• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil - Vergonha ou orgulho?

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.
Já que o lugar é tão famoso, qual é o nome dele?

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e culturas. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
Isso é bobagem. Os filmes americanos são realizados pensando primeiro no mercado interno. E como os americanos são muito patriotas, é perfeitamente natural que eles coloquem em seus filmes a própria bandeira. Além disso, qualquer pessoa que conheça minimamente os americanos sabe que encontrar bandeiras americanas por lá é extremamente comum. Em quase todo lugar há bandeiras americanas.


Sobre se eu tenho orgulho de ser brasileiro: sim, tenho, apesar de ser um país corrupto, governado por péssimos políticos.


Esse texto que foi postado está também nesse link, que nada cita sobre uma holandesa falando sobre o Brasil.

E essa tal Antropos Consulting, nem existe de verdade. A única empresa com o mesmo nome que eu encontrei foi uma empresa russa, neste endereço. A empresa, nas próprias palavras, lida com We deal with selection and assessment of qualified personnel by employers’ orders.

Sinceramente, não dá para levar um texto desses muito a sério, já que foi passado por e-mail (ou seja, é spam) e as fontes citadas por ele são vagas ou inventadas.
 
Na boa, quem disse que eu não posso me orgulhar do meu País, mesmo sabendo que desgraça ele está?
Tem coisas aqui no Brasil que não vemos em lugar algum, e falo isso das Graças e Desgraças.
Talvez a Galinha do Vizinho ainda seja mais gostosa? Descordo, comida da minha mãe é muito melhor.

Não sou conhecedor profundo de nenhuma teoria social e nem pretendo teorizar sobre Estalinização ou coisas do Gênero. Não quero falar de preconceito, desigualdade social, que sei que existem em todos os lugares. Cada um com seus problemas e trantando da maneira como convir.

Será que olhando de maneira negativa, sempre, contra nosso País, não estamos contribuindo para que ele se torne pior? Será que nos falta aquela visão de que podemos melhorar, ao invés de ficar dizendo que o Brasil é o Pior pais pra se viver e o mundo inteiro que diz o contário é errado, pq não vive a nossa realidade?

Não vou rechear meu post com floreios sociais como muitos por ae. O que fiz foi apenas uma reflexão (que podem até chamar de romântica) sobre como considero o patriotismo no Brasil.

Eu me orgulho de ser Brasileiro sim, e tenho conciencia de seus problemas, e luto cada dia para que isso melhore, da maneira que posso, seja ela dizendo obrigado, seja ela ajudando alguém ao meu lado, ou gritando em manifestações sociais.
 
Oi gente! :D:zzz:

Bem, me apresentando, eu sou Zaphod Beeblebrox Zero, e se você não me conhece deve ser porque... bem deixa prá lá, eu já disse isso em algum lugar por aqui!

Olhando de fora, (bem de fora) e consultando alguns verbetes no meu Guia, o que eu sei sobre o Brasil é muito pouco, mas o suficiente para ser brasileiro se eu quisesse!

Na verdade o brasileiro não sabe nada sobre ser brasileiro, pois quando perguntam o que é ser brasileiro nenhum brasileiro sabe responder, isso chega a ser hilário, mas estou de péssimo humor hoje!

A verdade que me disseram, mas essa fonte não era muito confiável, pois era um brasileiro, é que nas escolas não ensinam bem a história do Brasil, na verdade é um conto de fadas baseados em fato obscuros reais que lançaram uma onda de obscuridade na verdade que só Deus sabe qual é! E que Deus criou tudo isso... inclusive o brasileiro, então nem Deus é uma fonte confiável!

Nem esse texto é confiável, pois foi postado por um brasileiro que recebeu de outro brasileiro, e mesmo que tenha vindo de uma Holandesa e suponhamos que ela tenha traduzido, como o português do Brasil não é o português oficial, nem essa tradução é confiável!

Portanto, nada é confiável!

Os políticos não são confiáveis, e são eleitos por eleitores não confiáveis que não confiam nem no próprio voto, apesar de ser tecnologicamente comprovado que as máquinas funcionam, em se tratando de tecnologia criada por um brasileiro, essa pode ser burlada por um grana preta confiável e irrastreável pelo imposto de renda nada confiável!

"No Brasil não tem guerra"... essa citação no verbete "Coisas boas do Brasil" não é confiável também, pois o Guia não assegura andar pelas ruas do Brasil sem correr o risco de encontrar uma bala perdida. Na verdade não existem balas perdidas, elas sempre acham alguém!

Bem, o problema do Brasil deve ser o brasileiro, se o Brasil é uma criação do brasileiro, acredito que devam sentir orgulho da própria criação, ou será que não confiam nem aquilo que criam?

Bem, mas se serve de consolo, os verbetes que encontrei sobre os outros países possuem quase as mesmas citações, excluindo o samba e futebol, são todos parecidos!

Um dado estatístico interessante, mais direcionado à aqueles que gostam de aventuras excitantes e perigosas como cobertura jornalística de guerras e acompanhar membros da ONU em missão de paz, é que nesse mundo, mas precisamente no século 20, nunca ouve um dia sequer sem guerra. Mas no Brasil não tem guerra, veja a citação acima.

Para aqueles que estão sem fazer nada, podem ir descansar no Brasil e gastar seu dinheiro em drogas ilegais legalizadas pela hipocrisia do brasileiro compradas na periferia, onde o comércio é atuante e a economia do local é compartilhada com a comunidade e com os policiais e delegados e juizes e advogados e políticos e jornalistas e com o bêbado da esquina e a mulher louca do fim da rua.

Bem, o Brasil é um país com ótimo senso de humor, aliás eu diria que é um surpreendente senso de humor, eu diria até que é um senso de humor idiota, mas tem quem acha graça pois ser humorista no Brasil é quase uma profissão nata, dar risada da própria desgraça é triste e os brasileiros nascem alegres fazendo exatamente isso.

Mas tem coisas boas no Brasil, sim.. deve ter sim, se você procurar você acha, um bom exemplo para quem gosta de carne fresca e novinha, tem a agência nacional de exploração da prostituição infantil, lógico... dizem que os turistas fazem fila e agendam com bastante antecedência as viagens pelos locais onde as mercadorias nascem em abundância! Mas você tem que conhecer alguém que conhece alguém, pois esse tipo de entretenimento é VIP e não possui Marketing devido a ser um negócio lucrativo e o sentimento indesejável de concorrentes é uma tônica.

Abundância é um termo pejorativo que os brasileiros usam precariamente para definir o que as mulheres brasileiras gostam de mostrar, ter uma bela abundância gera riqueza, e status na sociedade, viram músicos renomados e aparecem constantemente nos meios de comunicação, as mulheres de grande "abundância" são tratadas como celebridades em locais chiques e quase nunca precisam pagar a conta.

Nas noites das grandes concentrações de brasileiros, que chamam de cidades, dizem ser bastante agradáveis e rentáveis, a economia tem um giro muito expressivo nesse período, pois para dar um exemplo, se numa noite paulista, (Visitem a noite Paulista, que fica na região sudeste desse país, mas é quase impossível detectar imagens da órbita do planeta devido a grande concentração de fumaça escura e tóxica da atmosfera do local) por exemplo, se você ficar parado numa esquina, corre o agradável risco de ser convidado(a) a praticar sexo e receber por isso, não importa a sua cor, raça e credo, o que importa é a disposição e estar a fim de receber uma grana por isso, e em contrapartida, se você estiver parado na esquina e não aceitar o convite de entrar num veículo, pode ser livrado de todas as suas economias, cartões, jaquetas e tênis e objetos que costumam dar muito valor, e terá que agradecer no final por ter se livrado de tal incômodo em seus bolsos e por estar do lado errado da arma do interlocutante que resolveu não usá-la!

Bem, há muitas coisas ainda para dizer sobre o Brasil. Se encontrarem coisas boas, além das que já estavam ali antes dos brasileiros, eu gostaria de anotar para completar as citações do verbete "Brasil, meu brasil brasileiro" no meu Guia. Aliás, estou colocando para recarregar a bateria e estou acionando o alarme para despertar as 6:00hs, pois vou tirar uma pestana porque hoje tem balada-show-sonora, rock ´n roll, Disaster Area na área.

Obrigado. :D:zzz:
 
Kelberoth Kaedes disse:
Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.
Já que o lugar é tão famoso, qual é o nome dele?

Fish And Chips
Isso tem em qualquer lugar em países de cultura inglesa (Nova Zelandia e Australia por exemplo).
Nunca fui para a Inglaterra, mas todos lugar que comi Fish and Chips na Nova Zelandia não vinha com as noticias de ontem, mas em papel jornal não usado, obvio.
E é a melhor coisa que tem pra comer la. Faz até fila na porta.
 
Vergonha não sinto... apenas desprezo
todos meus professores de alta patente dizem a mesma coisa, e concordo com eles: "fuja daqui sempre que puder: daí voce pode fazer poemas de amor à patria como Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá..."
 
E o mais triste é que esta carta eletrônica, supostamente escrita por uma holandesa, ainda serviu de base para o discurso do senador Cavalcanti no plenário, o que nos mostra o nível da política no Brasil.

Holygriever disse:
Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

No Brasil fariam fila pra pegar o resto destas batatas no lixo.

Holygriever disse:
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Péssimo, só reforça o que todos já sabem sobre a disparidade de renda.
 
Péssimo, só reforça o que todos já sabem sobre a disparidade de renda.
Esse é o ponto ... disparidade de renda!!
Se for contar nas dedos, temos maravilhas econômicas espalhadas, mas muitos cortiços e gente passando fome ...
 
Zaphod Beeblebrox_0 disse:
A verdade que me disseram, mas essa fonte não era muito confiável, pois era um brasileiro, é que nas escolas não ensinam bem a história do Brasil, na verdade é um conto de fadas baseados em fato obscuros reais que lançaram uma onda de obscuridade na verdade que só Deus sabe qual é! E que Deus criou tudo isso... inclusive o brasileiro, então nem Deus é uma fonte confiável!

De fato.
Mas no Brasil existe a possibilidade de tais factóides serem questionados.
Coisa que em outros países seria motivo pra todo o tipo de manifestação e boicote por parte do governo.

Portanto, nada é confiável!

Os políticos não são confiáveis, e são eleitos por eleitores não confiáveis que não confiam nem no próprio voto, apesar de ser tecnologicamente comprovado que as máquinas funcionam, em se tratando de tecnologia criada por um brasileiro, essa pode ser burlada por um grana preta confiável e irrastreável pelo imposto de renda nada confiável!

Não só aqui, mas em qualquer lugar do mundo, até no berço da democracia, ela nunca foi livre de elementos corruptos.
Se há o que se falar mal, é da possibilidade que os eleitores proporcionam aos corruptos de permanecerem no poder, e pela facilidade com que esquecem as coisas.

Bem, o problema do Brasil deve ser o brasileiro, se o Brasil é uma criação do brasileiro, acredito que devam sentir orgulho da própria criação, ou será que não confiam nem aquilo que criam?

Não me venha com piolhadas do Mainardi, né?
Orgulho-me, sem ufanar-me, veja bem, das coisas boas do meu país. E sim, elas são muitas e mais significativas do que as citadas no texto.



Mas tem coisas boas no Brasil, sim.. deve ter sim, se você procurar você acha, um bom exemplo para quem gosta de carne fresca e novinha, tem a agência nacional de exploração da prostituição infantil, lógico... dizem que os turistas fazem fila e agendam com bastante antecedência as viagens pelos locais onde as mercadorias nascem em abundância! Mas você tem que conhecer alguém que conhece alguém, pois esse tipo de entretenimento é VIP e não possui Marketing devido a ser um negócio lucrativo e o sentimento indesejável de concorrentes é uma tônica.

É claro.
Vale lembrar que quem lucra com isso são elementos estrangeiros.




Abundância é um termo pejorativo que os brasileiros usam precariamente para definir o que as mulheres brasileiras gostam de mostrar, ter uma bela abundância gera riqueza, e status na sociedade, viram músicos renomados e aparecem constantemente nos meios de comunicação, as mulheres de grande "abundância" são tratadas como celebridades em locais chiques e quase nunca precisam pagar a conta.

E o que há de diferente em relação ao resto do mundo?


Nas noites das grandes concentrações de brasileiros, que chamam de cidades, dizem ser bastante agradáveis e rentáveis, a economia tem um giro muito expressivo nesse período, pois para dar um exemplo, se numa noite paulista, (Visitem a noite Paulista, que fica na região sudeste desse país, mas é quase impossível detectar imagens da órbita do planeta devido a grande concentração de fumaça escura e tóxica da atmosfera do local) por exemplo, se você ficar parado numa esquina, corre o agradável risco de ser convidado(a) a praticar sexo e receber por isso, não importa a sua cor, raça e credo, o que importa é a disposição e estar a fim de receber uma grana por isso, e em contrapartida, se você estiver parado na esquina e não aceitar o convite de entrar num veículo, pode ser livrado de todas as suas economias, cartões, jaquetas e tênis e objetos que costumam dar muito valor, e terá que agradecer no final por ter se livrado de tal incômodo em seus bolsos e por estar do lado errado da arma do interlocutante que resolveu não usá-la!

Novamente... isso é um problema exclusivamente brasileiro?
Pois eu digo para você visitar o interioir do Pará, onde matar a mulher por desconfiança de adultério é tacitamente legalizado. Pronto, aí está um problema bem brasileiro pra você criticar.
 
"Patriotism is the virtue of the fierce"

Pode ser porque eu estou desterrado pelos ultimos 3 anos da minha vida (Primeiro Londres e agora Madri), mas cada vez mais eu penso que patriotismo e uma besteira enorme.

Cada pais tem suas 'vantagens e disvantagens'; O Brasil tem uma cultura maravilhosa, comida, musica, literatura etc...

se pode dizer isso de qualquer lugar do mundo.

2 Utopias para as proximas quantas geracoes:
que algum dia haja uma sociedade global
que o terceiro mundo deixe de ser pobre
 
Cada pais tem suas 'vantagens e disvantagens'; O Brasil tem uma cultura maravilhosa, comida, musica, literatura etc...
Isso é alguma vantagem??
Não melhora em nada o padrão de vida da população ... só oculta a questão social.
 
Eriol disse:
2 Utopias para as proximas quantas geracoes:
que algum dia haja uma sociedade global
que o terceiro mundo deixe de ser pobre

É aquela coisa, no sistema mundo de hoje, também acho utopico falar nisto.
Mas sistemas-mundo mudam, a Historia está aí para provar.

You may say I'm a dreamer, but i'm not the only one.
I hope some day you can join us...."
 
Mas sistemas-mundo mudam, a Historia está aí para provar.
Jóia!! E mudam mesmo!

Será q dá pra se orgulhar do enriquecimento econômico do Brasil?
Se vcs pensarem um pouquinho, a sociedade brasileira perde com isso ... pq a maioria pobre/classe média, aos poucos vai ficando excluída, quando sabemos q a concentração de renda permite que os mais ricos saiam em vantagem. E essa vantagem do pessoal de cima torna-se, com o crescimento econômico, cada vez mais abrupta e esmagadora!!
 
O grande problema do Brasil do qual de modo geral não nos orgulhamos, não está no presente e sim no passado, ou seja a forma como esse país foi colonizado. Praticamente tudo o que temos hoje é consequência direta disso.

Por mais dificil que estejam as coisas, existem "Brasis" que prosperaram e estão dando mais certo, do que o Brasil típico colonizado pelos portugueses.

Um típico exemplo são as cidades colonizadas pelos alemães em SC como Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau. Lá nenhum alemão foi a fim de explorar recursos minerais que pouco existem e sim colonizar. O resultado disso são belas cidades, com qualidade de vida bem acima da média nacional. E pra quem acha que lá só tem cidades-dormitório se engana redondamente. Existem várias empresas instaladas, algumas grandes como a WEG e a Consul. O problema da desigualdade social lá é menor, pois não existem favelões como em metrópoles inchadas como Rio e Sampa. Alías o estado de SC é diferenciado por ser o único onde a capital não é uma metrópole e não é a cidade mais populosa.

A quem reclame que o povo de lá seja metido e tal, por vários terem tendencias separatistas, mas o fato é que eles souberam colonizar a sua região com competência. Não é nenhum primeiro mundo ainda, mas comparado ao que normalmente vemos...

Isso de ter boa colonização não tem nada haver por ser a região Sul ou Nordeste. Um outro exemplo vem do passado e lá no Nordeste. Estou falando do Recife dos tempos de Maurício de Nassau. A invasão holandesa, bem ou mal, aos poucos estava trazendo muita prosperidade a uma cidade até então atrasada nas mãos dos portugueses

Desculpe se algum português ou descendente direto lendo aqui ficou ofendido, mas sou obrigado a falar na cara dura que em matéria de colonização vocês deixaram muito a desejar. Infelizmente.
 
Desculpe se algum português ou descendente direto lendo aqui ficou ofendido, mas sou obrigado a falar na cara dura que em matéria de colonização vocês deixaram muito a desejar. Infelizmente.
Vamos deixar claro q ñ foi culpa dos portugueses. Todos os povos colonizadores tomaram algumas colônias de forma muito inadequada, principalmente na África.

Um erro muito comum dos brasileiros é dizer q se fossemos colonizados por ingleses ou franceses poderíamos ser uma potência.
Lembro por isso, que a Rodésia, o então Zimbábue, e a Libéria eram colônias inglesa, e que Camarões foi colônia francesa.

Talvez não tenham sido tão burros assim os portugueses. Veja os ingleses, criaram um monstro e agora ficam babando ovo dos EUA
É, mas eles também criaram Barbados e a Jamaica, que possuem o mesmo clima e as mesmas condições naturais dos States.
 
Depende muito de como cada lugar foi colonizado e curiosamente o CLIMA parece ser decisivo.

Vc pode ver que os lugares colonizados por ingleses e franceses que não prosperaram coincidentemente tem clima tropical ou equatorial. Na Africa, o único país de clima mais ameno, a África do Sul é justamente o que está numa condição melhor.

Em compensação EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia ficaram com um padrão excelente de vida e por coincidência tem clima frio ou ameno. Mesmo no caso da Austrália que é mais quente a grande maioria da população só mora abaixo da linha do trópico de Capricórnio.

E quando vemos o mapa do Globo, impressiona o fato que a imensa maioria das cidades de primeiro mundo estão fora das zonas equatoriais e tropicais, onde geralmente neva no inverno.

Aí fica a pergunta, será que o brasileiro levaria seu país mais a sério se tivéssemos um clima mais rigoroso?
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Depende muito de como cada lugar foi colonizado e curiosamente o CLIMA parece ser decisivo.

Vc pode ver que os lugares colonizados por ingleses e franceses que não prosperaram coincidentemente tem clima tropical ou equatorial. Na Africa, o único país de clima mais ameno, a África do Sul é justamente o que está numa condição melhor.

Em compensação EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia ficaram com um padrão excelente de vida e por coincidência tem clima frio ou ameno. Mesmo no caso da Austrália que é mais quente a grande maioria da população só mora abaixo da linha do trópico de Capricórnio.

Isso tem relação com o fato de que as nações colonizadoras possuíam o mesmo tipo de clima dessas colônias que mais se desenvolveram. Era muito mais fácil ingleses ou franceses adaptarem-se ao clima da America do Norte do que que ao clima das regiões tropicais.


Aí fica a pergunta, será que o brasileiro levaria seu país mais a sério se tivéssemos um clima mais rigoroso?

Levando em conta o que eu disse acima, é bem provável que sim, já que o quadro social tenderia a ser outro.


Mas falamos tanto na questão de desenvolvimento, que as vezes esquecemos de ver apenas como as pessoas se sentem morando em determinado país. A Colômbia, por exemplo, tem um indíce de felicidade surpreendente, maior do que o de muitos países desenvolvidos. E o Brasil também não vai tão mal nesse quesito.

Afinal, o que mais importa não é conseguir ser mais feliz?
 
Isso tem relação com o fato de que as nações colonizadoras possuíam o mesmo tipo de clima dessas colônias que mais se desenvolveram. Era muito mais fácil ingleses ou franceses adaptarem-se ao clima da America do Norte do que que ao clima das regiões tropicais.
Disse tudo, Feanor. Não é curioso ... é um fato q se explica justamente por causa disso. O homem é quem fez as nações o q elas são e não a natureza.
 
Gente.... Isso não tem a ver com adaptação... afinal, quereno ou não, portugueses, ingleses, franceses, etc... todos acabaram morando aqui... Não importa se sentindo mais ou menos dificuldade... isso se resolveria facilmente de uma geração pra outra.

A questão colonial se resume ao que a terra tinha a oferecer na época... As regiões tropicais supriam melhor de produtos (mais variedade) do que as regiões ditas temperadas...

É aquela velha história de povoamento vs. exploração... esse é o fator imperativo aqui, muito mais do que uma questão antropológica.

E me desculpem, mas é MUITO risível qualquer colocação do tipo "o Brasil seria melhor se não tivesse expulsado os holandeses e franceses".

Qualquer potencia da época tinha interesse puramente comercial aqui, nenhuma estava disposta a investir em povoamento, tal qual as famosas 13 colônias.

Ou seja, é um exagero dizer que Nassau iria se tornar o herói brasileiro e assim por diante.
 
Sim, Lord, isso também.

Mas não isenta o clima como causa. Se as regiões tropicais supriam melhores produtos, também era por causa do clima. Mesmo a questão do Brasil ter sido colonizado por europeus, do mesmo modo como os países temperados, não desdiz totalemente esse fato. Não quero puxar a sardinha para o Sul, mas é sabido que no Brasil, considera-se os estados do Sul como aqueles com maior qualidade de vida. Não possuem os mesmos índices econômicos do Sudeste, mas a qualidade de vida está acima. E qual o motivo? O Sul demorou mais a ser colonizado do que regiões como o Nordeste e o prório Sudeste, e não tornou-se uma colônia de exploração ao passo das demais. Talvez esse não fosse o objetivo inicial, mas o Sul acabou por tornar-se mais uma colônia de povoamento mesmo. Analisando, é fácil perceber que as etnias predominantes no Sul são as européias, ao passo que nas demais regiões a variabilidade é maior, e considerando que europeus são acostumados ao clima temperado, entende-se que eles tiverma uma predileção óbvia pelo sul ao escolherem sua morada. o clima teve sim sua influência.
 
Ah, não importa o orgulho ou vergonha.

O que me importa é deixar o meu pedaço do mundo menos baguçado do que quando cheguei aqui. (apesar de que eu tenho tendência a bagunçar que é uma maravilha... mas tentar nao vou parar)

Aí quem sabe meus filhos e netos tenham algo a dizer sobre orgulho. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo