1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bombadil, Rowlling e Riddle.

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Vilya, 30 Set 2010.

?

Coincidência, inspiração ou o que?

  1. Coincidência

    33,3%
  2. Inspiração

    44,4%
  3. Outra coisa (esclarecer no post)

    22,2%
  1. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Teria J.K. Rowling (Hary Poter) se inspirado no tão discutido enigma de Tom Bombadil para batizar Voldemort?

    Deixe-me ser preciso.

    Como Tom bombadil é um dos maiores enigmas da obra de Tolkien é comum a referência (em inglês) "The riddle of Tom Bombadil", já o nome de Voldemort é Tom Riddle.

    Vocês sabem se, ou acham que, a semelhança entre "riddle of Tom" e "Tom Riddle" é mera coincidência?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Nat

    Nat Usuário

    Vc se refere ao fato de "Tom Riddle" poder ser uma referência enigma do Bombadill (um personagem misterioso), que ela usou para dar vida a outro personagem enigmático na série dela? Nunca tinha pensado nisso antes. Acho que foi uma coincidência de palavras, principalmente se a gente considerar a tradução de riddle no português, adivinha, enigma...
     
  3. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Não havia pensado nisso mas admito que pode ser inspiração sim! Aliás, achei interessante a idéia =D
     
  4. Luz do leste

    Luz do leste Usuário

    Pode ser, e pode não ser...
     
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Essa é a melhor resposta e a mais objetiva, pode ser buscar chifre em cabeça de cavalo, pelo em ovo, só perguntando a ela, ou pode até ser inconsciente.
     
  6. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Rapaz. Assunto delicado esse. Eu falaria numa boa, ainda mais depois de estar podre de rico, que tinha me inspirado em Tom porque adoro Tolkien...blá blá blá.

    Vendo a coisa assim fica dificil achar que não, Mas sei lá as vezes nem ela percebeu que veio a inspiração dai.
     
  7. Indu

    Indu MANDALORIAN

    Ponto de vista interessante, mas ouso dizer que foi uma infeliz coincidência.
    Até por que o nome de Voldemort tem outro significado segundo JK afirma na Câmara Secreta, o nome é um anagrama (é isso?).
    Porém vendo por um outro lado, poderia sim ser inspirado para criar o nome do personagem não suas características.
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Parece mais coincidência mesmo. Tom Marvolo Riddle é escrito com as mesmas letras de "I Am Lord Voldemort", creio que foi mais pra "dar certo" esse trocadilho com as letras.
     
  9. Kyra

    Kyra I am Jack's smirking revenge.

    Acho que nem com a droga mais pesada eu ia fazer uma associação dessa... o_O
     
  10. lisseminte

    lisseminte Nox!

    Seria um tanto improvável Rowling ter criado Tom Riddle pensando em Tom Bombadil. Os dois personagens são muito diferentes, veja só: Tom Riddle seria depois o maior lorde das trevas que o mundo bruxo que já conheceu. Apesar de sua história ser inicialmente cercada de mistérios, no decorrer da trama ela vai sendo revelada, sem falar que sua crueldade fora dos limites e a dimensão de seus poderes é bem conhecida, desde o início da saga.

    O mesmo não podemos falar de Tom Bombadil: apesar de sabermos que não pode haver nada de duvidoso no seu caráter (ele até não é afetado pelo Um), quase nada sabemos sobre ele. Até onde seus poderes alcançariam? Que criatura que ele é? Valar, Maiar ou o próprio Eru? Ou apenas um espiríto das florestas? Mais caracteristícas deste personagem são sempre um enigma e ele nunca foi revelado no decorrer da trama da mesma forma que Voldemort foi totalmente.

    Então, acredito não tenha passado nada no tipo da cabeça de Rowling com o uso da palavra "Riddle" no sobrenome trouxa de Voldemort. Não há como estabelecer relações mais profundas sobre isso.
     

Compartilhar