• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil país do Volei!?

Meriadok Malkav disse:
O handebol, por exemplo, teve um ótimo crescimento em São Paulo, no nordeste e principalmente no sul do país. Temos ótimos times no Sul do país, como o Maringá. Eles estão há bastante tempo investindo em colocar o handebol nos colégios (principalmente público) - hoje o handebol é o segundo esporte dentro dos colégios - e hoje eles estão colhendo o fruto - temos muitos jovens bons por aí.

Ainda falta uma política séria de massificação esportiva começando nas escolas desde cedo até as universidades. O que temos hoje ainda está bem longe do ideal.

Não precisa ser algo ditatorial e forçado como era feito nos países comunistas, mas algo feito de forma bem séria e planejada. A prova disso é que se um país pequeno de terceiro mundo como Cuba pode ser um dia uma potência, o Brasil se fizesse algo do tipo teria todas as condiçôes de fazer frente as potências.

No fundo a base de tudo é e sempre será a educação e se vc implanta a cultura esportiva desde cedo na escola, as chances de sucesso serão maiores.
 
o modelo americano e bem interessante, com o apoio do colegio e depois da universidade e tal... aki as universidades naum dao apoio nenhum...
 
Fingolfin disse:
Outra questão importante é que o Futebol há clubes enquanto no Vôlei só jogos da seleção tem audiencia. Não há torcida pra times de vôleis senão os frequentadores daquele clube. Prova disso é que não tem como ter um clube independente no volei, acaba sendo um time de uma empresa.

Vc torce pelo Leite Moça, Rexona ou Telemar ao invés de Vasco, Flamengo ou Corinthians. Aí o Rexona decide que Curitiba já deu oq tinha q dar e muda a cede pro Rio... e aí? Os cariocas passam a torcer pelo desodorante?

Enquanto não houver identificação com os clubes de volei ele não pode nem pensar em almejar o posto de futebol no brasil.

Concordo com tudo que vc falou. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais não dá pra assistir jogos de clubes de vôlei, os nomes dos times são bizarros, vc simplesmente não consegue se identificar com os times, acho que é isso que falta, algo que ligue o torcedor ao clube, independentemente de quem estja jogando, ou se o time perde ou ganha, assim como no futebol. Não dá pra torcer pelo Telemar, Rexona ou sei lá o q.
 
Ainda falta uma política séria de massificação esportiva começando nas escolas desde cedo até as universidades. O que temos hoje ainda está bem longe do ideal.

É exatamente disso que eu estou falando. A FBHb instalou anos atrás (mais ou menos na época que eu nasci, 15 anos atrás) o Handebol nas escolas do Brasil.

Pergunte pra alguém dez anos atrás o que era handebol e pouca gente saberia responder.

Hoje, pelo menos aqui em São Paulo (que eu sei, nas outras cidades não tenho conhecimento), a maioria dos estudantes - tanto de escolas públicas como privadas - conhecem e já, pelo menos uma vez na vida, praticaram o handebol.

Ano a ano as peneiras dos clubes ficam cada vez mais cheias. Tem cada vez mais procura pra jogar em clubes de ponta como Pinheiros, Metodista, São Caetano - só para ficar na grande São Paulo.

o modelo americano e bem interessante, com o apoio do colegio e depois da universidade e tal... aki as universidades naum dao apoio nenhum...

Isso é interessante. Mas isso de não darem apoio nenhum é exagero. O Mackensie chega a dar bolsa integral para alguns atletas que fazem faculdade lá.

Na Usp, apesar de pública, aquele que joga tem seus benefícios.

A Metodista (faculdade cujo time tem o mesmo nome) também dá bolsas a seus atletas e etc. Algumas faculdades dão bolsa sim.

Ano passado no Paulista tinha um time de colégio (público), lá de São Bernardo(não lembro agora a cidade, mas era do ABC), cuja comunidade pagava o aluguem de uma quadra, pagava o equipamento, a escola pagava o técnico e tals. Era um dos melhores times. Eles jogavam juntos desde pequenos.

Esse ano, viraram Corinthians na categoria acima. Muitos atletas foram pra seleção e tals. Ou seja, é só ter vontade! Os caras quiseram, foram atrás e conseguiram! Terminaram o campeonato em 3o! Só ficaram atrás de Metodista (campeã) e Pinheiros (vice). Não adianta achar que o governo vai fazer tudo pra você!

Mas concordo que é muito pouco e tals. São exemplos raros, mas que devem ser seguidos. Não adianta ficar esperando o Agnelo Queiroz fazer alguma coisa por você. Faça fosse mesmo. Afinal, para ser um atleta você tem que batalhar.

E concordo com o Fingolfin, o futebol é o esporte número um e acabou, não tem essa.
 
Última edição:
Dessa vez eu concordo com td q vc disse Meriadok Malkav!!!!

Em relação ao handebol, tem se tornado sim cada vez mais popular, e com certeza isso vem acontecendo em conseqüência à implantação desse esporte nas escolas a pouco mais de uma década, como vc já disse.....
Em todas as escolas q estudei, o handebol era o preferido entre as alunas (inclusive eu, que amo handebol:grinlove:), e mtos meninos tbm adoravam jogar....
Lá na faculdade, os interclasses de handebol são sempre um dos mais disputados e assistidos (o que é ótimo, já que eu faço faculdade de Educação Física, e a maioria dos esportes são disputados em interclasses, como tênis, basquete, volei, futebol, etc, etc).

Ah, tbm em relação ao incentivo ao esporte nas universidades, isso realmente tem se tornado mto comum. Os interclasses ocorrem em diversas faculdades que eu conheço, sejam eles com cursos de exatas, humanas ou biológicas, e o apoio aos atletas que disputam campeonatos é bem grande, realmente.

E só p/ finalizar, tbm acho q o futebol é e sempre será o 1º no Brasil!! E o São Paulo o melhor time de todos, hehehe...:grinlove:
 
No estado de SP, as coisas fluem melhor porque já existe uma certa estrutura e competições importantes como os Jogos Abertos do Interior que agitam o esporte no estado inteiro.

O desafio é levar isso pro resto do país. Aí a longo prazo da quantidade poderiamos extrair qualidade.
 
E o São Paulo o melhor time de todos, hehehe...

hmm..nem...já tá provado que o Corinthians é o melhor!=)

Mas isso fica entre nós, não conta nada pro Lord Sky se não ele surta..:lol:

O desafio é levar isso pro resto do país. Aí a longo prazo da quantidade poderiamos extrair qualidade.

No Sul do País também há bastante desenvolvimento esportivo. No Rio de Janeiro também...

Agora, levar o esporte para lugares que nem luz elétrica chegou é meio difícil. Por exemplo pra Amazonia e tals. Lá nem time de futebol de verdade existe.

Acho que o único lugar que realmente falta é o Nordeste. Nos outros estados, é praticamente inviável.
 
Última edição:
Eu achava que tinha um tópico geral para volei.

Mas o que acham desse episódio Brasil X Bulgaria.

Pra mim, por mais que realmente esteja escancarado o beneficio para os donos da casa, Itália, foi um tiro no próprio pé essa atitude.
Primeiro porque brasileiro já tá acostumado com isso. Já que no futebol é a coisa mais comum do mundo o time da casa cair em grupos cheio de moscas mortas e pegar uma trilha de mata-mata mais fácil.
Segundo porque essa seleção de volei era um dos unicos times que conseguia reunir a eficiencia de ser campeã com a simpatia e admiração de todos os torcedores do mundo. Com essa atitude, muitos dos admiradores de voleibol pelo mundo que torcia pelo Brasil vão passar a torcer contra. Pode passar a ser uma seleção que todos sempre torcem contra, tipo a seleção americana de basquete.
Terceiro porque passa uma imagem de insegurança total. Antes o Brasil batia no peito e apostava no próprio taco que não importava qual caminho pegasse, iria trucidar todos e ser campeão. Com essa atitude passa uma idéia que a seleção ficou com medo de cair numa chave dificil e ser eliminada. Vai tirar mais ainda do respeito esportivo que a seleção construiu durante esses anos.

Sem contar que é uma falta de respeito gigantesca com o público que comprou ingresso. No mínimo deviam ter escancarado antes que iriam fazer isso pra dar opção para as pessoas decidirem se querem ou não assistir uma partida dessas.


Brasil nos ultimos tempos tem só dado exemplos de antidesportividade. Nelsinho Piquet, Massa e agora isso.
 
Última edição:
Pois é, eu também não esperava isso do Brasil e ainda de um técnico dos mais vitoriosos do mundo em todas as modalidades da atualidade.

Provavelmente só o fez porque hoje o Brasil vive um momento de ligeira baixa, já não é mais aquela seleção quase imbatível e quis imitar o que a Alemanha costumava fazer no futebol em algumas copas, perdendo jogos para cair em grupos mais fáceis.

Vale lembrar que Cuba no feminino logo que começou a apelar pra isso perdeu rapidamente simpatia e credibilidade.
 
Pra mim, por mais que realmente esteja escancarado o beneficio para os donos da casa, Itália, foi um tiro no próprio pé essa atitude.

Foi feio mesmo, mas o favorecimento a Itália desta vez foi ridículo. Na verdade, toda a fórmula é fraca, ajuda demais a Itália.

Pode passar a ser uma seleção que todos sempre torcem contra, tipo a seleção americana de basquete.

Mas eu não torço contra seleção americana de basquete.
 
O Brasil pega a Itália nas semi-finais. Portanto, a justiça será feita. Quem perder não tem nem o direito de reclamar de nada.
 
Não tem justiça nenhuma. O Brasil ganhar da Itália não o exime de absolutamente nada, a mancha continuará lá e a culpa também.
 
Lógico que existe uma espécie de justiça, um campeonato onde um regulamento mal feito auxilia uma seleção e permite jogos serem perdidos de propósito, MERECE uma semi-final dessas. E quem perde não pode reclamar de nada. ^^
 
Eu acho que dois errados não fazem um certo =] Só diminuem o campeonato como um todo. Espero que o finalista da outra chave leve esse título
 
Infelizmente não é a primeira e nem será a ultima vez.

E só pra lembrar que na última copa do mundo tivemos um pouco disso também. Espanha e Chile fizeram um 1° tempo até então digno de 2 seleções que buscavam o 1° lugar do grupo. Já no segundo depois de ficar definido um placar que não prejudicaria nenhum dos dois, ambos ficaram quase o 2° tempo inteiro só tocando bola no meio campo só deixando o relógio correr, como se fosse algo previamente combinado, o que não deixa de ser um desrespeito pra quem pagou ingresso e esperou 4 anos pra ver um jogo da Copa do Mundo.
 
Eu acho que dois errados não fazem um certo =] Só diminuem o campeonato como um todo. Espero que o finalista da outra chave leve esse título
E eu não disse algo diferente.

Infelizmente não é a primeira e nem será a ultima vez.

E só pra lembrar que na última copa do mundo tivemos um pouco disso também. Espanha e Chile fizeram um 1° tempo até então digno de 2 seleções que buscavam o 1° lugar do grupo. Já no segundo depois de ficar definido um placar que não prejudicaria nenhum dos dois, ambos ficaram quase o 2° tempo inteiro só tocando bola no meio campo só deixando o relógio correr, como se fosse algo previamente combinado, o que não deixa de ser um desrespeito pra quem pagou ingresso e esperou 4 anos pra ver um jogo da Copa do Mundo.
Exatamente!
 
A Bulgaria já caiu. Que, apesar de ter vencido o jogo, também entrou naquela partida cheio de reservas e com pouca vontade.
Acho que o Brasil passa pelos italianos. Já que ainda temos mais técnica e os italianos tem sido fregueses.
Mas na final, se for Cuba, acho que ficariamos com o vice.
E tudo ficaria bem.

Se for a Servia, aí já acho que o Brasil leva.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo