ombudsman disse:
A partir disso, eu penso o seguinte.No cinema a gente ve esse fenomeno refletido por como se fazem enlatados atualmente: um filme deu certo, copia-se a formula, usando o de sucesso como matriz, e realizam-se "n" filmes-derivados. Como a hype em torno dos filmes de super heroi de hoje em dia por exemplo.
Este processo é intrinseco à cultura norte-americana, e eu acho dificil alterar isso. É mais facil crer que a Europa um dia dite os "padroes" culturais e com isso, um modelo de cinema menos massificado.
Nao estou dizendo com isso é claro, que o cinema americano fede. Obras primas saem da terra do Tio Sam todo ano. Mas ironicamente, sao justamente os que fogem da padronizacao os mais conceituados.
Nao creio em mudanças a curto prazo ...
Não sei se o exemplo é tão relevante, mas aqui vai: "Casablanca" saiu em 1942 e foi super aclamado e premiado e um sucesso com o público e criticos e tal. É claro, dois anos mais tarde, lançaram "Uma Aventura na Martínica" que é basicamente Casablanca: O Remake, também com o Bogart (dessa vez fazendo par romantico com a Bacall) e etc. A diferença entre as cópias do tipo SDA -> Rei Artur ou coisas do tipo e Casablanca -> Martínica é que nessa segunda dupla, tanto o que firmou a moda quanto a sua cópia são filmes excelentes, bem feitos, inteligentes, etc. Dá pra dizer o mesmo de Rei Artur?
Para um "Homem-Aranha", nós tivemos "Mulher-Gato", "Demolidor", "O Justiceiro", "Blade: A Trindade", e logo "Os Quatro Que São Fantásticos, Aparentemente", etc. E o mais interessante disso tudo é que Casablanca e Aventura Na Martínica são vistos hoje como clássicos e obras de arte, mas na época eles eram basicamente filmes comerciais, para o povão mesmo.
Além disso, lembra nos anos 70, quando os filmes mais populares eram basicamente os mais revolucionários? "Easy Rider", "O Poderoso Chefão", "Operação França", "O Exorcista", "Todos os Homens do Presidente", filmes do Godard e Antonioni. Era isso que uma boa parte do povo via na época nos EUA. Lembrando também que a população nessa época, especialmente a jovem, era politicamente consciente e inconformada e revoltada, assim como a maioria dos filmes lançados por aí. Lembram de "Caminhos Perigosos" do Scorsese? "Laranja Mecânica"?
Se o cinema refletiu a sociedade nos anos 70, o que o cinema popular diz da nossa sociedade
hoje? Afinal, o que dizer de uma sociedade cujo um dos filmes mais assistidos é algo tão falso e agrada-todos e manchado de reverência a cultura pop quanto SHREK 2?