• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil : Definitivamente a casa da "Mãe Joana"

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Depois de:

1- Ter dado um luxuoso exílio ao ditador simpatizante do nazismo e durante longo tempo ex-presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner.

2- Abrigado e feito Ronald Biggs o assaltante do trem pagador uma verdadeira celebridade.

3- Não permitir a extradição imediata de Cesare Batistti que é um assassino já devidamente condenado e tem uma longa pena pra cumprir na Itália.

Agora o Brasil (e quem poderia fazer melhor??) se mete de "hospedar" em sua embaixadada o predidente deposto Zelaya pondo mais lenha na crise diplomática daquele país da qual não deveria ter se metido.

Realmente o Brasil é uma "mãe".. melhor lugar do mundo pra hospedar rejeitados, ladrões, assassinos, ditadores.. e tudo que há de pior da face da terra.
 
Última edição:
E sem contar que o Lula esta pregando por ai que exige a volta do presidente deposto ao poder... :think::think:
 
tens razão, é uma pouca vergonha!!!!!!

mas não vai mudar até mudarem todos os politicos ruins, pois sem homens de palavras confiáveis no poder, vira isso ae que vc citou!!!!!!

num duvido que se o Osama vier pedir umas "férias" por aqui, o Lula aceita....
 
Há pelo menos uns 5 anos que o setor de relações exteriores do Brasil me dá uma angústia. Existem posicionamentos que precisam ser difinitivos mas tem levado um tampão pra serem decididos. Assuntos como as Farc só foram declaradas como algo ruim depois de muita pressão, afinal oficialmente era só uma coisinha de nada.

No caso da América Central o posicionamento do Brasil já tinha que ter definido que só ficaria se houvesse algo como novas eleições democráticas dentro do país e retirar as equipes diplomáticas de lá como forma de proteção dos nossos cidadãos.

Mas não... Um golpe num país não é nada segundo nosso governo, vamos empurrando com a barriga, ninguém pode se ferir.

Dá um calafrio quando penso nas companhias que o presidente vem ouvindo em certos assuntos. A primeira medida que ele tinha que fazer seria investigar quem anda contando coisas improdutivas ao pé de seu ouvido. Parece até a história do rei Théoden.
 
Zelaya não é o errado na história, caso tenham se esquecido, ele foi deposto por um golpe de estado.É direito usar embaixada como refúgio, eu só não sei muito bem sobre a regulamentação, acho que isto é válido apenas para a embaixada respectiva de seu país, no caso de Zelaya, foi por aprovação do governo brasileiro.

Achei o governo brasileiro a favor de Zelaya e acredito que se ele voltasse seria melhor para Honduras, que está em um caos e vivendo um governo ditatorial, agora entrar no meio desse problema, não sei se é uma boa coisa a fazer.
 
num duvido que se o Osama vier pedir umas "férias" por aqui, o Lula aceita....

A essa altura do campeonato sinceramente não ficaria nem um pouco surpreso. Aqui pra ele seria um verdadeiro paraíso.

Zelaya não é o errado na história, caso tenham se esquecido, ele foi deposto por um golpe de estado..

O problema de Honduras é o impasse que ficou:

De um lado Zelaya quis propor um plebiscito que segundo a constituição deles é ilegal e que se fosse levado adiante ele não poderia permanecer mais no poder.

Do outro está o governo atual que se aproveitou desta "brecha legal" e sem dó e piedade o tiraram na marra, algo que tipicamente caracteriza um golpe de estado.

Se o Brasil quer ajudar a mediar diplomaticamente a situação? Ótimo, não tenha nada contra, mas desde que tivesse tido uma atitude inicial neutra e cautelosa, pois numa dessas pode sobrar pra quem nada tem a haver com a história.

Nunca é demais lembrar que historicamente a América Central nunca foi estável politicamente, vide o que já aconteceu num passado não muito distante nos vizinhos El Salvador, Nicarágua e Guatemala.
 
Última edição:
Eu não vejo o Brasil sendo a casa da Mãe Joana, eu vejo cada vez mais uma crescente persepção dos outros países com relação à posição de líder do Brasil. E não vai mais ter esse negócio de neutralidade diplomática aqui se o país quiser alcançar voos mais altos, como uma cadeira num Conselho de Segurança, por exemplo. O Brasil daqui pra frente sera "forçado" a tomar posição.

Por que o Zelaya não foi se refugiar na embaixada da Venezuela, por exemplo? Ele sabe que o Chavez é um meninão meio fanfarrão. Acho que ele viu no Brasil um país que além de ter repudiado o golpe, é moderado. E pro país, deu uma certa visibilidade essa posição.

O governo brasileiro já entrou em contato com outros, inclusive Espanha, pra mediar o diálogo, justamente porque ao abrigar o Zelaya, não se sentiu confortável em mediar tal diálogo. Nada mais natural.
 
Eu não vejo o Brasil sendo a casa da Mãe Joana, eu vejo cada vez mais uma crescente persepção dos outros países com relação à posição de líder do Brasil. E não vai mais ter esse negócio de neutralidade diplomática aqui se o país quiser alcançar voos mais altos, como uma cadeira num Conselho de Segurança, por exemplo. O Brasil daqui pra frente sera "forçado" a tomar posição.

Prefiro um trilhão de vezes ver o Brasil respeitado e líder em outras áreas muito mais importantes e prioritárias como educação, cultura e saúde e qualidade de vida como são a Islândia, Suécia, Finlândia e Canadá do que do ponto de vista militar e muito menos fazer isso por caridade e sim em troca de uma bosta de cadeira em conselho de segurança que não acrescentará nada a vida de quem é pobre ganha salário mínimo e tá pouco se lixando com isso.

Vivemos num país que prioritariamente e urgentemente precisa cuidar da sua população, ser um exemplo pros demais e por isso em muitas coisas ainda não se pode dar ao luxo de tentar resolver os problemas dos outros.
 
Última edição:
E acaba não resolvendo nada. Nem problemas externos, nem problemas internos são solucionados.

(Olá! sou novo no valinor e espero continuar bastante tempo com vocês.)
 
Respeito diplomático de fato não é algo que o Brasil nutre assim não, fato. Nã estou exatamente por dentro dessa situação com Honduras. Mas visto a quantidade de asilos politicos que o governos já concedeu a descontar as pensões astronômicas pagas aos que sofreram durante a repressão da Ditadura, posso dizer que pouco a sério levo o governo deste país.

pretendo decidir rapidamente....
algo como Europa....
mas pretendo ter bastante dinheiro e não ser obrigado a me fixar em um lugar durante muito tempo:roll:

Ou você é rico ou tem uma ideia milionária e tá escondendo o jogo atrás de um perfil da valinor! :lol:
 
A questão ética e prática do intervencionismo é uma sobre a qual eu não tenho opinião inteiramente informada. Se parece correto que se deixe cada povo decidir o seu destino, por outro lado, a delegação de poder à comunidade internacional para que a mesma legitimize governos pode ser um fator de estabilidade importante. Se acontece alguma confusão no seu país e é derrubado um governo democraticamente eleito, você vai querer que as Nações Unidas e outros orgãos pressionem pela restituição do poder. Mas, para todo o sistema funcionar, é necessário reciprocidade, e aí o seu país tem que antes se esforçar para legitimar os outros governos internacionalmente reconhecidos.
 
Respeito diplomático de fato não é algo que o Brasil nutre assim não, fato. Nã estou exatamente por dentro dessa situação com Honduras. Mas visto a quantidade de asilos politicos que o governos já concedeu a descontar as pensões astronômicas pagas aos que sofreram durante a repressão da Ditadura, posso dizer que pouco a sério levo o governo deste país.



Ou você é rico ou tem uma ideia milionária e tá escondendo o jogo atrás de um perfil da valinor! :lol:

a resposta é:
:yep:ideia milionária:yep:
:joy::joy::joy:
 
A reclamação do governo de fato de Honduras fez coro com os Estados Unidos naquele pronunciamento que pedia que o Brasil pare de se alinhar de qualquer jeito.

Penso que o problema não foi acolher o estrangeiro, mas apoiar o que o estrangeiro queria fazer em seu país e isso não se faz de qualquer jeito. Foi feito um compromisso sem antes investigar o caso de Honduras. Até a investigação ser completada (feita não apenas pelo Brasil mas também pelos órgãos internacionais) o Brasil só poderia ter oferecido asilo político e nada mais.
 
Prefiro um trilhão de vezes ver o Brasil respeitado e líder em outras áreas muito mais importantes e prioritárias como educação, cultura e saúde e qualidade de vida como são a Islândia, Suécia, Finlândia e Canadá do que do ponto de vista militar e muito menos fazer isso por caridade e sim em troca de uma bosta de cadeira em conselho de segurança que não acrescentará nada a vida de quem é pobre ganha salário mínimo e tá pouco se lixando com isso.

Vivemos num país que prioritariamente e urgentemente precisa cuidar da sua população, ser um exemplo pros demais e por isso em muitas coisas ainda não se pode dar ao luxo de tentar resolver os problemas dos outros.

:roll:

E desde quando pode-se comparar Brasil com Islândia, Suécia, Finlândia e Canadá? Olha pro contexto, o Brasil e uma das maiores economias do planeta, precisa sim ser respeitado como lider sul-americano, lutar para fortalecer a relaçao com seus vizinhos e adquirir peso especifico em tempos de acordos bilaterais diversos.

Querendo ou nao, isso implica exatamente no que o atual governo vem fazendo. E nao sou eu quem diz: http://www.relnet.com.br/blog/
 
O Brasil hoje está longe desses paises citados, mas se voltasse mais pra si e combatesse a corrupção estaria num patamar muito superior a eles.

E o interessante é que esses paises não precisaram correr atrás de liderança politica ou militar pra serem nações de elevado IDH é isso que desejo pro Brasil. o resto é pura balela.
 
Eu não acho tão errado a intervenção do Brasil no caso.
Só que dai dar proteção ao cara? Ele tomou o problema politico de outro país p/ nós!
Como se já não tivessemos bastante ¬¬'
Eu já visitei embaixadas, a do México e a da Holanda ( Deu o que fazer p/ entrar, parece prisão de segurança maxima! Me senti indo falar com o presidente do México e não com o sub-chefe da misão, mas depois que estava lá fui muito bem recebida, alias o sub chefe da missão da embaixada do méxico era incrivelmente simpatico! Deu até uma entrevista p/ mim ^^). É um clima meio tenso por lá. Imagino como deve ser p/ os brasileiros que não estão acostumados com guerras civis e golpes de estado, viver nessa situação, ele não tinha o direito de por nossos representantes numa situação de risco dessas.
Ele poderia sim intervir se quisesse, pode sim expressar sua opinião e indignação devido ao presidente do outro país, e tbm sua solidariedade.
Mas desde que isso não traga mais problemas p/ gente... Não foi muito diplomatico da parte dele fazer isso. Se ele queria tanto assim ajudar pq ele não propos uma reunião com o ONU, ou algum outro tipo de reunião que pudesse resolver de forma mais eficaz essa situação?
Quando indagaram o Obama com essa questão ele disse o seguinte: Não esperem que o EUA intervenha ou resolva tudo.
Se fosse um caso de um pais do mercosul, que é uma união onde o Brasil, creio eu, que seja a potencia, seria mais compriensivel, mas nesse caso... Qual o interesse politico do Brasil em por devolta no lugar o presidente deposto?
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo