• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil tem 1º parque para observação de astros da América Latina

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Observação astros

Imagem: Samir Mansur e Camila Becker/Reprodução

Vira e mexe divulgamos aqui no Gizmodo Brasil os eventos astronômicos esperados para cada mês. Os textos costumam ser acompanhados das mesmas dicas: busque sempre por campos abertos e sem poluição luminosa para melhorar a observação.
A tarefa parece um tanto ingrata. Afinal, existe mesmo algum lugar ideal no Brasil para a observação dos astros? Felizmente, a resposta é sim.

O Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, foi reconhecido no final de 2021 pelo Programa Internacional Dark Sky Places como um lugar ideal para acompanhar o céu. A inauguração das atividades noturnas ocorreu na semana passada. Confira aqui o que rolou.

Este é o primeiro Dark Sky Park da América Latina. O local foi selecionado devido a ausência total de luz artificial nos limites da unidade, o que permite a observação dos astros.

Com a classificação, o parque recebe a missão de substituir toda a iluminação existente em suas instalações externas por lâmpadas compatíveis com o céu escuro, além do uso de soluções sustentáveis.

O parque carioca completou 52 anos de existência em 2022. Ele possui 22.400 hectares de área de Mata Atlântica que abrigam 82 espécies de mamíferos, 494 de aves, 56 de répteis, 73 de anfíbios e mais de mil tipos de plantas.

Além de ser um ótimo lugar para observar as estrelas, o parque também é reconhecido pela BirdLife International como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area) — uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de aves.

O Parque Estadual do Desengano está localizado no município de Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro. Você pode saber detalhes sobre visitação e pesquisa no local clicando neste link.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo