• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Borstal Boy (Brendan Behan)

Meia Palavra

Usuário
Se existe algo que a Irlanda tem aos montes são escritores que são louvados por sua qualidade literária e que, em seu tempo, causaram controvérsia. Oscar Wilde e James Joyce são provavelmente os melhores exemplos, mas obviamente estão longe de serem os únicos.

Brandan Behan é um nome que não pode ficar de fora de uma lista um pouco mais extensa. Nascido em 1923, estudou só até os 13 anos de idade, quando largou a escola para tornar-se pintor de paredes- imitando seu pai, Stephen Behan. Sua família era composta basicamente de operários bem educados e inclinações republicanas, e ele cresceu em um ambiente que misturava grandes nomes da literatura e ativistas políticos- entre os quais seu tio Peadar Kearney, que escreveu o hino nacional irlandês.

Educado em inglês e irlandês, desde cedo teve grande contato com a literatura- quando criança seu pai lia livros de Zolà, Galsworthy e Maupassant para Brendan e os irmãos e sua mãe o levava em passeios literários pela cidade. Aos 14 anos publicou seus primeiros versos, na revista Fianna: the Voice of Young Ireland.

Essa revista pertencia ao grupo Fianna, o braço jovem do Exército Republicano Irlandês- o IRA. Nessa mesma época, Behan iria se juntar ao grupo. Aos 16 anos, em 1939, ele embarcara sozinho em sua primeira missão- ainda que não autorizada: explodir o porto de Liverpool.


CONTINUE LENDO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Parece ser bacana esse livro.
Sempre tive interesse em conhecer um pouco mais sobre a questão irlandesa, os irlandeses republicanos, o IRA e essas coisas.
Não é muito comum encontrar livros sobre esses assuntos publicados por aqui.
 
Ah, tá, agora que vi.
Puxa, eu achei que era uma edição em português. =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo