• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil Reprovado

Eu não acho que seja por aí. É fato que governantes tendem a evitar grandes projetos quando eles mesmos não poderão colher os louros, mas no caso da educação eu acho que a coisa para no básico ainda: ninguém tem idéia de como melhorar.

Exato. Não há (e nem é criado) um projeto que mude a educação brasileira para melhor. Existe muita crítica, mas muitas poucas pessoas estão realmente trabalhando para melhorar isso.

No final das contas acho que o problema nem é "não ter biblioteca", mas não saber utilizá-la, ou, ainda mais, não saber valorizá-la. Lá no Lourdão lembro que minha professora de português da quarta série sempre pegava uma aula inteira dela para ficarmos lendo na biblioteca e, se quiséssemos, poderíamos emprestar livros para levar para casa.

Era uma atividade legal, prazeirosa. E não sei se pela falta da obrigação da prova ou de obrigação de título a ser lido, no final das contas todo mundo ia lá para ler, nem que fosse o Anedotinhas do Bichinho da Maçã. Acho que falta esse tipo de coisa.

E, infelizmente, é o tipo da coisa que a disciplina de literatura deveria fazer mas não faz. Há um certo estigma em cima de literatura de que ela deve ensinar muito mais os estilos de escrita do que outra coisa, tanto que é imposto aos alunos que eles devem ler as obras. A minha idéia para literatura, é colocar a disciplina desde a 1ª série e ir desenvolvendo o tipo de livro a ser lido. Assim, quando chegar no terceiro ano e o carinha tiver que ler obras clássicas, ele já vai estar no mínimo acostumado.

Leitura não deveria ser uma coisa jogada para o aluno depois de uma determinada idade, deveria ser um gosto desenvolvido desde pequeno.
 
Dizem que os finlandeses são os melhores do mundo em educação, o povo que mais estuda, compra e lê muitos livros.

Porquê? Um dos motivos que falam é que lá neva a maior parte do ano e ao ficarem em casa sem poder se deslocarem muito devido ao mal tempo a leitura é a principal atividade. Parece algo banal, mas é verdade

O fato é que no Brasil não há motivo algum pra usar o nosso clima como motivo de desculpa. Nosso sistema educacional precisa ser revisto por completo. O tal PAC (programa de aceleração do crescimento) tinha que ter um exclusivo só pra educação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo