1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bloqueio Artístico

Tópico em 'Jogos & Outros Hobbies' iniciado por Elring, 2 Jan 2015.

  1. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Nesse novo ano, decidi voltar a desenhar. Por mais que eu tenha desistido do sonho, o sonho não desistiu mim e continuou lá, estalando o chicote no cérebro a todo instante e ordenando: "Vai! Vai! Vai!" - um cara muito chato.

    Aqui, um vídeo que encontrei enquanto pegava alguns macetes de como colorir pele. É uma ótima ajuda para quem tá passando pela mesma situação:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Embora eu até goste de desenhar, sinto que tenho um certo bloqueio artístico pra pintar que é algo que sempre adorei. Vou começar a buscar quebrar isso...
     
  3. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Já tive bloqueio criativo, e é uma merda mesmo. Mas ele é necessário, para amadurecer o senso de autocrítica.
     
  4. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Como assim?
    Em que sentido?
    Aumentando a autocrítica ou diminuindo? :think:
     
  5. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    O bloqueio funciona de vários modos. O que ele explicou no vídeo acontece mesmo - inclusive o tal 'salto' no talento aos que insistem em continuar após o bloqueio - mas também há o período em que realmente nada de bom te ocorre tanto para escrever, quanto para desenhar. Nem sempre é o medo da crítica ou a própria autocrítica que te faz se questionar se sua arte é boa o bastante: a cabeça simplesmente se esvazia.

    Isso de ele chamar ficar 3, 4 dias sem produzir uma arte de 'bloqueio' achei meio que charminho, mesmo que ele seja um profissional da área. Eu já fiquei meses, por conta de fatores alheios à arte, como por exemplo problemas pessoais. Isso varia muito de pessoa para pessoa.

    Mas no caso de um bloqueio que segue a linha que ele explica se dá pelo excesso de autocrítica mesmo: você não se acha bom o bastante para produzir coisas que vê os outros produzindo. Usada da forma certa, ela é boa para que você seja humilde e reconheça quando não é bom o bastante e buscar se aperfeiçoar sempre - e reconheça também que, quando vê é realmente bom, não ficar se gabando. Esse tipo de comportamento, de artistas que não manjam de nada, desenham mal e gostam de se gabar (e o pior, falar mal de outros artistas) é algo que é combatido de forma feroz nas rodas artísticas. Há uma concorrência saudável, sim, mas o clima de coleguismo predomina sobre a vaidade de alguns que insistem em se achar fodas.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Eu me preocupo muito com o estado de decadência do traço. Depois de algum tempo sem desenhar minha mão deteriora...

    Já em questão de inspiração ando procurando personagens que eu gostei em livros pra fazer minha versão estilo mangá. O triste é que nem todos os livros tem fãs que desenham pra sacar alguma inspiração e eu já procurei no deviantart e no google imagens mas eu mesmo terei que fazer a primeira versão mangá do personagem porque ainda não existem. Será uma tarefa de extrair o conceito a partir do zero... o_o...
     
  7. Ana Rodrigues

    Ana Rodrigues Usuário


    O Pinterest tem MUITA coisa, da uma olhada por lá, vale a pena! :)
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar