• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bora jogar RPG online em 2014 - (Não é PBF)

Ranza

Macaco
Lambda Lambda Lambda


Não sei se todos aqui sabem, mas meu passatempo favorito é RPG e esse ano estou disposto a jogar mais, mas como todos sabem, arrumar jogadores é difícil por causa do tempo necessário e de espaço para marcar encontros e tal, afinal todos temos o que fazer (Vida adulta, fazer o que ne?).

Mas como este é um obstáculo comum a rpgistas do munto todo várias soluções foram criadas para que possamos continuar a desfrutar desses jogos tão prazerosos. Um deles e o que eu mais gosto, são as mesas virtuais, onde você marca com seus companheiros, todos acessam um programa que simula uma mesa, e é um jogo nesse estilo que venho propor aqui, então vamos lá.


Sistema

Para começar, nada melhor do que falar do sistema não é? E quando se joga em mesas virtuais, existem duas regras que ajuda bastante a não tornar o jogo monótono: Todos os participantes saberem as regras muito bem ou usar um sistema simples. O primeiro é muito bom para grupos já formados, onde as pessoas conhecem o estilo de jogo um do outro e do mestre, já aqui eu proponho a segunda opção.

O sistema é o Dungeon World, que é simples, dinâmico e muito divertido. O jogo não tem muitas regras, e quase tudo pode ser resolvido por simples 2d6, o dá fluidez as sessões deixando os jogos mais falados e interpretativos ou seja, perfeito pra quem joga online.


Todas as regras podem ser encontradas de forma resumidas neste site, de forma gratuita ou pra quem se interessar o livro pode ser adquirido em inglês ou português pela internet.

No SRD, quem quiser jogar precisa ler apenas dois capítulos que é o Playing the Game e o Character Creation, e dar uma passada de olho nas classes.

A campanha

Eu ultimamente venho adotando uma forma diferente de mestrar, ao invés de apresentar um tema pra aventura e desenvolver em cima daquilo, ou deixo que os jogadores se reúnam e criem um objetivo principal, e com base nesse objetivo ou vou desenvolvendo as situações. Costumo a falar pouquíssimos nãos ou jogadores, fazendo com que eles sejam os roteiristas da aventuras e pra mim o papel de diretor. Esta liberdade já me rendeu campanhas muito divertidas onde os jogadores criaram situações que eu jamais iria pensar o que foi muito bom.

Estilo e cenário
Dungeon World é um RPG de fantasia medieval onde dragões voam livremente, magos enfrentam as leis naturais, ogros atacam vilas e honrados cavaleiros lutam batalhas épicas, e é assim que será o jogo. A fantasia medieval é de longe um dos meus temas favoritos e praticamente a única forma que eu conheço de mestrar RPG. E o cenário perfeito para isso é o DragonLance, que foi feito para AD&D e D&D, mas pode muito bem ser adaptado para qualquer sistema. A aventura irá acontecer na Age of Despair, algumas centenas antes da War of the Lace que foi a primeira trilogia de Tracy Hickman e Margaret Weis. Nos links você poderá aprender bastante sobre o cenário que é muito rico.

Numero de jogadores
Nesta parte eu quero inovar um pouco, pois adoro fazer experimentos com RPG :D.
A ideia é começar com 2 jogadores que serão os protagonistas, e com o tempo mais jogadores serão adicionados de acordo com a necessidade, e esses serão chamados de mercenários. A ideia e ser algo parecido com a Torre Negra de Stephen King, onde Roland tinha um objetivo que é encontrar a Torre Negra, e ao longo vai adquirindo ajuda mas sem nunca se desviar de seu objetivo, todos os que o cercam devem ajuda-lo a alcançar a torre ou sair de sua vida.

Os Protagonistas
Existirão dois destes no jogo e eles devem seguir as seguintes premissas.

  • Eles devem ter seus passados conectados, podem ser irmão, amigos de infância, frequentaram a mesma escola, tanto faz.
  • O background deve ser criado em conjunto pela dupla, e nesse background deve explicar qual o objetivo principal (O gatilho da aventura) e o por que ele é a coisa mais importante de suas vidas, ou algo que vocês estejam dispostos a sacrificar suas vidas.

Classes
Em Dungeon Wolrd duas pessoas não podem jogar com a mesma classe, então vocês devem escolher classes diferentes e elas tem que ter algum link com o background de vocês. Um paladino pode muito bem se aventurar com um ladino, desde que tenha um bom motivo e suas ações não vá contra seus princípios.

Raças
Vocês podem escolher qualquer raça que sua classe permitir, porém para que duas pessoas joguem com raças diferentes, tem que ter uma boa explicação, afinal por que um elfo de mais de 400 anos teria um objetivo em comum como um ser humano?

Os Mercenários
Os protagonistas são apenas dois e DragonLance é um lugar perigosos e traiçoeiro, para alcançar o objeto de suas vidas, eles terão que lutar contra monstros, entrar em antigos templos cheios de armadilhas, se aventurar por florestas escuras e lidar com poderes malignos. Os mercenários estão aí para ajudar aqueles que necessitam, lógico em troca de algo. Talvez alguém precisa de um guia, uma cura, uma benção, até mesmo de um guarda costas, tudo isso pode ser adquirido com uma certa quantia de dinheiro, ou um favor.
Estes mercenários são os coadjuvantes da história, aqueles personagem que não apenas compões um filme, mas fazem com que ele aconteça, elem podem entrar e sair, ou ir até o final, tudo depende de seus próprios objetivos, e neste jogo eles podem ser NPCs ou jogadores reais, tudo depende da disposição ^^.
Os jogadores que forem mercenários tem que estar disposto a jogar com o que vier, afinal o personagem vai depender do que os protagonistas vão precisar:

  • A classe e a raça vai ser definido de acordo com a necessidade da aventura
  • Nome, background e todos os detalhes vão estar por conta de quem for representa-lo, e terá liberdade para criar qualquer característica que achar necessário
  • A negociação será feita entre os jogadores, e não precisa ser feita in-game, pode usar o fórum, facebook, telefone ou até sinal de fumaça. Esta negociação será um objetivo (o serviço que será prestado), e a recompensa (pode ser ouro, parte de tudo o que for recolhido durante o contrato, um favor e etc.)
  • Um contrato falso será criado com o serviço a ser feito e com a recompensa final.
  • Após o fim do contrato, cabe aos jogadores (tanto os protagonistas como os mercenários) decidirem se ele continua a aventura ou não.
Morte
“A morte não é o fim, apenas um nov começo” Gandalf

Meus caros, em Dungeon World e em minhas aventuras, a morte não é encarada como o fim de um personagem, apenas um caminho diferente. Existem varias pessoas que podem te ajudar, mas o caminho é apenas um, viajar até os portões das almas que separam os mundos. Não é fácil, mas quem deseja algo profundamente sempre consegue.

Quando morre em uma aventura minha, a aventura continua, mas os personagens são separados. Um terá que se aventurar pelo mundo dos mortos e barganhar com a senhora que guarda todas as almas uma viagem até os portões de suas terras, porém tais portões só podem ser abertos de um de seus lados, e não é o lado em que o falecido está. E paralemente os que estão vivos terão que através as terras mais ermas e percorrer os misteriosos caminhos até o escondido portão das almas, e não apenas isso, ele tem que ter a “chave” para abri-lo. Além de todas essas dificuldades, os dois lados tem que arrumar um jeito de se comunicar para que ambos possam estar no lugar certo, na hora certa. Não preciso dizer que tudo tem um custo preciso? Tanto pra quem ta vivo, quanto pra quem ta morto.

Sessões

Freqüência e duração

Eu gosto muito de sessões de 15 em 15 dias com duração em média de 2 horas, as sessões podem ser marcadas pelo próprio programa

Ferramenta
Para jogar, vamos usar o Roll20 que é uma mesa virtual incrível que permite gerenciar toda a campanha e não necessita de download, pois é um site =D. Esta ferramenta alem de ter tabuleiro com várias interações, roladores de dados, fichas e tudo mais que um rpg precisa, ele tem video conferencia de boa qualidade e suporte ao googlehangouts. Totalmente grátis.

Caso a qualidade de ligação não fique tão boa pelo Roll20, podemos usa-lo apenas como mesa e fazer a conferencia via Skype ^^




Bem galera, tentei colocar o máximo possível aqui, estive pensando nisto nos últimos dias, mas preferi deixar virar o ano e passar todas as festas para postar. Quem tiver vontade de participar é só deixar no nome aqui no post colocando protagonista ou mercenário, gostaria de começar na segunda quinzena, pois ai terei tempo de reler coisas sobre o cenário e ficar preparado.

As inscrições serão por ordem de postagem e terão 5 vagas, dois para protagonista e 3 para mercenários

p.s relevem os erros de português, não conferi nada.



Protagonista
Captain Beyond

Mercenários


A confirmar

Shmul
 
Última edição:
Boa iniciativa.

Não conheço o sistema, portanto vou ler sobre e procurar assimilá-lo.

Por enquanto não tenho tempo para voltar a me dedicar à uma mesa com a profundidade e o compromisso necessário, quem sabem em uma próxima oportunidade.
 
Não conheço DragonLance e nem este sistema, porém gostaria de me candidatar.

Porém, antes de me candidatar eu gostaria de saber os dias da semana que você tem disponibilidade e pretende jogar.

Adianto que finais de semana são complicados para eu jogar.
 
Opa. Eu sou parceiro, só que estou bem ocupado até dia 20 de janeiro, depois disso tá tranquilo.
Já vou começar a ler para entender o sistema. :)
 
Supostamente eu posso durante a semana após as 11 horas, o problema é que eu acordo cedo pra trabalhar.
Sendo uma vez a cada quinze dias e não estendendo muito além das 2 horas de jogo propostas inicialmente... eu poderia fazer esse esforço!
Vou pensar com mais calma e em breve lhe darei uma resposta!
 
Após as 23:00 horas é muito tarde pra mim.
Como já havia dito, meus horários disponíveis seriam segunda e quarta das 19:00 até as 23:00 h.
Comecei recentemente a jogar em uma campanha pelo Roll20 as terças-feiras. Infelizmente não sei se vai durar muito... o mestre tá praticamente lendo a campanha pronta =(
 
Campanha pronta é muito bom se bem conduzida.

Quanto ao horário é uma pena, em fevereiro começa a faculdade e esse horario estarei estudando, por isso só posso apos as 23.

Domingo a noite não rola não? Normalmente nignuém faz nada nos domingos s noite.
 
Olá sou novo aqui no forum. Gostaria de saber se vcs ja estão jogando. Se estiver com vaga gostaria de participar. Nunca joguei esse sistema, e nem estou familiarizado com o cenário, mas tenho experiência com rpg em geral principalmente DnD (3.5 e 4 ed). Aguardo uma resposta!
 
E ai, ainda não começamos, mas já está na hora, você pode participar sim.
Só entrar em contato com o capitão e a gente marca um horário para os preparativos da campanha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo