• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bombadil/Um anel/Frodo

Skywalker

Great Old One
Nas minhas relidas da Sociedade do Anel apareceu uma pulga atrás da minha orelha.....o portador do anel nunca dá ou empresta seu precioso de bom grado, mas quando bombadil pediu pra dar uma olhada nele, o Frodo só falou "toma".... estranho, né?

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
É??? nem me lembro direito...mas talvez o anel ainda nao tivesse exercido sua força sobre frodo. Lembre se que os efeitos do anel eram lentos, progressivos e cumulativos...Iam "prendendo" o portador aos poucos. Ou talvez Bombadill tivesse algum poder de anular o poder do anel quando estivesse por perto, mesmo o anel estando com ,outro (ja sabemos que no proprio bombadil o anel nao "funcionava").

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Mas o Um já exercia o poder sobre o Frodo sim.........

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Tanto já exercia que um pouco depois disso, talvez 1 mês depois desse encontro, quando os hobbits chegam a Valfenda, Frodo quase briga com Bilbo por causa do um anel.

Agora sobre a questão eu tenho uma teoria, só do que eu conheço a respeito do mala do Tom, não está baseada em nada além das minhas idéias. Aí vai.

Nós temos explicação do próprio Tolkien, que o anel não tinha influências sobre Tom Bombadil, pq ele simplesmente não tinha interesse em possuir nada (q não fosse a gatíssima Fruda d´Ouro) e a essência do anel era a dominação.
Frodo, que já estava influênciado pelo anel, tanto que em Moria ele foi o primeiro a perceber que alguém (gollum) estava seguindo a comitiva pois suas percepções estavam aguçadas, também teve a capacidade de perceber isso, que o interesse de Tom não era na posse e sim na arte de criação. Por isso na minha opinião o anel não surtiu efeito sobre Tom, e Frodo não teve medo de entregar o anel a ele, pq o próprio anel que influenciava Frodo não tinha o efeito de dominação sobre Tom.

Bom.. meio confuso né, mas espero que tenha dado para entender.

Abraços

"Não gosto de metade de vocês como deveria, mas gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Sercelda
 
Até uma parte de seu comentário está certo, mas no livro SOCIDADE, para mim, fica claro que Tom usou uma espécie de COMANDO para que Frodo lhe entregasse o Anel prontamente, tanto que no livro fala: "para sua própria surpresa se viu entregando o Anel para Bombadil...", além do que Frodo contou vários "segredos"para Tom, pois Tom sabia fazer as perguntas certas, provavelmente, COMANDOS "subliminares".

"Bom.. meio confuso né, mas espero que tenha dado para entender."

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Sei lá....muitos que aparentemente não possuem desejo algum são pegos de surpresa desejando o anel......

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Sei lá....muitos que aparentemente não possuem desejo algum são pegos de surpresa desejando o anel......

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
É, eu concordo com o Bombadil!

Talvez Tom tivesse um poder de controle sobre quase todas as coisas da Terra-Media assim como podia controlar a sua floresta cantando! Como ele disse, ele sabia a canção certa para cada coisa!

Alguem algum dia já sugeriu q Tom poderia ser a alma da propria Canção feita por Eru e seus "amigos"(não seie screver o nome deles)?

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
quote:
É, eu concordo com o Bombadil!

Talvez Tom tivesse um poder de controle sobre quase todas as coisas da Terra-Media assim como podia controlar a sua floresta cantando! Como ele disse, ele sabia a canção certa para cada coisa!

Alguem algum dia já sugeriu q Tom poderia ser a alma da propria Canção feita por Eru e seus "amigos"(não seie screver o nome deles)?

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"


Teoria Bem interessante essa que o bombardil ser a alma da cançao da musica que criou tudo, principalmente quando examinando a fundo ele normalmente fala rimado e con cantigas. (Quem sabe talvez ele não tenha sido uma das intervenções do Eru na criação do mundo)

"Vamos pra Valinor"
 
Será que Tom BOmbadil é a encarnação da música dos Anuir?

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Essa foi a hipotese q eu levantei!
SErá q isso seria possivel no universo de Tolkien?
Cade os grandes estudiosos para questionarem essa ideia?

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
eu naum sou nenhum expert em tolkien, mas soh pra dar minha opinião vamus lá...
reencarnação existe, como se pode ver no caso Glorfindel, mas Tom ser encarnação da musica dos ainur, naum sei (talvez o Deriel e outros que ja leram todos History of Middle Earth podem exclarecer esta duvida, com alguma sitação do q Christopher achava)...
Tom Bombadil era um boneco do filho de Tolkien e com base nele, tolkien começou a inventar historias para seu filho sobre o boneco, originando mais tarde "as aventuras de Tom Bombadil... qdo tolkien começou a escrever o SdA( achando que seria uma simples continuação de o Hobbit), talvez ele achasse que ele iria ter um papel importante futuramente... mas depois colocou este mistério, para dar mais sabor a história...
pra mim Bombadil, eh Bombadil... naum se encaixa em nada, eh ele...e tb eh o unico personagem neutro na história, demonstrando talvez que ele estivesse acima de qualquer poder, sendo simples e adorando as coisa simples da vida...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Bom, é difícil falar.

P/ falar se foi comando ou não, a gente deveria saber a natureza de Tom, e isso ninguém pode afirmar e nem o Tolkien quiz falar.

Mas se pensar bem, talvez o anel naum tivesse poder dentro das terras de Tom, já q estas estavam sobre o poder dele, e ele naum era influenciado pelo anel.
 
Hoje me bateu uma dúvida sobre o um anel e Bilbo, como aqui estão falando do um anel / tom bombadill.

No livro o Tolkien deixa transparecer que a longeividade do Bilbo (bem conservado - praticamente inalterado) se devia ao um anel.

Como o anel exercia esse efeito no bilbo, se ele não usava o anel frequentemente, simplesmente o carregava em uma correntinha!

Isso quer dizer que se o Sauron estivesse na mesma sala que o frodo ele poderia controlar o anel sem o possuir?

"Vamos pra Valinor"
 
Eu acho que o Bilbo usava o anel muitas vezes, como vcs sabem que ele naum usava frequentemente??e pra mim o anel tinha vontade propria e todas as criaturas do mal podiam senti-lo por perto quando ele estivesse sendo usado...e qnt ao frodo ter aguçado os seus sentidos e ter sentido que o gollum estava seguindo eles eu acho que foi mais por causa do ataques dos Nazgul que deixaram alguma sequela nele.

"Viva todos os dias da sua vida como se fosse o ultimo, um dia vc acerta."
 
O Bilbo nao tinha q ter medo de usar o anel, pois ele nao sabia q era o Um...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Aliás, o aspecto mais interessante em ler SDA antes do Hobbit é justamente a maneira displicente como Bilbo usa o Um... Se ele soubesse o poder que tinha nas mãos...

Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
E para mim a explicação sobre Bombadill é a dada pela Fruta D’Ouro: “Ele é.”. Não creio que Tolkien tenha imaginado alguma origem ou relevância para Bombadill, apenas colocou-o lá para deixar a todos com essa pulga bisonha atrás da orelha... ele quis apenas pregar uma peça, pessoal... não tentem entender Bombadillo, apenas o amem, pois ele é o melhor!
E como diria o filósofo Heráclito: “O Ser é e o não Ser não é”, e isso diz tudo...

E tenho dito!


Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
quote:
Aliás, o aspecto mais interessante em ler SDA antes do Hobbit é justamente a maneira displicente como Bilbo usa o Um... Se ele soubesse o poder que tinha nas mãos...

Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador


Minha dúvida continua, pois Frodo não usa o anel e continua jovem enquanto o possui. Outro aspecto relevante a se ressaltar é o fato de Bilbo ter envelhecido bastante quando ficou sem o anel e o gollum viveu mais 70 anos sem o anel e esbanjava vitalidade em SdA

"Vamos pra Valinor"

Edited by - Leo_CE on 13 November 2001 09:01:08
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo