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Boeing da Gol choca-se com avião menor

Hum. Isso é bastante preocupante. Logo depois do acidente, é claro que começaram a buscar culpados. É obvio que se a culpa foi de uma pessoa (controlador, piloto, etc) ou de um pequeno grupo (fabricantes do transponder) isso é péssimo para o culpado, mas dá uma certa sensação de alívio pq foi uma causa puntual. Um erro isolado.

Mas quando acontece uma sucessão de erros assim e a qualidade do equipamento é ruim, dá medo de entrar num avião de novo pq simplesmente não há segurança. E é mais horrível ainda saber que não há segurança há tempos mas que isso só veio a ser conhecido pelo público em geral depois de um acidente.

Mas as vezes, depois de uma tragédia, finalmente as medidas que precisavam ser tomadas finalmente o são. O que não está parecendo ser o caso agora. Um monte de gente morreu e a morte delas não vai servir nem para motivar o investimento que já devia ter sido feito há anos. Tudo isso é muito triste e muito preocupante.
 
Hum. Isso é bastante preocupante. Logo depois do acidente, é claro que começaram a buscar culpados. É obvio que se a culpa foi de uma pessoa (controlador, piloto, etc) ou de um pequeno grupo (fabricantes do transponder) isso é péssimo para o culpado, mas dá uma certa sensação de alívio pq foi uma causa puntual. Um erro isolado.

Mas quando acontece uma sucessão de erros assim e a qualidade do equipamento é ruim, dá medo de entrar num avião de novo pq simplesmente não há segurança. E é mais horrível ainda saber que não há segurança há tempos mas que isso só veio a ser conhecido pelo público em geral depois de um acidente.

Mas as vezes, depois de uma tragédia, finalmente as medidas que precisavam ser tomadas finalmente o são. O que não está parecendo ser o caso agora. Um monte de gente morreu e a morte delas não vai servir nem para motivar o investimento que já devia ter sido feito há anos. Tudo isso é muito triste e muito preocupante.
todo acidente aéreo (e diria que qualquer acidente) é uma cadeia de eventos que causou o acidente, não um fator isolado.

existe no momento suspeitas de falha no sistema de rádio do legacy (já que o sistema de rádios também controla o transponder, que alimenta o sistema anti-colisão).
existe também perguntas de "porque os controladores não desviaram o avião da GOL?" e outras para com a falta de coordenação dos controles brasilia e amazonico (este último por ter aprovado o boeing voar no 370 ou não avisa-lo da presença de uma aeronave com falha de comunicação na mesma rota....)
são tantas perguntas...

O problema que ta aparecendo é, o governo parece que não quer mudar muita coisa no sistema, que segundo o lula "está perfeito".

bom, vimos a perfeição semana passada né?
 
todo acidente aéreo (e diria que qualquer acidente) é uma cadeia de eventos que causou o acidente, não um fator isolado.


Eu entendo o que vc quer dizer, mas há diferenças. Se um avião cai devido a uma falha mecânica, falta de manutenção, um erro humano ou algo assim, dá para ficar mais tranquilo pq não é algo que tem toda a chance de se repetir do mesmo jeito. E você pode escolher voar por outra companhia se desconfiar que os aviãos da companhia X não recebem manutenção adequada, são velhos, etc.

Mas esse acidente foi uma sucessão de falhas MUITo grande, com problemas que vão do equipamento do legacy (falha "isolada") até falhas muito graves no sistema de radar do país. Isso assusta muito mais.


E claro que o Lula não parece disposto a admitir as falhas do sistema brasileiro. Pq ele iria fazer isso se pode simplesmente convocar controladores e fazer os mesmos trabalhar em escalas malucas? Eu não entendo nada do assunto, mas essa "força tarefa" para manter os aeroportos funcionando me cheira a um remendo muito mal feito num problema que tem dimensões muito maiores.
 
Cara Nénar, vc está corretíssima!

Há um remendo muito grande a ser feito, e esse remendo é do tamanho do espaço aéreo sob jurisdição do Brasil. Desde o início da crise, covardemente chamada de "Operação Padrão" ou "Greve Branca", os regulamentos aeronáuticos tem sido sumariamente desrespeitados, desconsiderados e manipulados pelas "autoridades" aeronáuticas, com o único intuito de que tudo permaneça como estava dantes, pois se há uma verdade absoluta nisto tudo é esta: ENQUANTO OS CONTROLADORES TRABALHAVAM E ACEITAVAM MAIS E MAIS AERONAVES, ADOECENDO, PULANDO FORA SEMPRE E QUANDO POSSÍVEL, MAS ACIMA DE TUDO SUSTENTANDO ESSE SISTEMA VICIADO E CALCVADO EM PRIVILÉGIOS PARA UMA ELITE MILITAR QUE TINHA E AINDA TEM NOS POSTOS DA AVIAÇÃO CIVIL A SEQÜÊNCIA DE SUAS CARREIRAS (Note nos noticiários quem são os "especialistas" e representantes do Brasil em órgãos de tráfego aéreo civis, nacionais e internacionais) E GORDAS REMUNERAÇÕES ADICIONAIS, TUDO BEM, O SARGENTO QUE SE DANE, O CIVIL CONTROLADOR, QUE A RIGOR NEM TEM UMA PROFISSÃO (pois a atividade de CTA no Brasil não é regulamentada como profissão, apesar das domésticas já terem sido reconhecidas como categoria!) QUE SE LASQUE NUMA ESCALA CONCEBIDA PARA TELEFONISTAS E ATENDENTES DE TELEMARKETING!
Agora, quando o peso de ser o responsável pelas vidas de tantos e a possibilidade de ser, conseqüentemente, o culpado, o único culpado (essa é a filosofia nos quartéis, não se enganem!) por uma eventual tragédia, pesa nos ombros de um homem que, sentado em frente a uma tela radar SABE QUE ESTÁ TRABALHANDO ALÉM DA SUA CAPACIDADE, TOTALMENTE FORA DOS REGULAMENTOS E SEM O MÍNIMO DE CONFIANÇA EM EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS (desconsidere-se aqui a falta de apoio humano, financeiro, psicológico, pois não são fatores importantes para um Sargento, que tem antes de mais nada que manter a Hierarquia e a Disciplina) leva o Sargento, que é humano e que tem família também, a se opor ao sistema sabendo-se desde o início condenado e insistir no cumprimento de regras que assegurem-lhe o mínimo de tranqüilidade no exercício de sua atividade, ele é taxado de "aproveitador de trágédias", "grevista", "mercenário"...
Por isso, senhores, é nercessário calar o quanto antes os controladores e suas associações, desacreditá-los, culpar os pilotos do Legacy por tudo o que for atinente ao acidente do GOL 1907 (ninguém ainda notou que toda informação que "vaza" da investigação aponta para a falha dos pilotos?) e com isso botar mais cola no remendão, para no melhor estilo brasileiro, comer pizza no final (com o macabro recheio de 154 corpos que foram imolados nas proximidades da Serra do Cachimbo, em favor de uma estrutura imoral e viciada que não tem sequer a coerência de esconder suas indignidades)
 
Eu entendo o que vc quer dizer, mas há diferenças. Se um avião cai devido a uma falha mecânica, falta de manutenção, um erro humano ou algo assim, dá para ficar mais tranquilo pq não é algo que tem toda a chance de se repetir do mesmo jeito. E você pode escolher voar por outra companhia se desconfiar que os aviãos da companhia X não recebem manutenção adequada, são velhos, etc.

Mas esse acidente foi uma sucessão de falhas MUITo grande, com problemas que vão do equipamento do legacy (falha "isolada") até falhas muito graves no sistema de radar do país. Isso assusta muito mais.
eu não vejo nada de diferente.
veja o caso do TWA que explodiu após decolar do aeroporto JFK em NY.
sabia que por conta daquele acidente, as empresas aereas que operam jatos da família Boeing precisam obrigatóriamente manter uma certa quantidade de combustivel no tanque central para evitar uma explosão?
e olha que o acidente foi com um 747, que se tivessem inspecionado o tanque central veriam o problema.

Isso sem citar N outros acidentes que fizeram a forma da tripulação atuar ser totalmente diferente do que aquelas antes do acidente...

todos os acidentes são uma sequencia de falhas, que podem passar pelo fabricante da aeronave, pelo sistema de radar do país, pelo sistema de comunicação aeronave-controlador, por sistemas da aeronave, e principalmente por falha humana, no ar ou na terra.

Um avião NUNCA vai cair por falha mecanica apenas. Veja o caso do Fokker que caiu. Foi falha mecanica, foi falha do fabricante e falha operacional (medidas corretivas).
hoje todos os pilotos de fokker simulam aquele acidente (reversor aberto durante a decolagem). antes não existia.
E claro que o Lula não parece disposto a admitir as falhas do sistema brasileiro. Pq ele iria fazer isso se pode simplesmente convocar controladores e fazer os mesmos trabalhar em escalas malucas? Eu não entendo nada do assunto, mas essa "força tarefa" para manter os aeroportos funcionando me cheira a um remendo muito mal feito num problema que tem dimensões muito maiores.
mas É um remendo, porque o problema não é nos aeroportos, é no espaço aereo sucateado.
Os estados unidos tem muito mais controladores de vôo e divisões para suportar o trafego aereo deles do que o brasil, e o brasil é um dos países com maior volume de trafego aéreo do mundo... tem alguma coisa errada, e começa na mentalidade em manter os controladores como militares.

a região do acidente é critica em cobertura de antenas de retransmissão (para comunicação) e mesmo cobertura radar eficiente...


Nos instantes finais, Parte de trasncrição do CVR
Fonte: Correio Braziliense
Gravação dos diálogos contidos na caixa-preta do Boeing da Gol, que caiu no Mato Grosso em setembro, revela que piloto e co-piloto tentaram retomar o controle da aeronave, depois da colisão com o jatinho

O comandante Decio Chaves Jr. e o co-piloto Thiago Jordão Cruso, responsáveis pelo vôo 1907 da Gol, tentaram recuperar o controle do avião antes de perderem a consciência. Logo depois de colidirem com o Legacy N600LX da ExcelAire Service, usaram todos os procedimentos preconizados para retirar o avião do parafuso. As gravações, segundo fontes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), constam do voice recorder do Boeing e explicariam o trem de pouso abaixado e travado nos destroços do acidente.

De acordo com autoridades que ouviram os diálogos, as ordens foram gritadas e rápidas. Mostram que os dois tripulantes não souberam que tinham sofrido uma colisão com o jato executivo, o que comprovaria a tese de que foram atingidos por baixo. Os diálogos duram poucos segundos e causam impressão de pânico. Algumas das frases ditas pelos pilotos foram: “Perdemos o controle”; “O que houve?”; “Acione os flaps”; “Reduza a manete”; e “Ele não responde”. O diálogo, travado pela tripulação enquanto o jato caía, mostra a tentativa de ambos reduzir a velocidade do avião, antes de manejar o leme vertical e os ailerons para sair do parafuso.

Depois de atingido pela ponta da asa e pelo leme horizontal esquerdo do jato executivo, o Boeing 737-800 começou a se desintegrar no ar. Os destroços foram espalhados por uma área de 20 quilômetros quadrados de selva densa e de difícil acesso, causando a morte de 154 passageiros. Não houve incêndio. Apenas os dois corpos que se encontravam sob a asa apresentavam sinais de queimadura.

Dados do data recorder do Legacy, que registra os parâmetros de vôo do aparelho, mostram que o avião norte-americano estava com o transponder inoperante e sem comunicações. Os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino voavam surdos e mudos e chegaram a fazer cinco tentativas de contato com o 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília, antes do acidente.

Os controladores brasileiros também tentaram se comunicar com o avião executivo seis vezes, a última delas em freqüência aberta e pedindo ajuda a outras aeronaves que se encontrassem na área. Na última comunicação bem-sucedida com o Legacy, o Cindacta 1 apenas pediu que o avião acionasse o dispositivo de identificação e avisou que a aeronave estava sob supervisão radar.

Lepore e Paladino mantiveram-se a 37 mil pés, última altitude de vôo, até se chocar com o avião da Gol. Esse procedimento segue a norma adotada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), válidas para o território norte-americano e canadense. Dentro da regras adotadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), seguidas pelo resto do mundo, eles deveriam ter cumprido rigidamente o plano de vôo, que previa duas mudanças de altitude: 36 mil pés entre Brasília e Teres (ponto localizado a 450km da capital federal) e 38 mil pés entre Teres e Manaus.

Investigação

A comissão militar que atua na investigação sobre as causas da queda do vôo 1907 esteve ontem no Cindacta 1 para verificar os dados armazenados no sistema de controle. Hoje, estará em Manaus para realizar um trabalho semelhante no Cindacta 4. Segundo nota divulgada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), o objetivo do trabalho é levantar os fatores operacionais do acidente, “relacionados ao ser humano e o ambiente operacional com a aeronave e seus sistemas.”

Representantes acreditados dos EUA e do Canadá participam da investigação conduzida pelas autoridades brasileiras. O trabalho busca identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente com o objetivo de formular recomendações para a segurança de vôo mundial.

A comissão quer precisar o que determinou para a colisão entre as duas aeronaves. E tem duas áreas de investigação: fator humano — abordagem da segurança de vôo que se refere ao complexo biológico do ser humano, nos aspectos fisiológicos e psicológicos que possam ter refletido nas ações da tripulação e demais pessoas envolvidas no acidente, servindo para clarificar a seqüência de acontecimentos — e o fator material, que busca abordar aspectos da segurança de vôo. Isso se refere às aeronaves nos seus aspectos de projeto, fabricação e de manuseio de material. O jato Legacy é fabricado pela empresa Embraer. O Boeing adquirido pela Gol é de origem americana e estava em operação há menos de um mês.
 
Última edição:
Eu só tenho que bater palmas para os últimos comentários: :clap:

E vou dizer um pouco mais... Algo que não está dito na Folha Online ou no G1.

Os controladores de vôo em todo Brasil estão se unindo contra esses desmandos, contra esses absurdos e contra a má administração da segurança do espaço aéreo brasileiro. Um pequeno exemplo disso é que aqui em Curitiba, passamos a obedecer a orientação internacional à risca. Apesar de enfrentarmos um déficit de pessoal enorme e trabalharmos bem acima da carga horária recomendada de até 128h mensais, decidimos trabalhar sempre com dois controladores por setor, em prol da segurança de vôo. Em resposta à nossa decisão, as autoridades locais, mudaram a legislação em vigor. E pasmem! Segundo a norma deles, um único controlador poderá controlar sozinho em um setor operacional até 10 aeronaves. Agora eles tentam nos impor que trabalhemos sozinhos, comprometendo a segurança de milhares de pessoas que voam a cada dia.

Enquanto isso, em Brasília, o presidente Lula declara que a situação do tráfego aéreo brasileiro está normalizada e que nada precisa mudar. Acho que minha definição de "normal" difere um pouco da dele.
 
E vou dizer um pouco mais... Algo que não está dito na Folha Online ou no G1.
além do mais, por algum motivo, acho que eles não escutam nem 1/10 do que os CTAs querem falar, porque teria muita gente que não subiria em um avião nem com decreto depois.

Os controladores de vôo em todo Brasil estão se unindo contra esses desmandos, contra esses absurdos e contra a má administração da segurança do espaço aéreo brasileiro. Um pequeno exemplo disso é que aqui em Curitiba, passamos a obedecer a orientação internacional à risca. Apesar de enfrentarmos um déficit de pessoal enorme e trabalharmos bem acima da carga horária recomendada de até 128h mensais, decidimos trabalhar sempre com dois controladores por setor, em prol da segurança de vôo. Em resposta à nossa decisão, as autoridades locais, mudaram a legislação em vigor. E pasmem! Segundo a norma deles, um único controlador poderá controlar sozinho em um setor operacional até 10 aeronaves. Agora eles tentam nos impor que trabalhemos sozinhos, comprometendo a segurança de milhares de pessoas que voam a cada dia.
isso sem contar a pressão para liberar aeronaves para um setor congestionado.
eu acho até engraçado alguns aviadores reclamarem das orbitas em rota... é melhor ter orbita em rota, do que tar colocando uma aeronave com mais que 100 pessoas a bordo para um possivel acidente.

mas fazer o que né alex? até alguém escutar o que vocês (CTAs) tem mesmo a dizer, mesmo que de forma anônima, vamos ouvir em "insubordinação" e "plantão militar" para os controladores, ou mesmo algumas dessas "normas" a fim de destruir a mente de um controlador de vôo.
Enquanto isso, em Brasília, o presidente Lula declara que a situação do tráfego aéreo brasileiro está normalizada e que nada precisa mudar. Acho que minha definição de "normal" difere um pouco da dele.
mais quatro anos disso... haja saco.
 
Um avião NUNCA vai cair por falha mecanica apenas. Veja o caso do Fokker que caiu. Foi falha mecanica, foi falha do fabricante e falha operacional (medidas corretivas).
hoje todos os pilotos de fokker simulam aquele acidente (reversor aberto durante a decolagem). antes não existia.

Eu acho que não fui clara, então vou tentar de novo. Eu vejo uma diferença substancial entre o acidente do Fokker da TAM e o do Boeing da Gol. Eu viajei bastante de avião os últimos anos e nunca me preocupei demais ao entrar em um (seja da gol ou da tam). Eu sei que estou me expondo a riscos ao viajar de avião. Mas me exponho a riscos se viajar de ônibus ou de carro também. Aliás, tem risco em tudo, até ficar dentro de casa, já que um avião pode cair em cima dela (eu moro perto de aeroporto, hehehe). Ou um meteoro. Ou pode acontecer um terremoto. Ou muito mais provável que isso, um assalto.

Meu ponto aqui é que sempre assumi que existia um certo risco mas com a tragédia da GOL, veio a tona todo esse problema com o espaço aério brasileiro e eu vejo um risco bem maior agora. Falhas humanas e mecânicas sempre podem acontecer. Eles agora simulam o problema do reversor aberto durante a decolagem mas devem existir inuméros outros problemas que não são simulados pq as pessoas simplesmente não sabem que eles podem acontecer até que acontecem a primeira vez. e tem sempre o componente humano que não pode ser previsto. Eu estou disposta a aceitar esse risco.

Mas atualmente qualquer aeronave, de qualquer modelo, está correndo risco no espaço aério brasileiro já que não temos pessoal suficiente nem equipamento adequado para monitorar todos os aviões que voam no nosso céu. Esse é um risco que me assusta muito mais e, na minha opinião, é bem diferente do risco que citei no paragrafo anterior.


E ainda por cima, o governo não está nem se lixando para o problema. Caiu o Fokker, começaram a simular a causa do acidente. Os radares são ruins e tem pouco controlador, deixa prá lá.
 
Última edição:
E ainda por cima, o governo não está nem se lixando para o problema. Caiu o Fokker, começaram a simular a causa do acidente. Os radares são ruins e tem pouco controlador, deixa prá lá.
fator humano (no caso CTA) é bastante honeroso. Assim como demorado a sanar.

a FAB mantem a aviação civil dentro dos moldes que ela gosta, apenas mantendo os CTAs na mão dela.
Por isso a necessidade de desmilitarização do CTA RADAR brasileiro, afim que a segurança venha em primeiro lugar, já que os controladores dentro da instituição militar tem uma opção, seguir o que o superior manda ou é preso por insubordinação. MESMO que, isso custe 300 vidas. :tsc:
 
E vejam só qual é a "solução" que a FAB adota...

Nota oficial do Comando da Aeronáutica disse:
Em nota oficial, o Comando da Aeronáutica informou que em razão dos problemas verificados no Sistema de Controle de Tráfego Aéreo nos últimos dias, resolveu adotar as seguintes medidas:

- Nesta terça-feira, (14) às 10h30, foi acionado o plano de reunião do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), com o objetivo de normalizar as escalas de serviço relativas ao centro de controle de área daquela organização militar. Essa medida tem como principal meta a manutenção da eficiência no serviço prestado, sempre com a garantia dos níveis de segurança de vôo previstos.

- Plano de reunião é um procedimento administrativo previsto na legislação em vigor, comum a todas as organizações do Comando da Aeronáutica e tem o objetivo de reunir, no menor tempo, todo o efetivo de uma Unidade a fim de atender a possíveis situações especiais ou emergenciais.

- Durante o período em que o plano de reunião estiver ativado, os militares do efetivo do CINDACTA I permanecerão na organização militar, de maneira a atender às necessidades operacionais de serviço. Vale esclarecer que toda a legislação referente à jornada de trabalho e períodos de descanso continuará sendo cumprida normalmente.

- A fim de evidenciar a transparência e a legalidade das medidas adotadas, o Procurador Giovanni Rattacaso, do Ministério Público Militar, acompanhará nas instalações do CINDACTA I todo o processo adotado.

Aquartelamento não soluciona o problema que já existe, mas gera um problema novo que é o abalo psicológico no grupo e o excesso de carga horária trabalhada dos controladores de vôo.
 
Não querem resolver o problema, só tapar o buraco quando necessário.

Fico me perguntando se vão fazer isso em todos os feriados.

A Nénar tá vindo pra cá daqui a pouco, com 2 horas e pouco de atraso. E eu só vejo o Waldir Pires, aquela lesma lerda, dizer que tá tudo muito bem, e o governo empurrando o problema com a barriga...
 
Aquartelamento não soluciona o problema que já existe, mas gera um problema novo que é o abalo psicológico no grupo e o excesso de carga horária trabalhada dos controladores de vôo.

um colega meu do acc bsb disse que tem 3 amigos dele fora, só na semana passada, por problema psicológico.
os 3 tiveram crise de choro e não tiveram aval médica para adentrar em serviço.
 
o buraco é bem mais embaixo, amigos!
Tem controladores de outros órgãos sendo mandados para Brasília "a toque de caixa", sem dinheiro, sem alojamentos, sem alimentação, CONTRA A SUA VONTADE, apenas para fazer número no estágio. No Centro Brasília há, hoje, 17 controladores estagiando e sabem quantos intrutores? Apenas dois! NINGUÉM PODERÁ SER REPROVADO NO ESTÁGIO, MESMO QUEM JÁ ESTÁ NA RESERVA (aqueles 60 que serão contratados sem concurso) e que já não operam há pelo menos dois anos...
Se não fosse pra chorar, seria piada para filme Holiwoodeano!
 
Sei que o assunto é velho, e que ninguém mais aqui deve estar acompanhando o tema (com exceção de Omykron e Paraíba), mas recebi isso aqui e logo lembrei do Omy.

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