• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil - Vergonha ou orgulho?

Mas é isso que eu quiz dizer, que o clima não é uma questão relevante na adaptação de quem vai colonizar, mas sim do que ali se oferece economicamente.

Se o clima não oferece muito, a tendencia é se aproximarem os objetivos de quem coloniza com o conceito de "colônia de povoamento".
 
... tenho orgulho do brasil sim... muito orgulho....

sabe pq? pq aki eu posso rir de alguem faladno no outro topico "tambem eh isso q dá botar um semi-analfabeto no poder" . Tenho orgulho sim... q meu pais seja democratico ao ponto de botar um ex-metalurgico q se tiver segundo grau completo eh muito no poder... tenho orgulho sim... e muito... pq ele nao era o mais bunitnhu (sabiam q se vc fizer um grafico de quem tem a melhor figuraentre os candidadtos americanos para presidencia o q tem o melhor cabelo SEMPRE ganha?) tenho orgulho sim do pais q deixou de escolher um PHD em prol de um cindicalista... tenho orgulho de um pais onde celular eh = celulite, tenho orgulho de um pais onde quando eu vou numa lan house eu jogo counter com meninos de rua, tenho orgulho de um pais ode mesmo esse merda toda q esta eu posso perder meu tempo escrevendo em um topico num forum. tenho orgulho do ensino do meu pais... isso memso pq formou cada um de vcs q falam 2, 3 idiomas... q tem uma noçao de mundo rasoavel. Tenho orgulho do meu pais q exporta tecnologia em petroleo. q exporta cientistas... tenho orgulho do meu pais q nao faz o entra no alca.


nao nao eh o melhor lugar do mundo.... mas eh MEU. eu reclamo sim... reclamo pois pode melhorar... nunca vai ser perfeito pois isso seria chato... e sem sentido... mas pode ser melhor.... e eh para la q estamos nos encaminhando... lentamente....

mas sabe de uma coisa... ? tenho vergonha de vcs tenho vergonha de vcs sentados nos seus pcs caros, com os seus 2, 3 idiomas... com seuus tetos, com seus papais mamães ralando para lhes dar isso tudo.... e vcs viram e falam q teem vergonha desse pais... tenho vergonha de vcs... vergonha de verdade... pois vcs tem pouca esperiencia e ja tem tantas certezas.... "as crianças ja nacem sabendo tanto"

eu pretendo ir embora. mas vou embora sempre me orgulhado do meu pais... pois foi ele q me formou para q eu chegasse la.. tenho amigos q estudaram alguns meses nos EUA sabe oq aconteceu quando eles chegaram aki? ficaram atrazados pois la eles aprendem tudo devagar e mal.


tenho orgulho desse pais pois o amo e portanto posso falar mal dele.

Dwarf
 
Lordpas disse:
E me desculpem, mas é MUITO risível qualquer colocação do tipo "o Brasil seria melhor se não tivesse expulsado os holandeses e franceses".

Qualquer potencia da época tinha interesse puramente comercial aqui, nenhuma estava disposta a investir em povoamento, tal qual as famosas 13 colônias.

Ou seja, é um exagero dizer que Nassau iria se tornar o herói brasileiro e assim por diante.

É claro que o SE é apenas hipotético, mas que é fato que ao menos uma vez na vida Recife respirou ares de franca prosperidade de colonização, que nenhuma outra cidade brasileira teve na mesma época, isso não dá pra ser ignorado, ainda mais no Nordeste muito mais explorado do que colonizado. Se Nassau seria idolatrado por isso séculos depois, são outros 500.

E quanto ao fator climático, comprovadamente os maiores indices de IDH do mundo se concentram fora das zonas tropicais e equatoriais.

Isso chega ser irônico já que os paises de clima temperado tem uma agricultura muito empobrecida para dezenas de culturas e o nosso com potencial pra ser o maior celeiro do mundo. Taí, temos um paraíso nas mãos que mesmo não sabemos ainda aproveitar.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Lordpas disse:
E me desculpem, mas é MUITO risível qualquer colocação do tipo "o Brasil seria melhor se não tivesse expulsado os holandeses e franceses".

Qualquer potencia da época tinha interesse puramente comercial aqui, nenhuma estava disposta a investir em povoamento, tal qual as famosas 13 colônias.

Ou seja, é um exagero dizer que Nassau iria se tornar o herói brasileiro e assim por diante.

É claro que o SE é apenas hipotético, mas que é fato que ao menos uma vez na vida Recife respirou ares de franca prosperidade de colonização, que nenhuma outra cidade brasileira teve na mesma época, isso não dá pra ser ignorado, ainda mais no Nordeste muito mais explorado do que colonizado. Se Nassau seria idolatrado por isso séculos depois, são outros 500.

Nassau é um desses personagens da história que não sabemos se era sincero, se suas ações eram um caminho diferente que resultava no mesmo lugar comum dos mandantes da época ou se ele era simplesmente maluco.

Deixar os Franceses e Holandeses por aki não daria em nada. Talvez estivesse até pior. Holandeses e Franceses tinham o mesmo interesse que os portugueses. Nenhum deles achava o Brasil Cuti-cuti e estava a fim de se mudar pra cá e construir tudo bonitinho. Nassau saiu da linha, foi punido e saiu de cena. Se perdurasse mais um pouco acabaria saindo memso assim. Nassau tinha um poder que poderia ser retirado a qualquer hora. os verdadeiros poderosos estavam longe de tratar bem o Brasil.

Quanto a sentir vergonha ou não do Brasil eu não sinto nada. Fico puta quando a imagem que as pessoas de fora têm do Brasil é uma imagem diminuta, estereotipada e preconcceituosa. Da mesma forma como quando vejo isso acontecer com outros países.

Para mim não existe tal coisa como pátria ou meu país e eu não reivindico o Brasil como meu, porque ele não é meu. Não conheço nem um por cento desse país, não tenho acesso a maior parte das diversas culturas que aqui residem. Nem mesmo vejo o brasil com UM país, mas como vários países menores agrupados. Pequenos países dos quais eu não faço parte, os quais eu não conheço, com as pessoas as quais eu não me pareço tanto etnicamente quanto linguisticamente e culturalmente.

Reivindico sim, Minas, que eu percorri em viagens, que eu sei da arquitetura, das manifestações artísticas e culturais, do congado, do Clube da Esquina, do grupo Galpão, do falar cantado e cortado que trago no dizer, das cachoeiras, das cidades históricas, das festas de Nossa Senhora, Dos rabequeiros, do doce de leite e do pão de queijo, do fogao a lenha das estradas de terra, das montanhas, do atraso e as vezes falta de acesso ao que há de novo na cultura, na tecnologia etc.

Enfim. Minas eu conheço, faço parte de Minas. E tenho orgulho de ser mineira. Me identifico como mineira, mas como brasileira não...
 
Logan, isso de "eu amo meu país por isso posso falar mal dele é muito interessante". :lol:

Mas deixando isso de lado, acho que não tenho orgulho ou vergonha porque normalmente associo isso com estagnação. Ambos os lados parecem que deixam as coisas por isso mesmo, de um lado porque tá bom e de outro porque não vai melhorar mesmo.

Vejam bem, digo normalmente mas já vi que nem sempre é assim. Como o caso de Logan já vi muita gente ralando para o Brasil ficar melhor, porque sabem que pode ficar melhor, apesar de "gostar do jeito que é".

Então aos poucos, baseado nesse exemplos (porque o do lado dos pessimista ainda não testemunhei gente que faz) estou tentando ter orgulho, e cuidado para isso não me travar como acontece com a maioria. :mrgreen:

Mas talvez o maior cuidado que vou ter de ter é incutir essa compreensão em quem vier depois de mim :think:

Alguém em post anterior falou algo sobre fugir do Brasil. Não sei até onde isso é consequência daquela covarde tática da ditadura sobre nós "Brasil : ame-o ou deixe-o", mas deixo aqui um relato de que fugir não é uma boa solução (aliás nunca é se lembramos o ditado popular).

Você não é bem aceito em outros países, por mais dinheiro que você tenha e te abra as portas. Você é estrangeiro, elemento invasor, etc.. A discriminação que as pessoas tem contra "pretos", "japas" aqui não é nada comparado com as de outros países. Sem falar aquele velho ressentimento que as pessoas tem porque você "rouba" emprego de pessoas do país para onde você vai.

Vide os jogadores de futebol mesmo: têm dinheiro, foram convidados para serem astros e mesmo assim sofrem preconceito (falo mais de ronaldinhos do que de grafites). O dinheiro abre portas? Decerto, mas portas compradas e falsas. Em última instância o ser humano sofre por saber lá no fundo que pelas costas esses amigos comprados pelo dinheiro também o achicalham. De no fundo não ser aceito.

Não que eu defenda todo mundo fincar raízes aqui, nunca sair pra ver o mundo lá fora. Acho que tudo caminha para virarmos cidadãos do mundo. Mas ter somente a idéia de fugir de um lugar porque a vida é melhor em outro é ilusão. Perde-se um senso de identidade e não se recupera com o senso cidadão do mundo porque lá no fundo não queria isso, mas ser aceito no país onde foi parar ("virar" americano, francês, etc..)

Mas de qualquer forma, aqui é um bom lugar como qualquer outro. A minha primeira impressão de Nova Iorque enquanto tomava café no Hostel onde estava hospedada foi um rapaz sair correndo e quase bater a porta na minha cara e outro sair correndo atrás falando "call the police!". Que pena, porque o rapaz era muito bonito (se bem que para muitos orientais como eu, pessoas de pele negra são muito bonitas porque tem cor de ébano e dificilmente dá para ver manchas sardas, etc). Er... o rapaz de trás também era bonito (também era daqueles negros bonitos e fortes :mrgreen:)
 
Esqueci de falar

Esqueci de falar que seria muito pior viver no Iraque, Bolívia, Etiópia, Serra Leoa...
Sou muito feliz de viver no Brasil! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo