1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Branco Neve, Vermelho Rússia (Dorota Mas?owska)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 3 Abr 2011.

1. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

Andrej Vermski, também conhecido como Forte, é um dresiarze- jovem pertencente a uma subcultura urbana da polônia pós-comunista que tem seu nome derivado da palavra ‘dres‘, que significa moletom ou jaqueta esportiva, pois usam esse tipo de roupa a todo momento. Como tal ele é violento, um tanto obtuso intelectualmente e abusa de drogas. Namora Magda- representante de outra subcultura polonesa, as solaras, garotas fúteis que tem um bronzeado artificial laranja e vestem-se, via de regra, de modo bastante vulgar.

Mas Magda termina com Forte. E assim começa o ‘Branco Neve, Vermelho Rússia’, da jovem Dorota Mas?owska- que publicou o livro com apenas 18 anos e dividiu a opinião do público e da crítica na Polônia. Alguns o viram como o livro que era esperado desde 1989, um livro que traduzisse as angústias do país depois da retomada da independência completa, e que ao mesmo tempo fosse ousado. Para outros, porém, o livro é apenas linguagem vulgar e tolices da juventude. Mas, de qualquer maneira, ninguém ficou indiferente.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Puxa, parece ser bem legal mesmo, hein Luciano?

Até que ponto dá para chamar o livro de "romance histórico" (aff, eu odeio esse termo) e até onde o livro é mais um grito de rebeldia? Tá bom, essa pergunta ficou uma m****, deixa eu reformular:

até onde esse livro consegue ser "universal" no sentido de possuir uma ressonância histórica mais ampla? Penso aqui no Kertész ao perguntar isso, não pelas possíveis discrepâncias e similitudes, mas é que mesmo tratando da história de B. no âmbito particular, o livro consegue reivindicar uma universalidade muito maior, por conseguir explorar o drama, a angústia e o desespero da situação de muita gente.

Enfim, acho que deu para entender né?[/align]

3. Haleth

Haleth Call me Bolga #CdLXI

Juro que quando vi o título, eu li "Branco de Neve" e por um segundo imaginei como seria o conto de fadas se fosse assim mesmo... :rofl: Flood off, né? Pronto, parei.

4. Luciano R. M.

Luciano R. M. vira-latas

É complicado falar sobre universalidade na obra da Dorota. Pelo menos nesse livro, ela diz muito, mas especialmente para os jovens poloneses e tchecos, quiçá os eslovacos. Tem seu alcance universal, mas acho que ele é mais literário do que político/comportamental. Os livros seguintes dela são bem mais universais do que esse- e, curiosamente, foram bem menos traduzidos.

5. imported_Maeve

imported_Maeve Usuário

Também me interessei bastante e lendo a pergunta do Lucas _Deschain lembrei do "Educação Siberiana", que não é ficção mas se aproxima de todas essas questões da juventude que vive hoje em países da ex república soviética.
    Aposto que o "Branco Neve, Vermelho Rússia" vai soar parecido, porque vamos encarar as gangues, os problemas com álcool e drogas e a violência que no fundo são sintomas da transformação pela qual aquela sociedade passa. O que fica de universal, além dos conflitos emocionais dos personagens, é a tentativa de adaptação de vários povos a uma nova realidade.
    Sou formada em História e vivo correndo atrás de livros como esse, porque mesmo sendo ficção o autor deixa transparecer certas características que eu só encontraria em pesquisas antropológicas!

6. Luciano R. M.

Luciano R. M. vira-latas

Hum... Eu não tinha pensado nessa comparação com o Educação... Mas se não me engano as coisas que o Lilin narra acontecem antes da queda do Comunismo. Acho que ele funciona num sentido contrário: a adaptação das comunidades criminais siberianas ao exílio na Moldávia, imposto pelo regime e demonstrado através dos jovens.
    De qualquer maneira, se o assunto da 'readaptação à realidade pós-soviética' te interessa, acho que você deveria dar uma olhada no livro de ensaios do Kertész, 'A Língua Exilada' e em algumas coisas do Günter Grass (em especial 'Meu Século' e 'Maus Presságios').

7. imported_Maeve

imported_Maeve Usuário

Sim Luciano, os fatos do Educação acontecem antes da queda do regime, eu só aposto (com chances de estar errada) que o clima dos dois livros vai ser parecido.
    Vou dar uma procurada no que você sugeriu, não tenho nenhum interesse especial por esse cenário, mas gosto muito quando consigo ligar o que aprendi de forma teórica com o que está acontecendo agora.

8. Luciano R. M.

Luciano R. M. vira-latas

Ah sim, o clima tem a ver mesmo- apesar de que a Dorota não se prende em nada a realidad e fica bem loucurada, mas ainda assim dá pra dizer que as coisas se assemelham.

Compartilhar