1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

boca de sauron

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nazgûl, 2 Nov 2008.

  1. Nazgûl

    Nazgûl Usuário

    tenho umas perguntas sobre o tenente da torre de barad-dûr.
    quem tinha + poder sobre as ordas de mordor boca de sauron ou o rei dos bruxos ? q fim ele teve? eu vi nas cenas extendidas do filme q aragorn o mata cortando-lhe a cabeça + no livro nao fala nada a respeito será q realmente ele foi morto?
     
  2. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Sobre o seu fim

    Não sei de nada

    Sobre quem tinha mais dominio

    Tambem não

    Mas penso que fosse O Rei dos Bruxos
     
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    O Rei-Bruxo e o Boca em nada tem a ver um com outro, exceto servirem a Sauron.

    Creio que quem devia ter mais poder de comando sobre o exército de Sauron seria o Rei-Bruxo, já que Sauron poderia agir ali através dele, e já que no livro ele agia assim, liderando. O Boca de Sauron era uma espécie de embaixador também com Sauron falando através dele, muito provavelmente, mas pelo que se vê no livro ele só é conhecido por essa função: negociar.

    Sobre que fim o Boca teve, não se sabe, pois o que aparece nas estendidas do Retorno do Rei não aparece no livro. Neste, ele simplesmente volta para Mordor e o exército sai. O que aconteceu posteriormente, pode ter sido destruído de vez, ou fugido, ou morrido vivendo furtivamente por aí, não tem como saber.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Vi seu tópico, Nazgûl, e reli o capítulo "O Portão Negro se abre", que conta sobre o Boca de Sauron e sua negociação com os Capitães do Oeste.

    Muito legal, como disseram acima, no livro não conta se ele morreu. Mas conta que o Boca ficou com medo de ser atacado por Aragorn depois de um duelo de olhares entre os dois, então Gandalf garantiu que não o atacariam.

    A descrição do Boca é muito massa, se Sauron ganhasse a guerra ele assumiria o lugar de Saruman em Isengard e de lá comandaria o mundo ocidental.

    No livro também conta que o capitão dos Trolls derruba Beregond e quando se abaixa para morder a garganta do herói, Pippin perfura suas entranhas e mata o monstro, em seguida o hobbit desmaia e tentando quase "empatar" com Merry. No filme o troll derruba Aragorn, mas antes de matá-lo a Torre Negra cai e ele sai correndo.

    Interessante essas adaptações do livro para o cinema...
     
  5. Ulca

    Ulca Usuário

    É... Boca de Sauron seria o "burocrata" de Sauron. Ou "diplomata".

    Diria que é o que atuaria primeiro, em relação ao Rei Bruxo, nos assuntos em que caberiam alguma negociação. Se Boca de Sauron não conseguisse os objetivos de seu mestre com palavras, o Rei Bruxo entraria com a força. Mas, repetindo, só em questões que caberiam uma negociação, caso contrário, o Rei Bruxo (e/ou outros servos de Sauron) iriam tentar a segunda opção.

    Taí a descrição do Sr. Boca de Sauron, caso alguém não se lembre e esteja com preguiça de olhar no livro:
     
    Última edição: 3 Nov 2008
  6. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Acredito que a hierarquia militar do Boca já nos diz muito. Ele era o Tenente, porém o mais proximo (fisicamente) de Sauron. O Rei-Bruxo era o capitão de Sauron, e tinha que manter a ordem das hordas de forma imediata, além de ter que permanecer na vanguarda das batalhas. O Rei-Bruxo, por ser espectro, deveria ter alguma ligação mental com seu mestre.
    É possivel que, mesmo se o Rei-Bruxo sobrevivesse, o Boca fosse designado, de qualquer forma, a ficar em Ortanc, devido à estratégia militar de Sauron. O equilíbrio militar poderia se estabelecer de uma forma muito fácil na TM: O Rei-Bruxo em Minas Morgul, Khamul em Dol-Gudur, um outro em Minas Tirith, e o Boca em Ortanc. Claro que tudo isso é apenas dedução minha.
    Contudo, de uma forma geral, o Boca deveria ser subordinado ao Rei-Bruxo, Capitao de Sauron, levando-se em consideração a hierarquia de patentes.
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    A ligação mental existia justamente através do anel que o Rei-Bruxo possuía, por ser um dos nove espectros.

    Mesmo Sauron não usando o Um tal elo não se rompia, visto que os 9 foram feitos por ele próprio; um exemplo é no final do capítulo da Montanha da Perdição, no RdR, quando Frodo reclama o Anel pra si e Sauron o percebe: é dito claramente que, "ao seu chamado", os Nazgûl dispararam para as Fendas da Perdição.
     
  8. Tonso

    Tonso Hum! Carne de

    Bom, o Boca de Sauron também tinha uma ligação com o Senhor do Escuro, talvez não pelo mesmo motivo que os Nâgulz tinham, como nesse trecho: "aprendeu grandes feitiçarias, e sabia muito da mente de Sauron; era mais cruel que qualquer orc"(O Retorno do Rei, O Portão Negro se Abre).

    Mas voltando ao tópico, acredito que os dois serviam Sauron separadamente, não havendo uma hierarquia entre eles. Aproximando com os reinos humanos que temos conhecimento na história, o Boca seria um tipo de conselheiro de Sauron, seu porta-voz, enquanto o Bruxo-Rei é o seu general, aquele que comandava seus exércitos.

    Mas falando de proximidade, creio que por ser o Tenente de Barad-Dûr o Boca fosse mais próximo de Sauron.
     
  9. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    Não consigo me decidir qual deles seria o mais poderoso ou "estimado" por Sauron, se é que isso seria possível...Bem, o Rei-Bruxo era antes de mais nada um escravo não é? Devido ao seu anel ser subjugado ao Um. Ele fazia o que lhe era ordenado sem ter qualquer outra alternativa (não que desejasse isso). Já o Boca de Sauron era o porta-voz do Senhor do Escuro, sem dúvidas uma posição de importância...

    Realmente não consigo me decidir qual deles seria mais poderoso...porém o que parece provocar mais terror é o Rei-Bruxo, afinal, só o fato de ser um espectro...
     
  10. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Talvez o Boca fosse, sei lá, um espírito maligno ou um homem meio que possuído por Sauron, de modo que Sauron pudesse falar com ele e por meio dele abertamente. A descrição dele realmente não parece a de uma pessoa propriamente dita, mas realmente eu não faço a mínima idéia.
     
  11. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Na verdade é dito que o Boca era um numenoriano negro. E também é como o Tonso já citou:
    E isso mostra que ele estava se engajando no mesmo caminho que seu mestre, e por meio dessa magia ele estava sempe na mente de Sauron ao ponto de "escutar" seus pensamentos.
    Agora, um outro ponto é que o fato do Rei-Bruxo ser um espectro quer dizer subserviência severa a Sauron, realmente. Contudo ele tinha, ao meu ver, certa autonomia em suas ações. Nos Contos Inacabados, por exemplo, ele estava seguindo as ordens de Sauron, na busca do Anel, e é dito que ficou com medo quando seu mestre soube que ele ainda nao havia avançado em nada em sua missão, e isso o fez aumentar seus esforços. Em outro momento, ele foi discutir com Saruman, em Isengard, a respeito do Anel e de Gandalf, e não o peitou mais diretamente porque conseguiu avaliar as defesas de Orthanc, e em momento algum parece que ele buscou conselhos de seu amo. Isso confirma que o Rei-Bruxo calculava suas ações para conseguir, da forma mais eficaz, seus objetivos, estes que, obviamente, também eram de Sauron.
     
    Última edição: 4 Nov 2008
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Concordo com o Treville, apesar de espectro preso a vontade de Saurom o rei-bruxo tinha sim autonomia em algumas de suas decisões.

    Quanto a hierarquia, Não há, cada um tem sua função separadamente, o Rei-bruxo como foi falado era o capitão, o lider dos exércitos e o boca de Saurom era o mais proximo de Saurom, ele sabia melhor do que ninguém o que Saurom desejava, e enviava as ordens, inclusive para o Rei-bruxo, ela Boca de Saurom que ditava as estartegias e os caminhos a serem seguidos, por ordem do proprio Saurom, ou seja Boca dav as ordens e os demias obedeciam, nesse ponto acho que Rei-bruxo poderia ser considerado inferior em hierarquia de comando. E outra como falado nos contos o rei-bruxo soube que Saurom estava falando que ele não havia avançado em suas missões, soube através de quem? do Boca de Saurom.
     

Compartilhar