• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boas-vindas e Explicações Iniciais

Status
Fechado para novas mensagens.

Deriel

Administrador
Saudações,

Bem-vindos ao Grupo de Revisão MTP. O objetivo deste nosso pequeno fórum de revisão é tornar o MTP o mais próximo possível das idéias básicas do sistema de escrita Tengwar bem como representar fielmente o Português na mesma, da forma mais simples e explicativas possível, mas antes de tudo, correta.

Acho importante explicar uma decisão inicial minha com relação à autoria do novo MTP. O antigo, embora na verdade feito por poucas pessoas, possui o nome de n como sendo autores. Isso, embora seja interessante de determinando ponto de vista não o é no sentido prático, de ter um ponto focal de responsabilidade para revisões, aprovação das revisões e release das novas versões. É mais ou menos o papel do Linus com o Linux e o qual me dou (mantendo as devidas dimensões, sendo eu muito menor do que o Linus e sendo muito menos autor do que o Linus).

Minha intenção é unicamente não termos essa barafunda do atual MTP, que ninguém sabe onde obter, que versão que tá, quem mantém, quem deveria manter, quem procurar se tiver um erro. Peço desculpas pela "arrogância" de me colocar neste papel, mas com a experiência administrativa virtual que possuo acredito ser a melhor saída (o que não quer dizer que eu esteja correto). Logicamente isso de forma alguma significa que de forma alguma que os colaboradores não terão os (mui) devidos e respectivos créditos relacionados às colaborações dos mesmos.

Teremos um (talvez dois) domínios exclusivos, página exclusiva, e-mail específico de suporte, um fórum específico de suporte ao MTP. Tudo para termos a maior facilidade e credibilidade possíveis.
 
Última edição:
It's a dirty job but someone's gotta do it, boss. And if someone's gotta do it, it's better be you. :wink:
 
Objetivamente, os autores listados são:

Fábio Bettega
Waldir Walter Junior (eu conheço pessoalmente)
Ingrid Seelaender
Carlos Alberto Correa Filho
Ronald Kyrmse

Alguém aqui crê que algum membro dessa lista terá alguma objeção a uma revisão? Eu acho que não. Além disso, o documento vem com o nome da Lambendili, coordenada pelo Cisne e o Dir. Cultural do CB é este que vos fala. A única dúvida de copyright que pode existir é se a Tolkien Estate disser que os direitos sobre as Tengwar é dela, se não é cada um por si.

Do meu ponto de vista, ninguém pode regular um Modo Tengwar, seja para o português, espanhol, sueco, exceto talvez pela Tolkien Estate... A semelhança entre um e outro ocorrerá sempre, haja vista a tentativa de ser coerente ao que Tolkien escreveu.
 
De qualquer forma, a Lambedili está morta há um bom tempo, ou pelo menos a lista, de modo que se não mostraram interesse em tocar a coisa para frente, tampouco teriam o direito agora de se oporem a ela.
 
Na verdade não é uma revisão do MTP2, mas uma revisão do MTP3, portanto as autorias logicamente mudam, mudando o sistema. Acho que a Arte & Letra inclusive vai publicar em forma de livro.
 
De qualquer forma, a Lambedili está morta há um bom tempo, ou pelo menos a lista, de modo que se não mostraram interesse em tocar a coisa para frente, tampouco teriam o direito agora de se oporem a ela.

Mesmo se se opusessem, vocês teriam meu apoio por lá. ;) Até o fim deste ano isso deve contar para algo. :lol:
 
A Arte & Letra vai publicar em livro (claro, se o resultado final ficar dentro da expectativa de qualidade) :D
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo