• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasileiras fazem petição contra ‘mestre do assédio’ no Brasil

Christiano Rodrigues, 34 anos, coordenador de projetos

Sempre fui um cara fechado, com dificuldade de me relacionar não só com as meninas, mas com amigos também. Quando garoto, era tímido a ponto de não conseguir entrar numa loja e perguntar o preço de uma roupa para uma vendedora. Depois de adulto, tive três namoros longos. Em janeiro desse ano, saí de um relacionamento de 4 anos – digamos que eu entrei com a bunda e ela, com o pé – e me vi obrigado a socializar. Li O Jogo [livro do jornalista americano Neil Strauss], por causa de um amigo, e percebi que eu não podia continuar daquele jeito, na minha. Precisava encarar a paquera como uma estratégia. Não um instinto. Comecei a usar as técnicas do Mistery [que no livro é um mestre de sedução] e deu super certo com a amiga da namorada de um amigo meu. Cheguei de mansinho, encostei no seu braço, puxei papo. Brinquei, sorri. Dei uma leve encostada na barriga dela, deixando tudo fluir naturalmente. Senti segurança, vi que ali eu era o dono da situação, não ela.

Tempos depois, a partir dos fóruns de discussão na internet, acabei conhecendo o trabalho do Richard La Ruína, que fala muito mais de um método natural de sedução do que das técnicas do Mistery. Para mim, funcionou melhor porque a filosofia básica dele é o inner game (jogo interno), no qual nós mesmos nos ajudamos a adquirir auto-confiança. Um homem não deve esmolar atenção. Deve sabe o quer e ir atrás daquilo. Essa é uma atitude assertiva. A mulher faz mais isso. Fica na dela, interage só com quem quer. Comecei a ver que eu também podia ser assim e me dar bem. E, animado, investi no bootcamp. A experiência foi maravilhosa, mudou minha vida mesmo. Os instrutores são sensacionais. Fazem a gente se sentir para cima, dão toques bacanas, atuam com coaching. Apontam dificuldades, apresentam soluções. Gostei muito de fazer o curso do PUA training e hoje posso dizer que não tenho problemas com mulheres. Queria aprimorar minha abordagem e consegui. Consegui chegar em várias meninas, travar bons diálogos. E a sensação de que eu estava sendo cúmplice de mim mesmo nesse progresso, me fez muito bem.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,ERT228513-17596,00.html

Rapaz, é um coaching mesmo. Sou mais Myers-Briggs então, se tiver de desenvolver minha assertividade ocasional. No fundo sou um
. :lol:
 
Última edição:
Todo mundo morrendo de nojo por este cara por 'ouvir falarem' o que ele faz. Alguém realmente já tinha ouvido falar dele antes dessa petição? Já pensou se tudo não passar de um grande trote, o cara for um ator e as informações forem plantadas estrategicamente pra parecerem verídicas?
 
Que o nome dele não seja esse, vá lá, é possível. Agora, já tínhamos ouvido falar desses PUAs. A empresa aparentemente por trás dele existe já faz alguns anos. Bom, seria um belo de um hoax mas serviu pelo menos pra chamar a atenção pra esses coachings - positivo/negativo, a se verificar no futuro próximo.

EDIT: Uma pesquisada rápida no Google Trends revela que ele parece estar por aí desde 2013 no coaching.
 
Última edição:
Vamos lá: Uma aulinha de história

O Julien Blanc não é ator. A RSD existe desde o final dos anos 90 - começo dos anos 2000. O Julien já esteve no Brasil em 2012 e a RSD costuma vir todos os anos pra cá, pra fazer o que eles chamam de Hot Seat. Um auditório lotado de gente, com 2 instrutores da RSD. Passam 1 vídeo com exemplos de interações reais e os caras vão parando o vídeo e explicando o que tá acontecendo, enquanto tiram dúvidas da platéia. Eu particularmente nunca fui, porque não curto muito o material da RSD, mas conheço o trabalho deles.

Com relação ao PUA: Esse "movimento" começou no final da década de 70 - início da década de 80 nos EUA com um cara chamado Ross Jeffries. Nessa época explodiu a PNL (Programação Neurolinguística) nos EUA e ele foi o primeiro cara que começou a aplicar os conceitos de PNL + Indução Hipnótica na sedução. Ele escreveu um livro chamado Speed Seduction, mas o método dele era tão complicado que não pegou e ele foi o primeiro PUA babaca da história.

Depois dele, nos anos 90, surgiu um canadense chamado Erik Von Markovik, conhecido como Mystery que criou o Método Mystery (MM). O método dele baseava-se em decorar frases e rotinas pra serem aplicadas durante uma interação. Dentre os conceitos que ele pregava: Jamais ofender uma mulher. Qualquer mulher que você interagir deve estar mais feliz quando você for embora do que quando você chegou. Nunca ser agressivo. Nunca ser agressivo com outros caras, etc.. A idéia dele é você chegar num grupo e não demonstrar interesse na mulher. Ao invés disso, mostrar que você é um cara interessante, divertido pro grupo e só depois conquistar a mulher que você tem interesse. Isso é chamado de Método Indireto. Foi o Mystery quem criou a sigla PUA - Pick-Up Artist. A tradução de Pick-Up Artist é "Artista da Sedução" ou "Artista da Paquera" ou "Artista do Xaveco". Pick-Up Line em inglês quer dizer cantada ou xaveco. Daí que vem essa expressão. O Mystery hoje em dia sequer usa a expressão PUA mais. Ele trocou a denominação "Pick-Up Artist" para "Venusian Artist" (Homens são de Marte - Mulheres são de Vênus - Vênus - Venusian".

Depois do Mystery vieram diversos outros "Gurus", cada um com a sua metodologia própria. Incluindo aí o Tyler Durdeen, fundador da RSD, junto do Papa. A maioria deles usa apelidos. Hoje em dia existem dezenas de empresas de sedução no mundo todo, inclusive no Brasil. Aqui no Brasil tem pelo menos umas 15, que eu tenha conhecimento. Incluindo diversos gurus que estrangeiros que já vieram pro Brasil.

Obviamente, assim como todo mercado, existem empresas sérias, que tem comprometimento com seus clientes e que possuem um conteúdo válido e positivo. Assim como também existem vários picaretas, que vendem material negativo, como é o caso do Julien.

A coisa toda se complica quando se generaliza e se passa a classificar toda empresa de PUA como sendo machista, sexista, picareta, etc... Existem, inclusive no Brasil, empresas de PUA voltadas para o público feminino. Fora do Brasil, uma das mais conhecidas é a "Get The Guy", do Matthew Hussey. O Matt era instrutor da PUA Training na Inglaterra e resolveu montar uma empresa de sedução voltada pra mulheres. Aqui no Brasil existe a "Mulher Diamante", mas que o foco é mais a venda de produtos. Até pouco tempo atrás tinha a Scarpin SA, mas que fechou, porque o head se enrolou com outras atividades profissionais e não conseguiu mais conciliar as 2 coisas. A própria PUA Training Brasil tem nos planos lançar o curso para mulheres em breve, mais na linha do curso do Matt.
 
Nossa, lendo isso tudo parece que a conquista se torna praticamente uma obrigação, um objetivo a ser atingido. Tu não que um dos erros dos caras é ter como objetivo o "conquistar uma mulher" e não o "aproveitar a vida até que a mulher legal que se adapte a tua personalidade (e tu a dela) apareça? De que adianta criar um personagem? Eu não sei, mas sempre que eu leio sobre essas técnicas de sedução tenho a impressão que a mulher é vista como "alguém a ser ludibriado".

Alem disso, eu sempre achei que a conquista devia ser uma consequência e não um objetivo.
 
Última edição:
Vamos lá: Uma aulinha de história

O Julien Blanc não é ator. A RSD existe desde o final dos anos 90 - começo dos anos 2000. O Julien já esteve no Brasil em 2012 e a RSD costuma vir todos os anos pra cá, pra fazer o que eles chamam de Hot Seat. Um auditório lotado de gente, com 2 instrutores da RSD. Passam 1 vídeo com exemplos de interações reais e os caras vão parando o vídeo e explicando o que tá acontecendo, enquanto tiram dúvidas da platéia. Eu particularmente nunca fui, porque não curto muito o material da RSD, mas conheço o trabalho deles.

Com relação ao PUA: Esse "movimento" começou no final da década de 70 - início da década de 80 nos EUA com um cara chamado Ross Jeffries. Nessa época explodiu a PNL (Programação Neurolinguística) nos EUA e ele foi o primeiro cara que começou a aplicar os conceitos de PNL + Indução Hipnótica na sedução. Ele escreveu um livro chamado Speed Seduction, mas o método dele era tão complicado que não pegou e ele foi o primeiro PUA babaca da história.

Depois dele, nos anos 90, surgiu um canadense chamado Erik Von Markovik, conhecido como Mystery que criou o Método Mystery (MM). O método dele baseava-se em decorar frases e rotinas pra serem aplicadas durante uma interação. Dentre os conceitos que ele pregava: Jamais ofender uma mulher. Qualquer mulher que você interagir deve estar mais feliz quando você for embora do que quando você chegou. Nunca ser agressivo. Nunca ser agressivo com outros caras, etc.. A idéia dele é você chegar num grupo e não demonstrar interesse na mulher. Ao invés disso, mostrar que você é um cara interessante, divertido pro grupo e só depois conquistar a mulher que você tem interesse. Isso é chamado de Método Indireto. Foi o Mystery quem criou a sigla PUA - Pick-Up Artist. A tradução de Pick-Up Artist é "Artista da Sedução" ou "Artista da Paquera" ou "Artista do Xaveco". Pick-Up Line em inglês quer dizer cantada ou xaveco. Daí que vem essa expressão. O Mystery hoje em dia sequer usa a expressão PUA mais. Ele trocou a denominação "Pick-Up Artist" para "Venusian Artist" (Homens são de Marte - Mulheres são de Vênus - Vênus - Venusian".

Depois do Mystery vieram diversos outros "Gurus", cada um com a sua metodologia própria. Incluindo aí o Tyler Durdeen, fundador da RSD, junto do Papa. A maioria deles usa apelidos. Hoje em dia existem dezenas de empresas de sedução no mundo todo, inclusive no Brasil. Aqui no Brasil tem pelo menos umas 15, que eu tenha conhecimento. Incluindo diversos gurus que estrangeiros que já vieram pro Brasil.

É... Mas pra quem acha que não tem o poder do Mojo, o melhor método continua sendo o "Nascer de novo" e torcer pra vir à Terra como um Sir Lancelot da sedução:

 
Éomer, eu não teria definido melhor do que você.

Como eu disse, existem empresas picaretas e que vendem a conquista e a sedução como um objetivo.

Enquanto que, ao mesmo tempo, existem empresas sérias que vendem uma "Reengenharia Pessoal e de Vida", aonde o cara aprende a melhorar a si mesmo e a seu estilo de vida como um todo. Desde a apresentação pessoal, estilo de se vestir, forma de falar, socialização, postura, atividade física, conhecimentos, skills, etc... E a parte "homem x mulher" acaba sendo consequência dessa mudança toda.

Uma das coisas que a PUA Training ensina é justamente isso: Se você quer atrair uma mulher, você tem que atrair a si mesmo em primeiro lugar. Se vc não gosta de si mesmo ou da vida que você leva, como você espera que outra pessoa vá gostar?

Aquele papo do "Basta ser você mesmo" está parcialmente correto. O que a PUA Training ensina, assim como outras empresas sérias do segmento é: "Evolua e se torne a melhor versão de si mesmo".

;)
 
Por mais que realmente tenhamos visões diferentes sobre um assunto, sempre é bom alguém com conhecimento deste ramo em particular dar esclarecimentos educadamente.
Desde que não fale que os métodos funcionem porcausa de mecânica quântica, minhas noções de psicologia e sociologia não são muito amplas pra retrucar a validade desses métodos.
 
Por mais que realmente tenhamos visões diferentes sobre um assunto, sempre é bom alguém com conhecimento deste ramo em particular dar esclarecimentos educadamente.
concordo plenamente com o nosso amigo de nick complicado :hihihi:
acho que é bacana ver o ponto de vista dos dois lados da coisa, eu andei lendo muita coisa sobre esse cara no decorrer da semana, parece que a mulherada da minha timeline resolveu virar feminista do dia pra noite só pra dar chinelada nesse cara - eu tenho amigas e amigos que o são sempre e que fazem posts interessantes e esclarecedores, como a @Bel @Bruce Torres e @Morfindel Werwulf Rúnarmo (me perdoem se esqueci de mais alguém, considere-se citado se fizer postagens bacanas também), mas por outro lado, tem aquelas senhoritas - sim, a maioria das que fazem isso são senhoritas MESMO, por incrível que pareça - que só sabem criticar atitudes, falar abobrinha e julgar as pessoas e dai quando aparece uma criatura dessa caem de pau em cima dele como se elas não estivessem, diariamente, colaborando com o que ele faz, mas enfim...
pelo pouco que eu li sobre o cara, realmente é o que foi comentado aqui, um babaca que vai querer ensinar outros babacas a assediar mulheres que não estão a fim, etc.
mas curti bastante os esclarecimentos do @Christiano Rodrigues sobre outras vertentes de ensinamentos desse sentido, pois eu confesso que não tinha conhecimento sobre a existência desses grupos (mas sou obrigada a comentar aqui que realmente me lembrou um pouco o filme do Hitch :hihihi:)
enfim, acho bacana essa troca de informações com educação, independente da opinião pessoal de cada um, acho que essa é uma das coisas que enriquece e muito a participação no fórum
 
Ah, é muito simples.

Se o camarada aí de fato ensina a usar táticas que agridem às mulheres (inclusive fisicamente), das duas uma: ou não deixa entrar ou deixa entrar e enquadra na Maria da penha e joga uns dias em Bangu pra ver o que é bom.

Se o camarada aí só é um palestrante das frases de efeito (ou essas siglas bonitas e bobas que vocês estão usando), deixa vir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo