu nao gosto da globo? sem duvida, mas nao de todo, pq eh a a unica que presta no brasil :(, isso que eh chato, a unica emissora que presta no brasil nao ser boa......foda

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back