• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[BOMBA] Kazaa considerado ilegal

Demon Wizard disse:
Pode até ser.
Mas duvido que isso pegue.
Pode ser que funcione.
O problema da pirataria é bem maior do que imaginamos. e, no final das contas, a culpa dela ser tão intensa no Brasil é justamente por causa do Estado.
Para aqueles que não sabem, do preço total de um CD, 60% do valor total é só impostos pagos ao governo. Os outros 405 é dividido entre gravadora, revendedor, é artista. Na realidade, o artísta está ganhando cada vez menos no Brasil, justamente porque como a portentagem de ganho que ele tem por Cd é muito pequena, e os "fãs" de hoje só pensam em "comprar pirata e fazer download". Por isso que muitos interpretes nacionais estão fazendo turnês mundiais. Não é porque eles querem o mundo todo, é porque lá fora eles podem vender melhor (porque só o original é que vale alguma coisa para o interprete) e a taxa de pirataria é bem menor... :tsc:

Na minha opinião, o Kazaa é um grande responsável desse quadro todo(junto com o governo que não ajuda merda nenhuma), pois foi ele que trouxe a "revolução" no sentido download e compartilhamento.
Há 5 anos atrás os CD's piratas eram só prensados e talz... Hoje, qualquer mané sai por aí vendendo CD pitata com uma midiazinha barata e furreca... Tudo graças à maravinha do compartilhamento P2P.

Eu não vou dizer que nunca usei, logicamente, mais já não uso Kazaa e derivados já tem bem ums 3 anos... :think:

Com certeza, comprar material original é beeemmm melhor, ainda me lembro do dia que comprei os 2 CD's de Avantasia!!! :grinlove:
 
Bowser disse:
A diferença existe, mas eu não conheço um p2p que não seja largamente, se não exclusivamente, usado para pirataria.

O BitTorrent. Quer dizer, muita pirataria é trocada através dele, mas ele também é largamente utilizado para download de arquivos (legais) grandes, por ser mais conveniente que por um arquivo de 600Mb num servidor e todo mundo baixar de lá.

Por exemplo, eu vi um anúncio de um jogo MMORPG no fórum, e quando fui ver a página tinha um link para download do jogo (download legal, que fique claro) por meio do BitTorrent, já que era um arquivo de mais de 400Mb. Imagens de CDs de distribuições Linux também são mais facilmente baixadas como Torrents.

****

Mas, mesmo que o BitTorrent também seja usado muito para baixar coisas ilegais, e mesmo que outras redes seja usadas praticamente só para isso, não consigo não me perguntar se vão proibir a venda de martelos e chaves de fenda pois eles podem ser usados para matar pessoas.

****

Além disso, pelo que sei o Kazaa tem alguma espécie de servidor central, que pode ser forçado a ser fechado (como já fizeram com o Napster e o Audiogallaxy), mas outros não. O e-mule que é o que mais uso, tem vários servidores e em princípio qualquer um pode criar o seu servidor. Acho que o gnutella funciona de maneira parecida. Eles podem fechar os "meta-servidores" que facilitam a localização dos servidores, mas sempre alguém pode colocar uma página online com os endereços. Só vai dificultar um pouco. Já o BitTorrent seria ainda mais difícil de fechar, pois cada arquivo trocado na rede tem o seu arquivo torrent com informações sobre quem consultar para baixar. Nada centralizado.

****

E para finalizar, as pessoas que se importam com os direitos autorais (gravadoras, estúdios de filmes, etc) estão com o foco errado. Tentar impedir os programas p2p vai ter tanto sucesso quanto a lei seca que tentaram implantar nos EUA lá pelos anos 20, 30 (a época do Al Capone). Sempre vão dar um jeito de contornar. Se fecharem todas as redes atuais, alguém inventa uma nova, que funciona por mais algum tempo. Aí podem fechar essa, e surge outra...

É necessário fazer com que as redes não sejam mais tão atrativas, simplesmente. No caso de músicas, tem que fazer algo nos moldes do iTunes: você compra as músicas que quer, sem restrições, podendo pegar uma música de cada álbum se quiser, podendo misturar artistas, se quiser, e paga um preço baixo por música. Não é a toa que o iTunes teve um sucesso bem razoável. O caminho é esse, não é fácil, e vai significar mudanças radicais no sistema atual. Mas o sistema atual não tem muito futuro; o mínimo que vai ter que acontecer é reduzirem os preços, como já comentaram.

Ou bater de porta em porta verificando se há arquivos piratas no computador de todos os cidadãos.
 
Cildraemoth disse:
Ou bater de porta em porta verificando se há arquivos piratas no computador de todos os cidadãos.
O que é a coisa mais insana que poderiam fazer... :obiggraz:
 
Tipo, eu não vejo nada de mais no Kazaa ser ilegal, eu vou continuar usando...
quanto a P2P que eu saiba só apareceu nessa nova versão dele, antes não tinha...
 
Felagund disse:
Tipo, eu não vejo nada de mais no Kazaa ser ilegal, eu vou continuar usando...
quanto a P2P que eu saiba só apareceu nessa nova versão dele, antes não tinha...
Como assim não tinha?!? :think:
 
É o Lord, ele só pode estar brincando.

Eu acho :lol:


Enfim, muitas pessoas fazem o maior alarde e acham que vai ser o fim do mundo por causa de uma coisa dessas.
Talvez amanhã o Kazaa seja proibido como foi o Napster. Mas sempre surge um substituto.
 
Se eu estiver errado me corrijam, mas até o governo dos EUA já fez pressão sobre o Brasil por causa de produtos falsificados. O que quando for passado para a área da internet pode até causar alguns problemas, mas nada que não possa ser contornado como o Cildraemoth disse. Sempre vai haver um novo trambique para cobrir o que foi destruído. Por isso eu não tenho nenhum temor que esses programas irão acabar em breve, a única coisa chata seria se a indústria da música começasse a criar bugs e coisas do tipo.
 
Felagund disse:
Tipo, eu não vejo nada de mais no Kazaa ser ilegal, eu vou continuar usando...
quanto a P2P que eu saiba só apareceu nessa nova versão dele, antes não tinha...

Posso estar falando uma tremenda besteira, mas essa sua frase nao fez o menor sentido.
É como alguem dizer que o Windows nao tinha SO antes da nova versao, o que é ilogico e bem, idiota.
 
Felagund, isso é mesmo que dizer o que nosso amigo ombudsman, bem como, de forma contrária, falar o que me falaram nessa semana que o Windows tem XP...:?

E olhem, na minha concepção mais correta possível, qualquer programa P2P no qual ninguém para por absolutamente nada é ilegal. A Austrália apenas fez algo que poucos países tem culhões para fazer. Penso que se querem diminuir bastante a pirataria, um dos focos deveriam de ser programas P2P. Mas isso envolve tantas outras coisas que deveriam de ser trabalhadas em conjunto.

Esse negócio de proibição de programas de compartilhamento gratuito de arquivos pode soar contraditório. A mídia em geral incentiva o uso desses programas, sites de downloads também, de forma direta e indireta. Isso é um outro problema com relação proibição desses programas como Souseek, WinMX, Kazaa, Emule e tantos outros.

EM suma, tem-se um baita pepino quando o assunto é proibição e oficialização de que programas P2P são ilegais em certos países.
 
É mesmo...
Quero só ver o que os Australianos vão fazer pra controlar o uso.
 
Só fechando o servidor como fizeram com o Napster. Porque eles não vão ir de casa em casa verificando quem tem e desinstalando. Eles podem até impedir sites australianos de ter o programa para download mas nada poderão fazer com sites não australianos. No máximo estes vão ter uma mensagem dizendo: "O uso desse software é ilegal na Austrália", parecida com aquela mensagem em programas que usavam criptografia forte e que só podiam ser baixados nos EUA. E, mesmo que impedissem em todo o mundo, isso só afetaria sites grandes tipo download.com, sempre ia ter um site pequeno e amador com o download.
 
Impedir servidores austrálianos não vai adiantar nada, já que a internet não diferencia muito velocidade de download. E para quem tem uma conexão boa(ou seja, grande parte dos usuários de pcs), não vai fazer diferença fazer um download de um servidor da Ásia, América, Europa, etc...
Sem falar que o grande forte de programas p2p nem são os servidores do programa, mais sim a comunidade que os usa.

E, afinal, não existe possibilidade de se bloquear os downloads, visto que uma pessoa não baixa um filme, por exemplo, de uma pessoa só. Esses programas pegam fragmentos isolados de vários usuários ao mesmo tempo. Não tem como um sistema, por maior que seja o porte dele, verificar que especificados fragmentos de um arquivo estão se dirigindo para uma máquina só. Porque, na realidade, eu poderia alegar que estava baixando um monte de traillers do filme que queria...

Ou seja, impedir o uso, ainda não é possível... :tsc:
 
Pois é, eis o grande pepino que os governos e tantas pessoas tem nas mãos! A solução pode parecer óbvia, mas não ém até porque se fosse não teríamos mais problremas com pirataria.
 
Alucard disse:
Impedir servidores austrálianos não vai adiantar nada, já que a internet não diferencia muito velocidade de download.
Lenda urbana.

Afeta e MUITO. você tem latencia nos pacotes.
Eu baixando de um servidor no brasil consigo ter picos de até 72kb/s.
um servidor na europa, eu consigo picos de no máximo 60kb/s.
e quanto mais longe, menor a tacha.


Alucard disse:
E para quem tem uma conexão boa(ou seja, grande parte dos usuários de pcs), não vai fazer diferença fazer um download de um servidor da Ásia, América, Europa, etc...
outra lenda.
Boa parte ainda usa DIAL.

Alucard disse:
Sem falar que o grande forte de programas p2p nem são os servidores do programa, mais sim a comunidade que os usa.
ai tem a diferença de latencia dos feeders x destino (no caso, você).

Alucard disse:
E, afinal, não existe possibilidade de se bloquear os downloads, visto que uma pessoa não baixa um filme, por exemplo, de uma pessoa só. Esses programas pegam fragmentos isolados de vários usuários ao mesmo tempo. Não tem como um sistema, por maior que seja o porte dele, verificar que especificados fragmentos de um arquivo estão se dirigindo para uma máquina só. Porque, na realidade, eu poderia alegar que estava baixando um monte de traillers do filme que queria...

Ou seja, impedir o uso, ainda não é possível... :tsc:
e é ai que mora o pepino
como proibir o programa?:hanhan:
 
Omykron disse:
Lenda urbana.

Afeta e MUITO. você tem latencia nos pacotes.
Eu baixando de um servidor no brasil consigo ter picos de até 72kb/s.
um servidor na europa, eu consigo picos de no máximo 60kb/s.
e quanto mais longe, menor a tacha.
Para mim não faz diferença nenhuma....
Quando faço atualização dos pacotes do apt/yum, a velocidade dos servidores da Alemanha se normalizam em 150kbps, já os da unicamp ficam em 120/90kbps...
Prefiro o servidor europeu... 8-)

Omykron disse:
e é ai que mora o pepino
como proibir o programa? :hanhan:
Boa porgunta... não faço a mínima idéia.... :disgusti:
 
ombudsman disse:
Posso estar falando uma tremenda besteira, mas essa sua frase nao fez o menor sentido.
É como alguem dizer que o Windows nao tinha SO antes da nova versao, o que é ilogico e bem, idiota.

Mas até 95/96, o Windows 3.x não tinha SO antes da nova versão (95) :lol:
Ele era apenas uma interface gráfica para o MS-DOS, que era realmente o SO. Apenas a partir do Win95 é que o DOS foi saindo de cena e o Windows assumiu o papel de SO (tem quem acredite nisso, fazer o quê :blah:), mal-feito, mas tem. As versões antigas nem abriam a interface gráfica por padrão (e por muito tempo, gráfico no DOS eram aplicações como o antigo MS-DOSSHELL, que era mais usado para manipular arquivos que o próprio Win3.x).

Quanto ao P2P, creio que será difícil impedir o uso. O lastimável é a pirataria, mas tem um fator também que deve ser levado em conta: ele destrói qualquer banda de rede. Na Universidade sempre temos problema com isso, e não é fácil bloquear, já que ele usa portas aleatórias para conexão. Existem filtros para firewall que vão analisar o pacote para definir o tipo e fazer um bloqueio, mas ainda não estão tão funcionais quanto eu gostaria. Esta seria a melhor forma de bloqueio, afinal, de que adiantaria o indivíduo ter o programa na máquina se os pacotes são jogados na lixeira na saída da rede? Se o governo australiano e as operadoras de telecom e backbones conseguirem uma ferramenta dessas, aí sim será efetivo.

Estou falando como adm. de rede, vocês não calculam o estrago que isso faz em um link razoável. Tem muito usuário que esquece que o número de uploads é maior que o de download e a banda vai para o espaço. Apesar do bittorrent ser muito útil para arquivos legais e maiores, particularmente eu ficaria muito feliz com uma forma efetiva de bloqueio :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo