• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bloomsday 2009

Anica

Usuário
Para quem não sabe do que se trata:

O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.

O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.

Ulisses relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.

Há certa controvérsia sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro, outros que foi na década de 1940, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.

Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países que não é nem um pouco restrita ao círculo dos leitores das cerca de 900 páginas da obra Ulisses. É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e o Ulisses.

Embora seja algo dos irlandeses, a verdade é que vira e mexe o bloomsday é celebrado aqui no brasil com leituras e palestras sobre James Joyce. Por isso estou abrindo esse tópico aqui, para caso você saiba de um evento bloomsday em sua cidade, vc possa divulgar nesse topico para todo o pessoal do Meia. :timido:
 
Se eu não me engano, na USP ia rolar algo assim, mas eles estão de greve :tchauzim:

Eu já comprei Ulisses, só falta começar a ler.
 
aqui em curitiba as Livrarias Curitiba celebrarão o Bloomsday:

16 de junho
19h30 terça-feira
Ciclo de Literatura – “Bloomsday”

Para comemorar o Bloomsday (16/06), a escritora Luci Collin ministra a palestra “Irlanda de Bloom, Irlanda hoje”. No evento ela fala sobre a explosão da cultura irlandesa no mundo contemporâneo, comentando aspectos da obra que inspirou a data e mostrando como são as comemorações em Dublin – capital do país e cenário das aventuras de Leopold Bloom. Luci Collin – que é professora de Literatura de Língua Inglesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é pós-doutoranda em Literatura Irlandesa da Universidade de São Paulo (USP) – compartilha suas impressões sobre sua recente visita à Irlanda, onde percorreu o trajeto descrito no livro.

Local: Livrarias Curitiba – Shopping Estação
 
Degustação de Uisque. Só faltava de Guiness e seria imperdível.

E ainda vão passar o filme do John Huston, Os Vivos e os Mortos.
 
alguém vai no evento de curitiba? eu vou sair direto do trampo para lá, estou com saudades da luci e bem, ouvi-la falando sobre joyce nunca é demais.
 
É a primeira vez que ouço falar ou melhor, leio, sobre essa comemoração.
Bem, os irlandeses podem se dar ao luxo de fazer isso não? Afinal, James Joyce é um dos grandes autores daquela terra...
 
Anica disse:
alguém vai no evento de curitiba? eu vou sair direto do trampo para lá, estou com saudades da luci e bem, ouvi-la falando sobre joyce nunca é demais.

Como foi?
 
Achei que foi como São Paulo (final de semana inteiro) e depois dia 16.:tchauzim:
 
Não precisa expor minha dislexia em público. :timido:

Enfim, amanhã estarei no evento em São Paulo! Amanhã, no entanto, não tem degustação de Uisque.
 
acabei não indo ontem, estava dando aula desde às 8 da manhã e saí mortinha da escola. eca. a roda viva me carregou. =(
 
Esqueci de comentar que eu fui, mas acabei pegando o último dia (que foi no dia 16 mesmo) e acabou sendo um dos piores (um documentário a la History Channel e uma adaptação de Ulisses, Bloom).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo