• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Blues

Faram¡r

Dr. Benway
Estou abrindo esse tópico para se falar de especialmente de Blues. Não vi outro tópico com esse tema, por isso estou dando a iniciativa nas discussões.

Eu adoro Blues, peguei o gosto pelo estilo provavelmente por estar tão perto do Rock, e ter sido um de seus pilares. Quando eu era mais moleque escutava muito esse som, e aos poucos estou voltando a houvir mais.

Dos meus preferidos, eu cito Howlin´ Wolf que tinha uma voz animal! Outros com vozes mais do que privilegiadas eram Wilie Dixon e Sonny Boy Williwamson. Bo Didley é um dos pais do Rock, ja puxando para esse estilo, com sua guitarra retangular. Caindo para o Boogie eu adoro John Lee Hooker, na minha opinião, um dos músicos mais viscerais que ja existiu. Também adoro Robert Johnson, que tem um estilo elegante de tocar, sendo um pioneiro do Blues. Para não dizer que eu citei apenas os negros, eu adoro Johnny Winter. Um autentico bluesman, com uma tremenda voz e habilidade na guitarra.
 
Steve Ray Vaughn, B.B King, Clapton. Todos ótimos. O Led e algumas outras bandas daquela tiveram enormes influências do blues.
As vezes ouvir blues pode ser meio cansativo pois é um estilo musical com pouca variação ritmica em sua maioria. Mas é muito bom =]
 
O Blues é sempre bom de se ouvir, sua construção simples dá uma certa sensação de sossego. Adoro os já citados Steve Ray Vaughn, Clapton, Lee Hooker. Hendrix era bem blueseiro tb.
 
Curto Blues tambem, mas conheço pouquinho, meu pai que conhece mais...
Curto muito Clapton e B.B. King...
 
Hendrix tocava muito Blues. Na verdade, eu prefiro a produção dele quando cai mais para o Blues do que para o Rock.
 
Putz, Faramir parabéms pelo tópico.

O blues é a raiz do rock!! Foram os bluesman que nos ensinaram a tocar guitarra.
O segredo do blues está justamente na simplicidade. Como variar tanto com tão poucas notas.
Nada é mais sentimental do que o blues. Quando perguntaram para o hendrix o q era necessário para tocar blues ele respondeu "Ter o coração partido".
A guitarra simplesmente chora!! Em nenhum lugar se pode perceber mais felling do que no blues.

Eu adoro :mrgreen:
 
O que faz o Blues ser o verdadeiro "Blues"? A guitarra, aquele ritmo cadenciado, o sentimento nas músicas, tudo isso junto?
 
O que faz o Blues ser o verdadeiro "Blues"? A guitarra, aquele ritmo cadenciado, o sentimento nas músicas, tudo isso junto?

praticamente ... e o poder de conseguir improvisar .... mais fazer um improviso legau .. eu e os caras da minha banda tocamos blues dai cada um improvisa um poko !!! eu amooo isso :grinlove:
 
Mesmo Blues sendo um estilo musical totalmente no "feeling", aqui vão umas especificações técnicas:

- O blues utiliza basicamente, os acordes montados sobre o 1o, 4o e 5o graus, de uma escala maior ou menor.
Exemplo: Blues em Mi usa as seguintes notas: Mi, Lá e Si.

- Blues em geral, tem 12 compassos. Assim como a pneumonia, Blues com mais ou menos compassos podem ser chamados de Atípicos.

- Principais modalidades de Blues:
*Maior: Fast Change
Slow Change

*Menor: Fast Change
Slow Change

*Blues Jazz

*Rock'n'Roll

By Guga, meu professor de guitarra! :D


B.B. King é realmente meu ídolo blueseiro....Outro que domina muito bem a guitarra é o Django Reinhardt. :obiggraz:
 
Estava faltando mesmo isso aqui... Parabéns, Jorge!

Adoro blues! Sabiam que o Rock é uma mix do ragtime, do rythym & blues, do folk e de outras correntes, fundidas num estilo só? E muito da construção melódica do Rock vem do Blues. Pegando qualquer música dos Rolling Stones isso é nítido!

O Blues, a música do lamento dos negros africanos nos EUA, que evoluiu e ganhou refinamento, formidável.

Até aqui no Brasil vemos germinar bom blues, vide Celso Blues Boy e o trabalho, infame nas letras e bacana no som, dos Velhas Virgens... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo