1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Brasileiros já são quase 194 milhões

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 1 Set 2012.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    De acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE, a população do Brasil chega a 193.946.886 habitantes e Minas Gerais é o segundo estado mais populoso, com 19.855.332 habitantes, o equivalente a 10,23% da população brasileira. São Paulo lidera o ranking, com 41.901.219 habitantes e em terceiro lugar está o Rio de Janeiro, também na Região Sudeste, com 16.231.365 habitantes. A Bahia, no Nordeste, com 14.175.34 habitantes, é o quarto estado mais populoso.


    Roraima é o menos populoso, com 469.524 habitantes. Em dois anos, segundo as estatísticas do IBGE, houve aumento de 1,6% na população brasileira, com 3.191.087 pessoas a mais do que o total registrado no Censo 2010, quando a população brasileira era de 190.755.799 habitantes.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ____________________________________________________

    Belo Horizonte das grandes capitais é a segunda que menos cresce, com 0,8%. Atrás apenas de Porto Alegre. Mas a região metropolitana tem uma das maiores taxas de crescimento, população que alcança quase 6 milhões de habitantes.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não vejo a hora que a população brasileira finalmente pare de crescer e comece a cair, mas pelo menos é animador que o crescimento vem desacelerando.

    Logo logo esse dia há de chegar

    Por hora só resta eu lamentar esse inchaço, pois no fundo gostaria que o Brasil fosse igual a Austrália e tivesse no máximo 20% do que temos hoje.
     
  3. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    E com a mesma qualidade de vida da Australia
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Exato :joinha:
     
  5. Corsário de Umbar

    Corsário de Umbar Corsário de Umbar

    Duas capitais que incharam muito foi Salvador e Fortaleza.
     
  6. Jeff Donizetti

    Jeff Donizetti Quid est veritas?

  7. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Também gostaria que tivesse menos gente, mas que a população fosse melhor dividida, não como os EUA que ali no centro do país não tem ninguém, já li que você viaja por vários dias sem ver ninguém, aqui no Brasil, não importa onde você esteja sempre vai ter alguém, e o mesmo acontece na Austrália, ali naquele enorme deserto central.
     
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Principalmente quando você tem a oportunidade de viajar de trem de Baltimore até o extremo oeste na Califórnia. Esses estados com pontinhos pretos possuem uma baixa densidade demográfica e olhando pelo horizonte vc as vezes só enxergao inabitável

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 3 Set 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A cor verde é menor ou maior densidade? Esses pontinhos que você descreveu estão em estados de todas as cores.
     
  11. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    O Alaska tá SEM pontinho? Impossivel isso
     
  12. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    É porque estou me referindo aos estados de terras contínuas e neste caso o Alaska não entra.

    Eu marquei os pontinhos nos estados com menor população. Entendeu? Principalmente as Dakotas, Montana, Idaho, Wyoming e Nebraska. São praticamente estados desertos.
     
  13. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Ah tá! Pior que vc já tinha meio que explicado isso no outro post. Vacilo meu :obiggraz:

    Ué, mas pq exatamente Fúria?
    Eu não vejo problema em ter uma população grande. Só em ela ser mal distribuida.
     
  14. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Eu gostaria muito que o Brasil tivesse uma população menor, mas também não sou contra a um país ter uma grande população. Eu sou contra países muito populosos onde a desigualdade social é bem gritante como é o caso do Brasil, da China, da India, da Rússia e até mesmo, hoje em dia, podemos colocar os EUA e o Japão. Este último está entrando na roda.
     
  15. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Sim, isso eu também sou contra. Mas acho que a população grande cause diferença social ou qualquer coisa do tipo. Isso é culpa do capitalismo.
    Só pegar a Grécia: pequeneninha e toda arrebentada economicamente nos ultimos anos.

    A Holanda, por ex. é um dos países mais povoados do mundo e tem uma qualidade de vida ótima!
    A Austrália eu acho até meio bizarro. Basicamente 99% da população dela vive naquela faixa litoranea virada pro oceano Pacífico. Nos Outbacks e nas outras áreas litoraneas não tem nada! Nem a nossa Amazonia consegue ser tão vazia (de pessoas, é claro) como a Austrália
     
  16. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Esse assunto é muito complexo.

    Mas a Austrália tem uma explicação muito tranquila: O país possui um deserto que ocupa quase todo o territorio, mas naquela faixa entre Canberra até Adelaide e Perth até que possui uma boa distribuição.

    A Holanda é porque possui um territorio muito pequeno.

    Não existe uma relação direta tamanho do país e população com melhor ou pior qualidade de vida, mas sim as políticas públicas, as políticas de Estado atuantes nos países. Esses fatores vão determinar a qualidade de vida. Mas um país com ótima qualidade de vida e uma população menor, a meu ver facilita a administração pública.
     
  17. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Pode facilitar mesmo, mas sei lá, eu até acho meio legal ter população grande, fazer parte de um grand epovo e uma grande nação... Meio bobagem, eu sei, mas ainda assim :lol:

    Outra coisa interessante que rola em países muitos populosos é que quando acontece grandes as grandes crises, esses países exportam milhões de imigrantes, que acabam expalhando a cultura, tradição e etc para outras nações.
     
  18. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ah beleza! Eu que interpretei meio errado

    Sim eu também não seria contra ter tudo isso de população se o Brasil fosse mesmo bem distribuida como a Alemanha que tem pouco mais de 80 milhões de habitantes numa área do tamanho do Mato Grosso do Sul, mas lá você não vê um único eixo de desenvolvimento.

    Tirando Berlim que é a capital e que não é tão inchada (pouco mais de 3mi) lá você tem várias cidades entre 500mil e 1 milhão em vários pontos do país e um desenvolvimento sócio-econômico bem distribuido.

    Voltando ao Brasil houveram tentativas de se querer distribuir melhor a população como a construção da Transamazônica (que trouxe muito mais desmatamento do que desenvolvimento), levar a capital pra Brasilia, a construção de Palmas no Tocantins, mas o grande problema é que o principal parque industrial, cultural e mercado consumidor continua no Sudeste e os grandes investimentos tecnológicos ainda são feitos mais nessa região. Deveria-se priorizar mais outras.

    Redistribuir a população do Brasil é algo muito complexo e que levaria muito tempo.

    O único estado exceção a regra é Santa Catarina. Lá a maior cidade não é a capital, a própria capital Floripa não é um polo de atração com tendência a inchar e tem várias cidades com mais de 100 mil bem distribuidas pelo estado. É a "Alemanha" brasileira
     
    Última edição: 4 Set 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    E ao mesmo tempo não deixa de ter uma população urbana grande.
     
  20. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    SC já é um estado com pouca vocação rural, mas comparado ao grandes centros urbanos brasileiros o estado fica numa posição relativamente confortável já que lá só tem Joinville como única cidade que passou da marca de 500 mil hab e somente somando com as cidades do seu entorno (Blumenau, Jaraguá do Sul, etc) é que se consegue chegar perto do 1 milhão e aí ser levada em conta como uma zona metropolitana de relativo porte.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar