• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Blind Guardian - Reportagem na Folha Online

Banda alemã corre por fora e se baseia em "O Senhor dos Anéis"

ERICK BOCCIA
especial para a Folha Online*

Mesmo não tendo sido convidada para fazer parte da trilha sonora oficial do filme "O Senhor dos Anéis", sucesso de bilheteria nos EUA e no Brasil e o filme mais comentado do momento, a banda alemã Blind Guardian, formada por seguidores do autor J.R.R. Tolkien, usa trechos e personagens dos livros da série em suas músicas.

A saga de "O Senhor dos Anéis" foi retratada por diversas bandas de heavy metal nas décadas de 70, 80 e 90, mas os principais seguidores do autor sul-africano são os alemães, da banda adepta do "power metal", estilo em que predominam guitarras harmonizadas e linhas de vocal agudas.

Desde o primeiro disco, "Battalions of Fear", de 1989, o Blind Guardian faz referências diretas à obra de Tolkien. Nesse álbum, as músicas "Majesty", "By the Gates of Moria" e "Gandalf s Rebirth" foram extraídas do livro "O Senhor dos Anéis".

O universo da magia volta à tona de uma maneira curiosa no sexto álbum do Blind Guardian, "Imaginations From the Other Side", de 1995. No disco, a banda cita trechos de "O Senhor dos Anéis" e incorpora, em algumas músicas, outros personagens do mundo mágico, como o mago Merlin e Peter Pan.

A banda alemã expõe suas maiores influências de Tolkien em "Nightfall in the Middle Earth", gravado em 1998 _ano em que o Blind Guardian fez shows pelo Brasil. Como o próprio nome sugere, o cenário que serve de fundo para esse disco é a "Terra-média", mundo criado por Tolkien para as suas obras. Mas, nas músicas, ao invés de "O Senhor dos Anéis", o Blind Guardian conta a história de "The Silmarillion", um dos últimos livros escritos pelo sul-africano. O destaque do disco é a faixa "Mirror Mirror".

"Nightfall in the Middle Earth" foi lançado no Brasil pelo selo Rock Brigade e custa em média R$ 25.

Apesar de todo o culto a Tolkien, o Blind Guardian não integra a trilha sonora oficial de "O Senhor dos Anéis". Mesmo frustrados, os integrantes da banda se mostraram muito satisfeitos com a primeira parte da trilogia levada para o cinema. "Provavelmente será o meu filme predileto daqui para frente. Mas só poderei fazer um julgamento depois que tiver assistido toda as partes da história", disse o guitarrista Marcus Siepen ao site oficial da banda.

Outros exemplos

Não é apenas o Blind Guardian que se inspirou na obra de Tolkien para compor seus discos. A conceituada banda inglesa de rock progressivo Marillion chamava-se Silmarillion no início da carreira. Até o consagrado Led Zeppelin foi buscar inspiração no autor de "O Senhor dos Anéis" para escrever a música "Misty Mountain Hop".

(*) Erick Boccia é jornalista e músico


----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Bards you are, Bards you will be and Bards you have always been..."
Blind Guardian
[Clube da Insônia]
 
daki a poka vai te um monte de gente q nem sabe o q eh power metal comprando cd do blind "só" pq tem tolkien no meio, nada contra, mas a banda deveria ser reconhecida pelo seu trabalho e naum por suas influencias...

ash nazg durbatulûk,ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk agh burzum-ishi krimpatul
 
eu tenho nightfall
e tem algumas coisas legais

mas nem curto muito soh por causa de tolkien
as vezes eu penso q naum tem nada haver

Eae Preciosa, quer tc?



"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
**Clube da Insônia**
 
quote:
daki a poka vai te um monte de gente q nem sabe o q eh power metal comprando cd do blind "só" pq tem tolkien no meio, nada contra, mas a banda deveria ser reconhecida pelo seu trabalho e naum por suas influencias...

ash nazg durbatulûk,ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk agh burzum-ishi krimpatul


Concordo, e acho que a banda não gostaria disso, pq fans eles já tem de monte, acho que não gostariam de virar banda da moda só pq falam das obras de Tolkien.
PS: Blind Guardian é minha banda preferida.

"Clean my wonds
wash away all fear
let courage be mine
noone hears me crying"
 
Eu concordo que Blind deveria ser reconhecido por sua música mas é muito legal também você ver passagens do livro transcritas em letras e até sentimentos em melodias.
Mas se alguns de vocês não sabem o novo cd do Blind promete ser bome não tem nenhuma música baseada em Tolkien.
www.blindguardian.com tem 3 samples de 30 segs das musicas novas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo