• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil cai uma posição no Índice de Tecnologia de Informação

Brasil cai uma posição no Índice de Tecnologia de Informação

País ocupa agora a 53ª posição entre os 122 países pesquisados

João Caminoto

Confira o arquivo PDF com o ranking completo do levantamento
http://www.weforum.org/pdf/gitr/rankings2007.pdf

SÃO PAULO - O Brasil caiu do 52º para o 53º lugar no Índice de Tecnologia da Informação 2006-2007 (Networked Readiness Index) elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial.

O ranking, que integra o Relatório Global de Tecnologia de Informação, produzido desde 2001, avalia a capacidade de 122 países de aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia da informação para estimular seu crescimento econômico e competitividade internacional.

A Dinamarca saltou da terceira posição para a liderança do índice. Os demais países que compõem o grupo dos dez mais avançados em tecnologia de informação são a Suécia, Cingapura, Finlândia, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Islândia, Reino Unido e Noruega.

Entre os países "BRIC" (bloco que reúne os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China), apenas a Índia supera o Brasil, no 46º lugar. A China está na 61ª posição e a Rússia na 72ª.

Na América Latina, o Chile é o colocado de número 31. Vários países da região melhoraram suas posições no ranking em relação ao ano passado, como o México (49º), Argentina (63º) e Peru (78º ).

Inclusão digital
"Os resultados para a América Latina apontam para uma estratégia bem-sucedida de diminuição da exclusão digital quando comparada com outras regiões com o mesmo nível de desenvolvimento, como a Europa Oriental e a Ásia", disse Irene Mia, economista da Rede de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.

Segundo ela, "as estratégias tecnológicas adotadas e implementadas na região na última década e a crescente conscientização da necessidade de desenvolver infra-estruturas para o setor e oferecer acesso em grande escala estão começando a surtir efeito, possibilitando um aproveitamento muito mais efetivo na América Latina". Entretanto, observou, há ainda vários obstáculos a serem vencidos para que o potencial da região seja melhorado. "Os sistemas de educação e capacitação devem ser ampliados e ganhar mais eficiência para enfrentar os desafios de uma economia interligada e, além disso, a área de pesquisa e desenvolvimento precisa de mais investimento público e privado", disse Mia.

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/noticias/2007/mar/28/90.htm

.................................................

E o Chile cada vez se habilita mais pra ser um país do "primeiro mundo". Ele vem tendo resultados expressivos na américa latina a muito tempo e investindo em educação e tecnologia.
 
De fato a mediocridade do nosso país não para de me surpreender.

A última que li é que a Intel vai fazer uma fábrica na China, nós como sempre seremos exportadores de farelo de soja e importadores de chips, lamentável !
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo