• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasileirão só com 20 clubes tá bom?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
O que vocês acham?

Brasileirão só com 20 clubes tá de bom tamanho ou pode ter mais times?

Ou então, uma competição com menos de vinte?

Minha opinião:

Num campeonato com vinte clubes, pode ser que pelo tamanho do Brasil e pelo número de clubes vinte seja número "pequeno", mas levando em consideração que são pontos corridos, acho que é razoável. Não sei se com mais clbues isso pode comprometer o calendário geral das competições.

Talvez com 22 clubes até que dava pra encaixar, mas sei lá...:think:

O que vocês acham?
 
Pra mim nem mais, nem menos. Pro Brasil acho 20 clubes na séries A e B o tamanho correto.

Já séries C e D podem ter mais clubes.
 
20 está perfeito. Senão fica chato, longo demais. Turno-returno com 24 times foi longo demais.
 
20 times, pontos corridos, turno e returno, perfeito do jeito que tá. Talvez seja discutível que o número de times rebaixados (quatro) seja excessivo. Mas de resto, tá ótimo.
 
Eu só espero que não adotem critérios de rebaixamento por média aritmética de anos anteriores. A última vez que adotaram isso em 99 deu merda que culminou naquele lixo de Copa JH.
 
Também prefiro como está.
Em alguns campeonatos europeus, 20 clubes é muito.

Bem distribuido: 4 libertadores, 8 sul-americana, 4 zona do marasmo e 4 rebaixados. Diminuir a zona de rebaixamento talvez dê uma emoção a mais e diminua a possibilidade de times rebaixados antecipadamente. Mas também aumenta a zona do marasmo.

Acho que tá perfeito assim.
 
20 clubes é o ideal pras séries A, B e C, com pontos corridos e turno-returno, mas me incomoda a forma como a série D é disputada.
 
Eu só mudaria no número de rebaixados para 3, como na Europa, mas de resto está ótimo.
 
Eu só espero que não adotem critérios de rebaixamento por média aritmética de anos anteriores. A última vez que adotaram isso em 99 deu merda que culminou naquele lixo de Copa JH.

Média? Em 99 não tinha nada de média. A culpa foi do seu São Paulo por ter escalado o Sandro Hiroshi e do STJD que deu os pontos pro Botafogo no jogo onde ele foi derrotado pelo SP quando a regra dizia claramente que o SP deveria perder 6 pontos mas o Botafogo não deveria ganhar nada.

Com isso o Botafogo se livrou do rebaixamento, o Gama caiu no lugar e ganhou na justiça comum o direito de jogar a 1a divisão por ter sido rebaixado nessa jogada ilegal do Botafogo.

Ai fizeram a Copa JH por não poderem fazer o Brasileiro sem o Gama na 1a.


Ah, e eu concordo com o KnoKno, 3 rebaixados é o ideal.
 
Média? Em 99 não tinha nada de média.

[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1999[/ame]

Leia o regulamento.

E culpa o SPFC sozinho não tem porra nenhuma. Naqueles tempos o Botafogo tinha um 12° jogador que atuava sempre a seu favor fora de campo chamado Luiz Zveiter que conseguiu fazer a coisa mais escrota que foi passar por cima da interpretação do artigo e transformou uma derrora de 6x1 em 1x0 a seu favor que mexeu completamente no destino dos reibaxados e que foi altamente contestada pelo Gama.

É só ver que nos anos seguintes até hoje quem foi punido pelo STJD somente perdeu pontos, mas jamais foi repassado a outros.
 
Última edição:
Acho 3 ou 4 rebaixados igualmente bom. Cada um por uma razão.
4 promove rotatividade que é uma das forças do futebol brasileiro por termos diversas equipes médias tradicionais, desde que não sejam as equipes de prefeitura ou empresários, e dá mais força a série B.
3 promove uma estabilidade maior para essas mesmas equipes médias se manterem na primeira e poderem planejar a longo prazo.
 
Eu gosto do sistema atual com 20 clubes e 4 clubes para rebaixamento.

Aqui temos mais equipes fortes nas divisões anteriores do que acontece na Europa. É bom essa rotatividade na Série principal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo