• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boromir, Merry e Pippin

Faerum

Usuário
Boromir, Merry e Pippin parecem ser os personagens mais mal desenvolvidos da trama. Até criaturas secundárias, como o Boca de Sauron tem um papel mais concreto que eles.
Sim, a morte de Boromir possibilitou a entrada do Portador e do Mago nas entranhas do poder de Gondor. E a captura dos dois hobbits por Saruman deu um rumo a caçada de Aragorn, Legolas e Gimli, mas, deveria haver algo mais.
No AdT (filme), a falta que Boromir fez (ao menos, para mim), deixa claro que personagem carismático ele era. Até parece uma punição de Tolkien por ter cobiçado o Anel.
E, sobre os outros dois hobbits, qual a razão para eles não terem o mesmo foco que Sam e Frodo? Prefiro as trapalhadas deles do que as lições de moral do Gamgi.

E, para vocês? O livro focaliza menos as açoes desses três personagens, ou é só encucação minha?
 
Todo personagem dentro da obra tem uma função especifica, nem mais honrosa, nem menos. Se mesmo o mais ínfimo dos personagesn deixasse de fazer a sua parte ou cumprir sua sina, a estoria teria se desenvolvido de uma maneira completamente diferente. E vc deixou de ver a principal importancia de cada personagem.
BOROMIR: A morte de Boromir foi providencial, se ele não tivesse morrido alí, talvez tivesse conseguido convercer Frodo à ir a Gondor, e lá, com o poder do anel já em ação a muito tempo nele, ele teria aprisionado ou matado Frodo, e pego o anel. O que os outros membros da sociedade poderiam fazer? Ele estava na sua cidade e seu pai era o regente, e eu não tenho dúvidas que o apoiaria. A morte dele salvou a demanda.
MERRY: A sua estadia em Edoras foi providencial, se ele não tivesse ficado lá, não teria cavalgado escondido junto com Éowyn e não teria a ajudado a destruir o Rei-Bruxo, e talvez ela nem conseguisse sem ele. E isso se tornaria um grande problema depois, que Gandalf ou Aragorn teriam que dar conta. Eles dariam? Ele ter ficado em Rohan salvou a demanda.
PIPPIN: A sua curiosidade foi providencial, se ele não tivesse olhado do Palantir, Sauron não teria precipitado o seu ataque, e não pensaria que o portador do anel(que ele sabaia que era um pequeno) estava indo a Gondor guerrear contra ele. E não fazendo isso ele estaria com sua atenção totalmente voltada pra sua terra e teria visto ou dado mais importancia aos dois espiões que perambulavam por lá. A curiosidade dele salvou a demanda.

Vc ainda acha que eles não estão sob os holofotes?
 
concordo com vc Shantideva. Principalmente em relacao ao Merry, pois na minha opiniao se Merry nao tivesse ido com Éowyn ela nao conseguiria destruir o Rei dos bruxospois foi merry q deu o golpe nas costas do bruxo e depois ela enfiou a espada no focinho dele (eu acho q isso é do filme mais ta valendo).
Eles sao muito importantes do jeito q foram criados.

Lady Ellwen
 
Isso que o Faerum postou eu creio que é uma visão meio deturpada por causa dos filmes. Antes dos filmes eu nunca vi nada de mais em Boromir. Mas a atuação de Sean Bean fez com que o personagem se tornasse mais interessante. Ao reler SdA, eu, desde o primeiro momento em que Boromir dá as caras, já o via com outros olhos. E quando ele morre ficou aquela sensação de "caraca, mas ele tinha mesmo que morrer?". Mas não creio que ele tenha um foco pequeno na obra. Ele aparece o tanto que deveria aparecer. Legolas e Gimli tem uma participação igual ou até menor que Boromir, até o momento da morte do filho de Denethor.

Já Merry e Pippin, esses não tem como dizer que foram "deixados de lado". No filme eles são bem mais palhaços que no livro. E no livro temos os momentos de Merry em Edoras e em Pellenor. Temos os momentos de Pippin em Minas Tirith. E temos ambos com Barbárvore em Fangorn. Não creio que lhes foi dada menor atenção. Aliás, eu acho as cenas de Merry e Pippin no livro muito melhores que as de Sam e Frodo.
 
eu concordo co os 2.. e tb..q um dos papeis de boromir foi mostrar a todos..q mesmo um homem honrado e orgulhoso poderia ceder ao poder do anel... pra mim mesmo antes de assitir ao filme boromir era um dos meus personagens preferidos..ateh q eu li o silma.. ae..lah tem vaaaaaarios q eu curto.eauiheaiuhe mas no sda..c certeza boromir eh um dos preferidos..isso justifica meu avatar!! =p
 
Shantideva disse tudo!! Mas há algo mais a acrescentar!! ;D
Eu acho que sua visão foi "mesclada" com a visão do filme. Já que no primeiro livro em si Legolas tem menos participação do que Boromir. Até mesmo Arwen não participa diretamente de quase nada no livro, se não me engano ela fala apenas uma vez e quase não aparece!! E não é por isso que ela deixa de ser uma personagem importante!
 
E também não se deve confunfir 'desenvolvimento de personagem' com o papel dos mesmos na trama. Com relação ao desenvolvimento, se for considerar o momento que os quatro partem juntos do Condado até o momento do retorno, dá para se dizer que por tudo que viram e/ou fizeram, Merry e Pippin cresceram muito. Não só literalmente :dente:
 
Shantideva disse:
BOROMIR: A morte de Boromir foi providencial, se ele não tivesse morrido alí, talvez tivesse conseguido convercer Frodo à ir a Gondor, e lá, com o poder do anel já em ação a muito tempo nele, ele teria aprisionado ou matado Frodo, e pego o anel. O que os outros membros da sociedade poderiam fazer? Ele estava na sua cidade e seu pai era o regente, e eu não tenho dúvidas que o apoiaria. A morte dele salvou a demanda.
Não tenho muita certeza disso Shantideva. :)

Vale lembrar que Aragorn estava junto com eles na comitiva e ele era o verdadeiro herdeiro do trono de Gondor. Visto tais circunstâncias creio que ele interviria no caso, assim se apresentando como Rei e não deixando que tais atitudes de Boromir fossem concretizadas.

Frodo também tinha a posse do Anel, ele poderia muito bem escapar das tropas de Boromir em Gondor usando o poder dele. Claro que não seria fácil, mas não podemos discartar tal possibilidade.

Quanto aos outros personagens eu concordo com vocês, Merry e Pippin não são deixados de lado em momento algum no livro, eu adoro a parte em que eles ficam junto com os Ents. Vale lembrar que todos na Comitiva tiveram seu papel importante na destruição do Anel.
 
nao podemos esquecer as varias atitudes de merry e pipin,tais como como ajudaram frodo a fugir do condado sem q todos percebecem ou como eles foram importantes na 1º vezes q frodo fugira do mazgul mostrando a eles a balsa que cruzava o brandevin,ou o episodio do entbate dentre outras.... sao coisas q acontecem isoladamente porem tem muito valor para a sociedade do anel...
 
lord_guardian disse:
Não tenho muita certeza disso Shantideva. :)

Vale lembrar que Aragorn estava junto com eles na comitiva e ele era o verdadeiro herdeiro do trono de Gondor. Visto tais circunstâncias creio que ele interviria no caso, assim se apresentando como Rei e não deixando que tais atitudes de Boromir fossem concretizadas.

Sei lá Lord...vc acha que nas tais circunstâncias era só Aragorn chegar lá e dizer que era o rei e pronto? Será que Denethor se curvaria diante dele e o aceitaria como rei?
 
com certeza naum shantideva....o poder quando é dado a quem naum lhe é de direito sobelhe à cabeça...... denethor nao cederia a aragorn nem a pau,tanto é que se jogou,preferiu a morte a ver o retorno do rei...
 
Shantideva disse:
Sei lá Lord...vc acha que nas tais circunstâncias era só Aragorn chegar lá e dizer que era o rei e pronto? Será que Denethor se curvaria diante dele e o aceitaria como rei?
Bom Denethor concerteza iria fazer de tudo para Aragorn não entrar na cidadela, já que ele sabia que Aragorn era o herdeiro de direito. Claro que ele chegando lá e reivindicando o trono de cara não seria muito lógico, eles teriam sim muitos problemas, mas assim que o povo de Gondor ficasse sabendo que o verdadeiro dono do trono havia voltado eles passariam para o lado de Aragorn.

Não tem como saber qual seria a reação de Denethor essa hora, talvez se matasse ou atacaria na fúria Aragorn ou se curvaria perante o Rei, mas suas ordens deixariam de existir e assim Frodo poderia sair ileso da situação.
 
eu gosto mais das partes do filme que se referem a merry e pippin do que as de frodo e sam mas nao acho que teria como aragorn revindicar o trono com denethor ainda vivo denethor jamais deixaria umoutro rei governar ele atearia fogo na cidade inteira mas nao deixaria de governar gondor o anel se fosse para gondor estaria perdido assim como se fosse para qualquer lugar que nao fosse a montanha da perdissao voces acham que a terra media nao seria destruida se o anel nao fosse destruido imaginem que denethor se aposse do anel ele jamais levaria o anel a mordor a nao ser com os nazgul o levando assim mesmo poderia acontecer se o anel ficasse no condado ou com gandalf,rohan,saruman tenho minhas duvidas do que acontesseria se o anel ficasse com tom bombadil mas que chegaria sauron nao a duvidas saurom pode ter demorado ao para se reerguer depos de perder o anel mas nao ia dar chance alguma de o ane ficar em algum lugar que nao fosse a sua mao por isso acho que a morte de boromir foi muito importante
 
Para mim Boromir foi tratado exatamente como deveria. Com importancia, pois nenhum personagem da sociedade do anel seria relevante. Para mim, Boromir deixou aquela impressao de um homem de Gondor, de raças misturadas, nao mais da linhagem pura de Aragorn [que, ao contrario, era sabio e experiente]. Boromir foi à Valfenda pois os rumores de que a ruína de Isildur havia voltado eram grandes e, Denethor, por ser um homem esperto [acho que ateh mais q Boromir], previra que aquilo deveria ser um sinal que o Anel iria para Gondor. Porem, o papel de Boromir tambem foi mto importante para mostrar que nem sempre os que sao fortes, honrados e bons na batalha tem o coraçao puro o suficiente para resistirem à tentaçao que o próprio Anel impunha. Com Faramir, por exemplo, mostrou o coraçao de um jovem que estava predestinado para ser o verdadeiro regente, diferente do pai e do irmao. Nao creio q possa se subestimar a morte dele.

Quanto à Merry e Pippin, eles tem tanta importancia quanto qualquer outro membro. Muita coisa dependeu deles! Como os Ents teriam enfrentado Isengard e Saruman se nao fosse pela conversa que Barbárvore teve com os dois pequenos?? Sem contar nas partes posteriores, em que Merry "ajuda a matar", literalmente, o Rei Bruxo e Pippin fica encarregado de cuidar do pequeno heroi apos as batalhas de Pelennor. Todos eles tiveram papeis essenciais, e, sem eles, a historia era outra!!
 
O papel de Boromir no conselho de Elrond foi muito significativo, ele ter ido pra Valfenda pelos boatos da ruina de Isildur e pelo seu sonho e de seu irmão, não acho que o papel de Boromir, de Mery e de Pippin tenha sido menor do que dos outros.
 
Acho que o destaque de Boromir e os hobbits parece ser pequeno porque eles raramente falam no livro. Especialmente o filho de Denethor, que quase sempre só reclama ou "aconselha" e é muito menos expressivo que o irmão, embora provavelmente Tolkien desejasse reforçar as diferenças entre os dois.

De qualquer forma, eles aparecem tanto quanto ou até mais que Legolas e Gimli, e são bem mais importantes que os dois para o andamento da história, como o Shantideva mostrou. E o crescimento dos hobbits fica muito claro, especialmente no capítulo que eu mais gosto, "O Expurgo do Condado".
 
lord_guardian disse:
Bom Denethor concerteza iria fazer de tudo para Aragorn não entrar na cidadela, já que ele sabia que Aragorn era o herdeiro de direito. Claro que ele chegando lá e reivindicando o trono de cara não seria muito lógico, eles teriam sim muitos problemas, mas assim que o povo de Gondor ficasse sabendo que o verdadeiro dono do trono havia voltado eles passariam para o lado de Aragorn.

Também não acredito em uma transmissão tranqüila do cargo de regente, da parte de Denethor. Só relembrando uma de suas falas, com o Palantir nas mãos: "Mesmo que a reivindicação dele se mostrasse autêntica, ainda assim ele apenas pertence á linhagem de Isildur. Não me curvaria diante desse sujeito, o último representante de uma casa destruida, há muito tempo desprovida de realeza e dignidade."

Fica notório que ele considerava a linhagem real como algo decadente, que já não subia ao trono por gerações. Seu orgulho e sua loucura o afastaram de seu propósito enquanto regente. Não sei como o povo poderia passar, em meio a uma grande crise e diante da recusa do regente, para o lado de Aragorn. Gondor já havia passado por uma reinvindicação frustrada no passado, em tempo de guerra, como eles avaliariam as "credenciais" de Aragorn? Acredito que a fala de Ioreth ("As mãos do rei são as mãos de um curador, e dessa forma o verdadeiro rei será conhecido.") tiveram um grande peso na aceitação de Aragorn como rei de Gondor.

Ah, sim, também não considero que os personagens não tenham sido explorados da forma conveniente. Todos cumpriram com seu papel na demanda. Sem Pippin e Merry, muita coisa não teria ocorrido (ou pelo menos, não da mesma forma e no momento tão crucial). Boromir, apesar de não resistir à tentação do Um, também se recuperou de uma forma digna ao tentar salvar os hobbits. Seu papel foi cumprido, os 8 não poderiam penetrar em Mordor sem serem vistos e a divisão da sociedade ocorreu em um momento, digamos, providencial :)

P.S.: Larissa Arwen, em todo o seu texto só existem 2 vírgulas, onde menos fariam falta para o entendimento, dada a falta de pontuação :( Pontuar o texto é essencial para que os outros entendam o que falamos... Geralmente, são os "sinaizinhos" que ficam bem próximos à tecla "Shift" da direita, acima da barra de espaços :-)
 
Última edição:
Eu acho que amaior importância de Pippin e Merry, pelo menos no 3º filme, é a de relatar os fatos ocorridos em Gondor e Rohan, antes e durante a Guerra, afinal, seria mais coplicado relatar a tenção em Minas Tirith antes da batalha sem um personagem conhecido para ser os nossos "olhos", por assim dizer.
Enquanto a Boromir, eu acho que ele representa bem a "queda dos mortais pealo poder".
 
Ah! Sem contar um lance mto importante q eu havia esquecido: toda a historia do livro eh contada do ponto de vista dos proprios hobbits. Ora, todas as "anotaçoes colhidas posteriormente" vieram das anotaçoes que Pippin, Merry, Frodo e Sam fizeram qdo tudo havia se estabilizado. E, sem eles, certamente a historia nao teria tantos pontos de vista =]
 
Faerum disse:
Boromir, Merry e Pippin parecem ser os personagens mais mal desenvolvidos da trama.


Tá brincanco né?
Boromir é a personagem mais rica do livro, é a única que tem uma história, pai, irmão, como que é este relacionamento. O que Denethor espera dele, o que Faramir sente a respeito do irmão...

Qual outra personagem possui tanta informação? Nenhuma.

Quanto a Merry e Pippin são tão rasos quanto os outros, disso não discordo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo