• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bolão da Copa Libertadores da América 2007

Amarante

Campeão do Interior Paulista
Aee pessoas!

Com um pouquinho de atraso (:mrgreen:), vamos começar esse bolão!
Como de praxe, o regulamento do campeonato e do bolão (créditos ao Olórin of Lórien e ao site do Terra):

REGULAMENTO DO CAMPEONATO:

A edição de 2007 da Copa Libertadores será disputada por 38 equipes. Na primeira fase, 12 times se enfrentam em sistema de mata-mata. Os ganhadores avançam à segunda fase. A partir de então, os 32 clubes serão divididos em oito grupos.

Classificam-se para as oitavas-de-final os dois primeiros colocados de cada grupo. Caso haja igualdade de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:

1º Saldo de gols
2º Gols a favor
3º Maior número de gols fora de casa
4º Sorteio

Para as oitavas-de-final, o time de melhor campanha entre os primeiros colocados enfrentará o de pior retrospecto entre os que ficaram na segunda posição em seus grupos. O segundo jogará contra o sétimo e assim sucessivamente.

Desde as oitavas-de-final até a semifinal, os gols fora de casa definirão o classificado, caso haja igualdade em pontos e saldo de gols. A disputa por pênaltis é a última forma de desempate.

Caso duas equipes da mesma federação cheguem à semifinal em lados opostos, o cruzamento irá mudar para que elas se enfrentem nessa fase, pois times do mesmo país não podem mais disputar a final.

Na decisão, se, ao final das duas partidas, as equipes empatarem em pontos e saldo de gols será disputada uma prorrogação de 30 minutos. Caso a igualdade persista, o campeão será conhecido nos pênaltis.

GRUPO 1:
Banfield (ARG)
Libertad (PAR)
El Nacional (EQU)
América (MEX)

GRUPO 2:
São Paulo (BRA)
Audax Italiano (CHI)
Alianza Lima (PER)
Necaxa (MEX)

GRUPO 3:
Grêmio (BRA)
Cerro Porteño (PAR)
Cúcuta Deportivo (COL)
Dep. Táchira (VEN) ou Tolima (COL)

GRUPO 4:
Internacional (BRA)
Nacional (URU)
Emelec (EQU)
Vélez (ARG) ou Danubio (URU)

GRUPO 5:
Flamengo (BRA)
Real Potosí (BOL)
Unión Maracaibo (VEN)
Paraná (BRA) ou Cobreloa (CHI)

GRUPO 6:
River Plate (ARG)
Colo Colo (CHI)
Caracas (VEN)
LDU (EQU) ou Tacuary (PAR)

GRUPO 7:
Boca Juniors (ARG)
Bolívar (BOL)
Cienciano (PER)
Toluca (MEX)

GRUPO 8:
Gimnasia y Esgrima (ARG)
Defensor Sporting (URU)
Deportivo Pasto (COL)
Santos (BRA) ou Blooming (BOL)



REGULAMENTO DO BOLÃO:

1. PALPITES: Os palpites para os jogos só podem ser dados até o início da partida. Palpites dados depois do determinado horário serão descartados. É bastante recomendado que os palpites sejam dados depois da Abertura do Bolão, mas pode-se apostar em rodadas futuras, desde que seja avisado ao organizador e tenha um motivo plausível.

2. CONTAGEM DOS PONTOS DOS JOGOS: Haverão três faixas de pontuação, cada uma variando de acordo com o placar apostado. São elas, em ordem descrescente de importância:

A) Se o jogador acertar o resultado (vitória ou empate) e o placar exato da partida, ele entra nesta faixa. Exemplo: O jogo foi São Paulo 3 x 1 Audax Italiano, e o jogador apostou São Paulo 3 x 1.

B) Se o jogador acertou o resultado, e acertou a diferença de gols entre os times na partida OU acertou o número de gols marcados pelo time vencedor, mas não os do time vencido, ele entra nesta faixa (esta faixa não vale para empates). Exemplo: O jogo foi São Paulo 3 x 1 Audax Italiano, e o jogador apostou São Paulo 2 x 0, 4 x 2, 5 x 3, ..., ou 3 x 0, 3 x 2.

C) Se o jogador acertou o resultado, mas o placar não se enquadra em nenhuma das situações anteriores, ele entra nesta faixa. Exemplo: O jogo foi São Paulo 3 x 1 Audax Italiano, e o jogador apostou São Paulo 2 x 1, 4 x 0, 5 x 2, 1 x 0...

Obviamente, se não se acerta o resultado, não se ganha ponto.

A pontuação varia de acordo com a fase, como descrito na tabela a seguir:

Segunda Fase: A) 3 pontos; B) 2 pontos; C) 1 ponto;
Oitavas-de-final: A) 5 pontos; B) 3 pontos; C) 2 pontos;
Quartas-de-final: A) 7 pontos; B) 4 pontos; C) 3 pontos;
Semi-final: A) 9 pontos; B) 6 pontos; C) 4 pontos;
Final: A) 12 pontos; B) 8 pontos; C) 6 pontos;

2.1. SOBRE PRORROGAÇÃO E DECISÃO POR PÊNALTIS: Prorrogação (possível na Final) conta para a definição do resultado para o Bolão, e será o placar final do jogo. Disputa de pênaltis não conta para este fim, valendo como empate.


3. RANKING: O Ranking dos participantes que palpitaram será colocado no ar após o término da rodada. Sempre será colocado o Ranking com todos os pontos adquiridos por cada participante ao longo do campeonato. Cada apostador figurará neste ranking da seguinte forma:

I (K) APOSTADOR: X [Z] {T} (Y)

Onde:
I = Colocação atual
K = Colocação na rodada anterior
X = Pontuação atual
Y = Pontos obtidos pelo apostador na rodada
Z = Saldo de Acertos, detalhado no item 4
T = Número de rodadas disputadas pelo apostador no Bolão

Quando não aparecer o número Y é porque o apostador não fez apostas na rodada.

4. SALDO DE ACERTOS: Funciona quase como o saldo de gols. Quando alguém acertar um placar de forma exata, ele fica com um Saldo de Acertos de 1 e conforme for acertando mais, vai-se adicionando. Ele será um dos critérios de desempate durante e ao final do Bolão. Os mesmos serão detalhados a seguir.

5. CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Em caso de dois ou mais apostadores ficarem com a mesma pontuação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate para que haja uma definição de posição, na ordem decrescente de importância:

1) Maior Saldo de Acertos;
2) Maior número de rodadas disputadas pelo apostador no Bolão.

Em caso da persistência do empate, todos os jogadores empatados serão considerados como estando na mesma posição da classificação.

6. ARTILHEIRO: Cada participante poderá fazer apenas um palpite sobre quem será o jogador artilheiro do campeonato, e a data limite para tal será o final da Segunda Fase, que é 26/04/2007 (vinte e seis de abril de dois mil e sete). Se o palpite for certo, renderá 20 pontos ao apostador.

7. BÔNUS DE CLASSIFICAÇÃO: Junto com o jogo de ida de cada chave em cada fase (exceto a Segunda Fase e a Final), cada jogador deverá apostar em qual dos dois times de cada chave será o classificado para a fase seguinte. Cada palpite certo renderá 1 ponto para o apostador quando a chave se definir. Acertar o Bônus de Classificação não rende pontos no Saldo de Acertos.

8. CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS-DE-FINAL: Até o dia 14/03/2007 (catorze de março de dois mil e sete), os jogadores devem apostar nos times de cada chave que serão os dois classificados para as oitavas-de-final. Para cada time certo, o jogador ganhará 4 pontos. Se, além do time, acertar a posição dele (primeiro ou segundo colocado), ganhará mais 4 pontos.

9. CONFRONTOS DAS OITAVAS-DE-FINAL: Até o dia 20/03/2007 (vinte de março de dois mil e sete), os jogadores devem apostar também em como ficarão os confrontos das Oitavas-de-final. Deverá ser apostado indicando o time que terá a vantagem de jogar em casa. Acertando os times que se enfrentarão na chave, o jogador ganha 2 pontos por chave certa. Se, além disso, acertar o time com vantagem, então serão 3 pontos por chave certa.

10. CAMPEÃO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: Assim como o palpite de artilheiro, também até o final da Segunda Fase os participantes poderão apostar em quem serão o grande campeão da Copa Libertadores da América. Se acertar, receberá também 20 pontos.

11. TROFÉUS PALMINHA E TROFÉUS RISADINHA: Ao final de cada rodada, serão escolhidos os destaques positivos e negativos (ou seja, quem se deu bem e quem se deu mal), de acordo com um consenso geral (geralmente o organizador do Bolão escolhe), e a eles serão atribuídos premiações simbólicas denominadas Troféu Palminha, para os destaques positivos, e Troféu Risadinha, para os negativos.
O apostador saberá se ganhou alguns desses "prêmios" vendo ao lado do seu nome na classificação se há o smile :clap: ou o smile :lol: . Não preciso explicar qual é qual, né?
Ao final do Bolão, serão dadas Taças simbólicas aos que acumularem o maior número de Troféus Palminha e Troféus Risadinha durante o campeonato.

12. INÍCIO E TERMINO: O bolão começa a partir de hoje, e termina junto com o campeonato.

13. PREMIAÇÃO: O vencedor do BOLÃO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2007 receberá muitos parabéns do restante dos participantes e ficará muito feliz.




Mais tarde eu coloco os jogos!
 
Última edição:
Acho que vou participar também, só porcausa do Mengão. :g:

E temos que torcer pra Conmebol não nos prejudicar, né? Pq senão vamos estar nós tentando adivinhar os confrontos das oitavas pelos critérios técnicos e aparece ela manipulando tudo.


PS: Ah. E como os bolões aqui evoluiram.
Lembro qdo eu participava mais dos bolões as regras eram até meio que criadas enqto o bolão rolava.
 
Como ainda tem time indefinido pra segunda fase da libertadores, achei melhor colocar os jogos no dia 9 - quando já vai estar definida essa primeira fase.

Ahh, e peço desculpa -de antemão - por qualquer erro em contagem de ponto ou outras coisas :mrgreen:
 
13/02
20h15 - Cúcuta x Tolima
20h - Defensor x Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar x Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano x São Paulo
21h45 - Real Potosí x Flamengo
0h30 - Emelec x Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo x Paraná
22h45 - Cerro Porteño x Grêmio
 
13/02
20h15 - Cúcuta 1 x 0 Tolima
20h - Defensor 1 x 1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 0 x 1 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 1 x 2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 0 x 2 Flamengo
0h30 - Emelec 2 x 1 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 0 x 0 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 0 x 2 Grêmio

Tem que pôr os classificados já nessa rodada?
 

8. CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS-DE-FINAL: Até o dia 14/03/2007 (catorze de março de dois mil e sete), os jogadores devem apostar nos times de cada chave que serão os dois classificados para as oitavas-de-final. Para cada time certo, o jogador ganhará 4 pontos. Se, além do time, acertar a posição dele (primeiro ou segundo colocado), ganhará mais 4 pontos.

9. CONFRONTOS DAS OITAVAS-DE-FINAL: Até o dia 20/03/2007 (vinte de março de dois mil e sete), os jogadores devem apostar também em como ficarão os confrontos das Oitavas-de-final. Deverá ser apostado indicando o time que terá a vantagem de jogar em casa. Acertando os times que se enfrentarão na chave, o jogador ganha 2 pontos por chave certa. Se, além disso, acertar o time com vantagem, então serão 3 pontos por chave certa.

:mrgreen:
 
Vamos lá. \o/

13/02
20h15 - Cúcuta 1 x 2 Tolima
20h - Defensor 2 x 1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 1 x 2 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 1 x 2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 1 x 2 Flamengo
0h30 - Emelec 1 x 2 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 2 x 1 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 2 x 1 Grêmio
 
Meu primeiro bolão.

----------------

20h15 - Cúcuta 0 x 1 Tolima
20h - Defensor 2 x 1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 0 x 2 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 1 x 2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 0 x 993.146.619.831 Flamengo
0h30 - Emelec 1 x 1 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 0 x 1 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 0 x 1 Grêmio
 
Última edição:
20h15 - Cúcuta 0x1 Tolima
20h - Defensor 2x1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 0x1 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 0x2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 1x0 Flamengo
0h30 - Emelec 0x2 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 0x1 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 1x1 Grêmio
 
20h15 - Cúcuta 1 x 0 Tolima
20h - Defensor 1 x 1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 1 x 1 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 1 x 2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 1 x 0 Flamengo
0h30 - Emelec 1 x 2 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 2 x 1 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 2 x 0 Grêmio
 
20h15 - Cúcuta 3 x 1 Tolima
20h - Defensor 0 x 1 Gimnasia

14/02
19h30 Bolívar 1 x 1 Boca Juniors
21h45 - Audax Italiano 2 x 2 São Paulo
21h45 - Real Potosí 0 x 0 Flamengo
0h30 - Emelec 0 x 1 Vélez

15/02
21h30 - Unión Maracaibo 1 x 1 Paraná
22h45 - Cerro Porteño 0 x 2 Grêmio
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo