• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bombadil ou Eru??

Perfeito, acrescentaria só uma coisa: Tolkien dizia que não as fez intencionalmente, ou seja, ele não pensava em como adaptar sua história a Bíblia, Edda ou o que quer que seja. Mas sem dúvida, como bem explicado por Aracáno, elas existem e são muitas.

Parabéns pelo ótimo post Aracáno!
 
meu, é o mesmo q hércules e zeus, entende?
das criaturas do mundo, Bombadil é o mais poderoso, mas nao mais q Eru.
 
Não spellcaster, está confundindo alguns conceitos, mas não se preocupe.
A questão mitológica de Tolkien (o que de fato são suas obras, uma reelaboração do mito europeu) perpassa caminhos já antes "navegados" por mitos antigos, clássicos.
Hércules é um semideus, uma divindade "menor" (colocando de forma simplista), o que nos remeteria às obras uma personagem como Sauron. Enquanto Zeus, ele está longe de ser um Deus Criador, os gregos não possuem esse conceito. Eles admitem um Deus demiurgo, que usa da matéria (pré-existente) e "projeta" o Mundo, um Deus "arquiteto", "construtor", mas não Criador. Entende? Por essa razões não podemos comparar Eru e Tom a Zeus e um semideus, simplesmente por serem conceitos antitéticos.
Tolkien está claramente imbuído dos ideais cristãos, apesar de perpassar os pagãos de mesma forma, porém Eru, é uma divindade criadora, não "projetista", e Tom, esse sim é uma grande incógnita, que apenas tento entender nos respaldos sociais, e das mentalidades que envolvem a obra.

Abraços. =]
 
Correto, neste aspecto. Desta forma, Zeus seria melhor equiparado com Manwë, este sim, o projetista, governador e construtor do mundo criado por Eru. Correto?
 
Exato, mas entendemos a colocação de spellcaster, e como disse, não se preocupe amigo spell, apenas achei necessário pontuar certos conceitos.

Abraços. =]
 
A lista negra a que se referiram num post lá atrás chama-se GLiND (a Grande Lista Negra de Discussões), onde podemos encontrar os temas de Asas de Balrog e Quem é Tom Bombadil.

Apesar de lá estarem, é impossível que evitemos falar deles, pois o desconhecido é delicioso para nós, seres humanos, por mais que saibamos que não haja explicação possível para essas questões.
 
Bem colocado, não somente nos delicia, como nos completa enquanto pensadores, se não há o que problematizar, então, ou fomos induzidos ao "falso consenso", ou estamos aceitando passivamente uma ideologia social, que nos faz sermos estritamente "imutáveis"; qualquer um dos casos nos leva a ingenuidade, e não à construção do conhecimento.

Abraços.
 
Olá Istimo,

Minha colocação foi posicionada apenas na estada Fisica .Meu forte definitivamente não está nos assuntos filosóficos.Mas não discordo do seu ponto de vista muito mais profundo,digamos, que o meu.

Arcano,mais uma vez uma aula.
:amem:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo