1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Brasil está fora do projeto da estação espacial

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por TT1, 28 Mai 2007.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutz :disgusti:


    A pior notícia desde a explosão da base espacial brasileira. Pqp, viu...
     
  2. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ou não... tem que ver os benefícios que isso traz ao Brasil em comparação com outros benefícios que esta verba pode trazer para definir quais são as prioridades do país.
     
  3. TT1

    TT1 Dilbert

    É. Talvez seja mais importante aumentar a verba de gabinete.

    Fala sério, é só deixar de construir duas estradas em Cabobró do Norte.
     
  4. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Não tenho certeza, mas acho que faz sentido o Brasil sair desse projeto. Eu não discuto que o programa espacial é importante; mas o acordo para ISS foi feito antes do acidente com o nosso foguete, naquela época havia a expectativa de que nós teríamos tecnologia para chegar ao espaço - mandaram o astronauta pro espaço pelo mesmo motivo, tudo era parte de um plano de longo prazo.

    Com a explosão do foguete, e consequente retrocesso no projeto, não sei se faria sentido investir os tais US$120 milhões, é possível que nossas possibilidades tecnológicas façam valer mais a pena pagar pra usar a estação por algum tempo. Esse dinheiro poderia, por exemplo, servir para investir em um novo foguete. No nível em que estamos, ser capaz de enviar satélites parace mais importante que ter um quarto lá em cima esperando...
     
  5. TT1

    TT1 Dilbert

    Po, mas o Brasil entrou no acordo em 1997. O nosso foguete explodiu quando? 2003...2004? Não entregamos nem uma peça sequer, em 6... 7 anos! Me parece mais falta de incentivo de pesquisa do que consequencias da explosão... :think:
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Isso é muito mau para o projecto espacial brasileiro, embora, como disseram, seja questionável se o vosso país deve ter um. A longo prazo pode trazer vários benefícios e até lucro, mas essa é uma área muito vaga, não sabe o que pode vir a acontecer com os projectos de viagens espaciais do Homem - uma coisa é certa, são gastas centenas de milhões, o que não me parece muito adequado com milhões de pessoas passando fome. Mas afinal, até os EUA têm gente nessas condições...
     
  7. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    O acidente aconteceu em 22 de agosto de 2003, mas certamente o projeto estava em andamento a pelo menos uma década.
    Eu não sei qual seria o cronograma de entrega destas peças, claro. Mas se só agora os outros integrantes decidiram fazer por si mesmos, duvido que o prazo de entrega destas peças já tenha passado muito. Num projeto como este, provavelmente eles tomara providências antes mesmo do cronograma atrasar muito.
    De qualquer maneira, coninuo achando que neste contexto mais vale pegar esse $$ e investir em um novo foguete - o q vai demorar pq os cientistas morreram, e vai ser necessario montar uma nova equipe.
     
  8. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    A notícia nem é tão ruim pelo fato de o Brasil ter sido afastado do projeto, mas pelo por quê de isso ter acontecido. O governo sempre fala que transfere dinheiro pra tecnologia aqui, investe em projetos lá, mas na hora do vamos ver, na hora de mostrar a capacidade de produzir equipadmentos de tecnologia de ponta pra todo o mundo ver, não faz nada. É assim que se estimula a ciência no país. :clap:
     
  9. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Considerando todo o contexto, acho que vc está sendo simplista.
    Até porque nada na notícia permite assumir que a construção destas peças envolvia desenvolvimento de tecnologia. podem apenas ser peças grandes e caras.
     
  10. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    A construção das peças realmente envolvia desenvolvimento de tecnologia.
    Faz algum tempo que eu li algo sobre a importação de tecnologia japonesa para termos a base da construção das peças que cabiam ao Brasil. Isso tudo para terminarmos no prazo.

    Achei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do próprio Marcos Pontes sobre essa situação ainda em 2006. Dá uma luz a mais sobre o que aconteceu até o nosso desligamento do projeto.
     
  11. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    O fato de haver corrupção não justifica qq gasto de dinheiro. Senão qq coisa pode ser explicada... melhor gastar aqui doq dar pra deputado ladrão.

    Não questiono o valor de uma pesquisa espacial não mas ela não é nem deve ser prioridade de país nenhum pois os benefícios atingidos por ela não são tão importante assim ainda mais se comparado a outros benefícios q podem ser atingidos com essa verba.

    O Brasil é um país que ainda tem inúmeros problemas e verbas como essa podem ser aplicadas em pesquisas mais importantes que gerem um benefício mais imediato seja pra saúde ou pra economia.
     
  12. Erian

    Erian Mornië Alantië

    Mais uma oportunidade perdida por nosso país.
     
  13. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Uma boa matéria, valeu pela dica :wink: Mas ainda não fala nada em tranferência de tecnologia...

    De qq maneira, eu estou fazendo meio que papel de 'advogado do diabo'. eu acho mto ruim o Brasil ter feito um acordo internacional e depois não honrá-lo; mas considero que, levando-se em conta os acontecimentos neste intervalo de tempo, o 'crime' precisa ser relativizado.
     
  14. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Muito ruim para o Brasil. De qualquer maneira, penso q por trás deste afastamento, estão causas político-comerciais mais obscuras do que se deixa transparecer.
     
  15. Omykron

    Omykron far above

    isso realmente te assustou TT1?
    porque assim, isso já era de conhecimento de quase todos. O Marcos Pontes só foi para o espaço porque PAGAMOS para ele ir, porque fazer a nossa parte no acordo, repassar dinheiro para fazer isso acontecer... governo algum faz.
     
  16. Elminster

    Elminster Usuário

    A viajem do marcos Pontes foi a maior piada brasileira que eu já vi na minha vida. Não existe mais nada ridículo que aquilo, mesmo essa retirada do Brasil não se compara. A mídia brasileira fez papel igual.

    A visão internacional sobre estes dois acontecimentos deveria causar enorme vergonha nos brasileiros. :disgusti:
     
  17. TT1

    TT1 Dilbert

    Me assustou sim! Eu sou um entusiasta do programa espacial e realmente estava por fora de todos esses acontecimentos. Só posso achar isso tudo muito triste. :|
     
  18. Omykron

    Omykron far above

    eu me envergonharia se isso não fosse tão corriqueiro. chega a ser banal como o Brasil consegue trocar os pés pelas mãos enquanto nossos super politicos gastam milhões todo ano, só para não fazerem nada e votar em aumento para si.
    infelizmente TT, parece que você estava por fora do assunto.
    a NASA já tinha avisado faz quase dois anos que se o brasil não mostrasse serviço, seriamos excluídos da ISS.
    Como já era de se esperar, nada fizemos, e fomos excluídos.
    agora só falta o lulinha querer criar um ministério para os excluídos do espaço ou tentar fazer um grupinho na ONU...
     
  19. Rise from Darkness

    Rise from Darkness NightWalker

    O fato do Brasil estar fora do projeto espacial é desalentador...

    Mas isso vem a reinterar a administração 'amadora', ineficiente, corrupta, desorganizada que temos no Brasil. Isso não surpreende que se reflita nesse campo aeroespacial:

    - Brasil dispensado do programa espacial

    - Subsequentes fracassos no programa de lançamento de foguetes nacionais.

    - Perda na concorrência da exploração das telecomunicações internacionais (ex: O grupo Bradesco pulou fora do grupo TIM porque os incentivos e administração do governo para a área não é bem gerida.

    - Caças aeronáuticos sucateados (o Brasil ainda usa os obsoletos caça americano F-05E e F-05F e caças monomotor Tucano A-29 [pensando que estamos ainda em 1945], enquanto os EUA usam o Lockheed Martin F-22 Raptor ou F-35 Joint Strike Fighter). Sem comparação...
     
  20. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A area espacial tem sua importância, mas com seguidos fracassos o Brasil HOJE não faz por merecer participar de nada nessa area. Hoje temos prioridades muito maiores e gastar dinheiro com isso tá sendo em vão.
     

Compartilhar