1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Biografias de Escritores

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Lucas_Deschain, 28 Fev 2010.

  1. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Olá gente, pensei nesse tópico por uma mania que tenho e que tem ficado mais forte com o tempo: saber mais sobre o autor. Não sei se mais alguém de vocês a tem também, mas não gosto de entrar em uma história às escuras. Gosto de saber quem foi o autor, em que época viveu, outras obras contemporâneas, influências literárias etc., OK, tudo isso a gente resolve com uma visita ao Google ou a Wikipedia, logicamente com todas as limitações desse ato.
    Porém, e aí é que está o mote desse tópico, essa curiosidade costuma aumentar ainda mais após a leitura. Fico querendo saber mais sobre a vida dele, outras obras e tudo mais. Por isso, gostaria de propôr aqui que aqueles que já leram boas biografias sobre esse ou aquele escritor dessem indicações de bons livros biográficos sobre esses autores.
    Sei que temos sub-fóruns especiais com tópicos para os autores em particular, mas talvez esse tópico funcione de maneira mais geral e rápida para boas biografias, independente de que autor for.
    Vamos tentar e ver no que isso vai dar. Qualquer coisa cancelamos tudo e ficamos com os sub-fóruns mesmo.
     
  2. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Para começar então, posto aqui uma que todos os fãs de Tolkien deveriam ler:

    Tolkien - Uma Biografia / Michael White

    e tem também uma em inglês que comprei esses dias, e que, embora não tenha lido, é do Humphrey Carpenter, o cara que ajudou o Christopher Tolkien a organizar e publicar as cartas de John Ronald Reuel Tolkien:

    Tolkien - A Biography / Humphrey Carpenter (somente em inglês)
     
  3. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Bom, eu li poucas bios de escritores mas a Tête-à-Tête sobre o casal Beauvoir e Sartre (com participações especiais, como Camus) foi uma das melhores que li...

    Tenho em casa, por ler, as bios de Lewis Carrol e Cervantes, depois venho comentá-las...
     
  4. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Passe os títulos pra gente poder ver e caso se interesse correr atrás pelos sebos por aí.
     
  5. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Lewis Carroll -Uma biografia - Morton N. Cohen

    Tête à tête - Hazel Rowley

    o do cervantes eu tenho q achar aqui pra passar o nome certo.... mas eu acho...
     
  6. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Nesta sessão indico:

    Solo de Clarineta I e II, autobiografias do Érico Veríssimo! Maravilhosas!

    estrelinhas coloridas...
     
  7. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Olha eu com a minha autora favorita de todos os tempos:

    J. K. Rowling - Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter (Sean Smith).
     
  8. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Ele chegou a acabar essa autobiografia? (se é que alguém pode finalizar uma autobiografia) Parece que li em algum lugar uma vez que ele não havia acabado ela quando veio a falecer.[/align]
     
  9. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    [align=justify]
    Lucas realmente é difícil um autor terminar a própria autobiografia, E com o Érico não foi diferente, o segundo volume ele não concluiu como gostaria e não chegou a iniciar o terceiro, mas mesmo assim gosto muito dos dois volumes. Vou deixar aqui uma sinopse da obra pra ti conferir:

    Solo de Clarineta é dividido em dois volumes. No primeiro Veríssimo conta e sua infância e adolescência até a idade adulta quando abandona o cargo na UPA e sua filha Clarissa casa-se com o físico americano David Jaffe. Na segunda, após relatar o nascimento de seus três netos e o escrever de O Arquipélago (e o primeiro dos ataques cardíacos), Érico começa a contar sua viagens. A primeira é a viagem a Grécia. Depois conta sobre O Senhor Embaixador e então… Portugal! Veríssimo era apaixonado pelo país e conta de seu tour pelo país em 1959 junto com a esposa Mafalda , seu editor e seu filho Luís Fernando. Infelizmente Érico morreu antes de concluir este volume e iniciar o terceiro, mas sobra ainda uma segunda parte deste segundo volume, contando sobre a Holanda, a Espanha e um colóquio entre ele e o homem no espelho onde analisa a si mesmo, sua obra, suas opiniões e sua autobiografia: o que ele nos deu foi "não um concerto de jazz ou uma grande peça sinfônica, mas um solo de clarineta." [/align]

    estrelinhas coloridas...
     
  10. Marcileia

    Marcileia Usuário

    A única que li foi do Sidney Sheldon. O Outro Lado de Mim - Memórias.
    Bastante interessante, fala das dificuldades que ele teve, ele sofria de transtorno-obsessivo-compulsivo, o que prejudicou bastante seu início de carreira... Para quem gosta dele vale a pena ler...
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Sem preconceitos...tem a biografia do Paulo Coelho ( O Mago...)
     

Compartilhar