• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bombadil, Rowlling e Riddle.

• Criador do tópico Criador do tópico Vilya
  • Data de Criação Data de Criação

Coincidência, inspiração ou o que?

• Total de votantes
    9

Vilya

Pai curuja, marido apaixonado
Teria J.K. Rowling (Hary Poter) se inspirado no tão discutido enigma de Tom Bombadil para batizar Voldemort?

Deixe-me ser preciso.

Como Tom bombadil é um dos maiores enigmas da obra de Tolkien é comum a referência (em inglês) "The riddle of Tom Bombadil", já o nome de Voldemort é Tom Riddle.

Vocês sabem se, ou acham que, a semelhança entre "riddle of Tom" e "Tom Riddle" é mera coincidência?

Vc se refere ao fato de "Tom Riddle" poder ser uma referência enigma do Bombadill (um personagem misterioso), que ela usou para dar vida a outro personagem enigmático na série dela? Nunca tinha pensado nisso antes. Acho que foi uma coincidência de palavras, principalmente se a gente considerar a tradução de riddle no português, adivinha, enigma...

Não havia pensado nisso mas admito que pode ser inspiração sim! Aliás, achei interessante a idéia =D

Como Tom bombadil é um dos maiores enigmas da obra de Tolkien é comum a referência (em inglês) "The riddle of Tom Bombadil", já o nome de Voldemort é Tom Riddle.

Vocês sabem se, ou acham que, a semelhança entre "riddle of Tom" e "Tom Riddle" é mera coincidência?

Rapaz. Assunto delicado esse. Eu falaria numa boa, ainda mais depois de estar podre de rico, que tinha me inspirado em Tom porque adoro Tolkien...blá blá blá.

Vendo a coisa assim fica dificil achar que não, Mas sei lá as vezes nem ela percebeu que veio a inspiração dai.

Ponto de vista interessante, mas ouso dizer que foi uma infeliz coincidência.
Até por que o nome de Voldemort tem outro significado segundo JK afirma na Câmara Secreta, o nome é um anagrama (é isso?).
Porém vendo por um outro lado, poderia sim ser inspirado para criar o nome do personagem não suas características.

Parece mais coincidência mesmo. Tom Marvolo Riddle é escrito com as mesmas letras de "I Am Lord Voldemort", creio que foi mais pra "dar certo" esse trocadilho com as letras.

Acho que nem com a droga mais pesada eu ia fazer uma associação dessa... O.o

Seria um tanto improvável Rowling ter criado Tom Riddle pensando em Tom Bombadil. Os dois personagens são muito diferentes, veja só: Tom Riddle seria depois o maior lorde das trevas que o mundo bruxo que já conheceu. Apesar de sua história ser inicialmente cercada de mistérios, no decorrer da trama ela vai sendo revelada, sem falar que sua crueldade fora dos limites e a dimensão de seus poderes é bem conhecida, desde o início da saga.

O mesmo não podemos falar de Tom Bombadil: apesar de sabermos que não pode haver nada de duvidoso no seu caráter (ele até não é afetado pelo Um), quase nada sabemos sobre ele. Até onde seus poderes alcançariam? Que criatura que ele é? Valar, Maiar ou o próprio Eru? Ou apenas um espiríto das florestas? Mais caracteristícas deste personagem são sempre um enigma e ele nunca foi revelado no decorrer da trama da mesma forma que Voldemort foi totalmente.

Então, acredito não tenha passado nada no tipo da cabeça de Rowling com o uso da palavra "Riddle" no sobrenome trouxa de Voldemort. Não há como estabelecer relações mais profundas sobre isso.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back