• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil fica em 164º em ranking mundial de velocidade de internet

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Velocidade média no país é 20 vezes menor que a da Coreia do Sul.
Itapema, em Santa Catarina, tem 2ª pior conexão do mundo, diz estudo.


16-rede-300.jpg

Brasil fica em 164º em ranking de velocidade de downloads na internet. (Foto: Divulgação)

A velocidade média da conexão à internet no Brasil, de 105 kilobits por segundo, coloca o país em 164º em um ranking mundial divulgado nesta quarta-feira pela Pando Networks, empresa especializada em distribuição de arquivos digitais. A média mundial de velocidade, de 508 kbps, é cinco vezes maior que a média nacional.

O estudo levou em conta a transferência de 35 petabytes de informações digitais. Foram 27 milhões de downloads feitos por 20 milhões de computadores em 224 países e territórios. A medição foi feita entre janeiro e junho de 2011.

De acordo com o estudo, a Coreia do Sul tem a maior velocidade da internet mundial, com 2.202 kbps. Em segundo lugar estão a Romênia (1.909 kbps) e a Bulgária (1.611 kbps). A velocidade média nos Estados Unidos, que ficou em 26º no ranking mundial, é de 616 kbps.

A Pando Networks divulgou ainda um estudo mostrando a velocidade de conexão por cidades. A amostra de donwloads de cada município é pequena, mas a cidade de Itapema, em Santa Catarina, teve o segundo pior resultado em todo o mundo, com 61 kbps de velocidade média, apenas à frente de Algiers, na Argélia, que teve 56 kpbs, e pior que Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 62 kbps.

Fonte
 
Só faltou acrescentar de que é uma das mais caras, também. E não vejo, a curto prazo, o Brasil atingir o mesmo patamar de velocidades que, cá entre nós, nem imagino como seja. O problema do país ainda continua sendo o de infraestruturas, seja em matéria de cabos de fibra óptica ou estradas e rodovias.
 
Mas o Brasil é meio grande mesmo. Os EUA também não ficaram tão bem colocados pra potencia tecnologica que são.

Qual é a média apenas de São Paulo ou Rio?
 
A essa altura do campeonato eu já me contentaria muito mais se o preço fosse bem mais reduzido pra que ao menos fique compatível com o que realmente estamos pagando.
 
Última edição:
E o interessante é as empresas só serem obrigadas a fornecerem 10% do contratado, e anunciam velocidades altas (para o Brasil) para não fornecerem essa velocidade.
 
A questão da nossa velocidade e mesmo a dos EUA serem menor tem a ver com tamanho do país. É difícil ter a mesma margem de lucro com um perfil demográfico mais desconcentrado, e nesta os países do Leste Asiático levam a melhor.

Mas tem muito mais a ver com a falta de políticas públicas e, principalmente, de pressão do governo sobre as nossas operadoras, mais por má-fé que por má administração mesmo. Elas ganham com um serviço caro, ruim e sem cobertura universal, e o Estado não implementa um ambiente de negócios que torne isso inatraente.
 
Estamos longe de melhorar essa situação, mas mesmo assim fico feliz em ter me livrado da Oi! Desde que chegou a GVT aqui é só alegria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo