1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

BOX - The Complete History of Middle-earth

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por 4.Math, 16 Mai 2015.

  1. 4.Math

    4.Math Usuário

    Olá,
    Tenho interesse nos livros contidos no box, mas não consegui encontrar resposta para a minha dúvida:
    -Os livros contidos nesse box são complementos das histórias, ou existem contradições* entre os livros do box e os livros "oficiais"?
    *Contradições no sentido de as ideias terem se alterado nas publicações oficiais.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Tenho receio de misturar o processo de criação com o resultado final. Alguém que possua os livros (não necessariamente esse box do link) chegou a ter esse problema?

    Agradeço desde já!
     
  2. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Os livros do The History of Middle-Earth mostram o processo de criação do legendarium em suas diversas etapas, seguindo (ou tentando seguir) a linha de raciocínio de Tolkien na evolução dos contos, então, sim, você terá N versões anteriores das histórias por exemplo do Silmarillion antes da versão publicada, inclusive mesmos personagens com nomes diferentes, personagens que sumiram/apareceram depois, geografia diferente, mesmos lugares mas com nomes diferentes também e por aí vai.
    Por outro lado, você também terá acesso a conteúdo "extra" não publicado nas outras obras mas que não necessariamente podem ser considerados rejeitados pois não entram em contradição com o resto. É uma ampliação.

    Em resumo, é as duas coisas: complementos e "contradições"! :mrgreen:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Fora de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, não existe diferença clara entre "processo de criação" e "resultado final". Certos textos são tidos como "resultados finais" meramente porque foram os últimos textos escritos sobre seu assunto, mas mesmo usando esse critério a classificação não é tão imediata, e tem um quê de casualidade, afinal talvez se Tolkien tivesse vivido mais aqueles não seriam os "resultados finais", já que Tolkien não deu à sua obra uma forma final. Eu tenho a impressão, por exemplo, que
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    seja um caso desse tipo.

    O melhor a fazer é entender os escritos como compostos de fases (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é muito esclarecedor sobre o tema), mais isso não quer dizer que a última fase é o "resultado final": por exemplo, muitas histórias só aparecem em fases iniciais ou fases medianas, mas são histórias cruciais na linha temporal daquele universo; outras histórias, apesar de pertencerem a fases tardias, tem informações tão diferentes daquilo que estamos habituados, que é melhor considerá-las como uma projeto conjectural, um projeto que não foi levado para frente por Tolkien (como textos envolvendo heliocentrismo e jornada de Galadriel).
     
    Última edição: 17 Mai 2015
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. 4.Math

    4.Math Usuário

    Li inúmeras vezes os livros finais, e só de pensar que encontrei algo novo me deixou como criança em dia de natal
    Muito obrigado @Mireille e @Haran Alkarin pelas ótimas respostas!
     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar