1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bombadil mais uma vez...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por GaLaDr|eL, 26 Ago 2004.

  1. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    Sabemos que ele foi o cara e ja discutimos mtas coisas sobre ele...
    mas uma pergunta eu acho que nunca foi feita: "O que aconteceu a ele após a queda de Sauron?" tem relato? se nao tiver...falem o que voces acham.....
     
  2. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Olha se tem relato, eu acho que não..mas acredito que ele deve ter continuado tranquilo na sua casinha da floresta velha com seu ponei e fruta d'ouro, afinal ele não gostava muito de se envolver não é???
     
  3. Foi para a Montanha da Perdição e fez uma meia super poderosa pra ele e se tornou Sauron Bauglir :lol: zuera acredita em mim não, acho que ele fez isso mesmo que o parceiro ai disse :wink:
     
  4. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    q imaginação....
    rsrsrsrsrs :lol:
     
  5. Smaug

    Smaug Cacho

    Baseando-me que ele foi o primeiro habitante de Arda, isso é, ele "nasceu" junto com ela, já estava ali desde os primeiros tempos, a queda de Sauron não interferiu nada em Tom, pois ele mal sabia da existência de Sauron, tanto que ele pegou o Anel e ficou brincando com ele, não dava a mínima para o que aquilo poderia fazer ou mudar em Arda.

    Tom nasceu e morreu junto com Arda acredito eu, pois como ele surgiu junto com ela, ele "morreu" junto com ela. Sauron foi apenas mais um fato que desenrolou-se em Arda e nada interferiu em Tom, pelo menos diretamente, pois indiretamente pelas mudanças do mundo...
     
  6. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Que ele não sabia sabia de Sauron, acho qeu ele sabia muito bem, mas na verdade ele não se importava, ou o achava pequeno d+, apenas mais uma passagem da TM. Mas quanto ele ter nascido junto com Arda, isso pode ser. Ele pode ter um designio que apenas Eru conheça, e ser instrumento apenas da mente deste e da parte deste na canção, justamente aquela parte que não foi revelada aos Ainur.
     
  7. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Muito pelo contrário, eu acho que ele estava bem ciente da existência de Sauron, apenas não compreendia aquilo que ele queria fazer, e achava tudo aquilo estupidamente engraçado. Ele era um tipo de mentalidade diferente, alegre e feliz. Não se importava com coisas daquele género. Talvez mesmo só quando ele começasse a ver as suas florestas destruídas é que tomaria noção de que tinha de fazer algo. Mas ai já não dava. Ou talvez ele se achasse mesmo pequeno demais. E se pensarem bem, o que é que ele poderia fazer? Lutar contra os exércitos de Sauron? Ele não conseguiria fazer isso, para já ele nem sabia lutar, depois maldade daquele género era algo que ele não conhecia. O único género de maldade que ele conhecia era aquele que as árvores tinham, ou o rancor no coração dos homens. O sentido de "quero destruír tudo!!!" do Sauron era algo que ele não compreendia, e talvez fosse mesmo por isso que ele não se queria meter. Ele tava lá, na vida dele, sem chatear ninguém, quase invisível, num terreno sem interesse. Também duvido que Sauron desse muita atenção.
     
  8. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    A verdade é que Bombadil é um enigma, inclusive sua personalidade, e a não ser que C. Tolkien resolva publicar mais alguma obra ou escrito obscuro sobre esse tão curioso personagem.
     
  9. Mith

    Mith This server is too busy!

    Tomara que o C. Tolkien tenha alguma coisa mesmo, pois as discussões de Bombadil sempre acabam em enigmas mais que triplicados. :|
     
  10. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Duvido que ele tenha, caso contrário deveria ter publicado nos Contos Inacabados. Mas era bom que tivesse mesmo. Talvez esteja a pensar publicar um novo livro ao género do Contos Inacabados com mais material que ele ainda tenha guardado. Também temos de nos lembrar que a maior parte do material que Tolkien deixou é ilegível ou são simples notas na maoir parte dos casos sem sentido. É pena.
     
  11. Smaug

    Smaug Cacho

    Se alguém entendeu que eu quis dizer que Tom não conhecia Sauron pode ter se enganado, ou eu não expliquei direito.

    Poisé, eu quis dizer isso. Tom conhecia Sauron, evidente. Mas como Tom tinha a cabeça no lugar e não tinha sentimentos de maldade no nosso ponto de vista, ele nem se interessava para o que Sauron fazia, pois para Tom aquelas guerras que Sauron fazia e destruições era mais uma coisa ruim e muito diferente de seu mundo (Tom).

    Vejam Bem:
    Se Tom fosse um terapeuta para drogados e tivesse que curar Sauron, um drogado muito difícil de se tentar curar, logicamente Tom faria a mesma coisa que fez em relação ao Frodo, quando este usou o Anel para "fugir": diria que era para Sauron tentar se manter normal, e voltar ao mundo bom.

    Tom seria em nosso mundo real de hoje a pessoa mais bondosa que conhecemos, um tipo de Zilda Arns ou melhor: o Papa. Mas como assim ? Bem, o Papa perdoa as pessoas que fazem mal e tal, ele perdoou até o cara que tentou assassiná-lo. Tom Bombadil só iria ficar mesmo triste quando visse que sua floresta fosse destruída, sendo assim quando ele visse que não conseguiu curar Sauron e fosse tudo em vão.
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One


    Nem o Tolkien sabia o que o Tom B. era. Numa das cartas ele falou que toda história tem um enigma, e o Tom B. era o enigma da dele.[

    E o que aconteceu com o Tom B. depois da queda do Sauron? Nada. Ele continuou vivendo a vidinha pacata dele como sempre viveu.
     
  13. Metz

    Metz ...

    O Tom sempre existiu mas nunca interferiu de forma importante em nada desde a criação do mundo como todos nós sabemos. Sauron e o anel não eram tão importantes para ele, pq ele já havia visto muita coisa pior que aquilo.
    Após a queda do Sauron ele deve ter continuado em sua casinha com a Fruta-d'Ouro, mantendo a floresta até que Eru invoque a ele alguma missão, ele nunca esteve nem aí pra nada pq Eru nunca mandou ele fazer nada (a não ser que ele seja uma forma terrena de Eru) e enquanto não ocorrer nada ele vai ficar lá até o fim do Mundo.
     
  14. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Pois, Tom Bombadil foi "inventado" aqssim do nada por Tolkien, pelo que nem ele lhe atribuiu um papel mesmo. É apenas uma personagem de que ele gostou, e pronto, até porque depois de tanto tempo de especulações, se derrepente aparecesse um manuscrito de Tolkien com a resposta dele sobre o que Tom era podiamos até ficar desiludidos.
     
  15. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Na verdade Tom B. não foi "inventado" do nada. Foi baseado num boneco do Christopher, assim como o Roverandom foi baseado num cachorro de brinquedo do Michael.
     
  16. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Mas será que o unico designio de Tom Bombadil era salvar os Hobbits da Floresta velha e das criaturas tumulares, Tolkien não teria será escrito mais algumas paginas sobre um passado para ele ou algo assim?
     
  17. Smaug

    Smaug Cacho

    Na Duvendor>>Biografias>>Tom Bombadil é contado que Tom é simplesmente um ser em Arda que representa a felicidade livre de ambição e sentimentos ruins. Tolkien não deixaria atoa ele sem raça, portanto Tom é único, ele não precia de raça, pois ele é a felicidade.
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Pois, exactamente isso que eu queria dizer. Quando disse criado á toa não queria dizer que ele não tivesse origem em algo, apenas que foi uma personagem que se formou assim de repente na cabela de Tolkien, sem nenhum pensamento prévio, numa questão de alguns minutos. Tolkien achou engraçado e decidiu inseri-lo na obra, foi assim. À toa.
     
  19. Smaug

    Smaug Cacho

    Isso esta certo e mais um pouco: não foi exatamente à toa que Tolkien colocou porque achou engraçado, mas porque, assim como o Roverandom, ele queria alegrar seu filho CT.
     
  20. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Na verdade, na mesma carta, o Tolkien fala que só colocou o Tom B. no SdA porque queria que os Hobbits tivessem alguma aventura antes de chegar a Bri.
     

Compartilhar