• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biodigestor: solução para o esgoto?

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
Assiti uma reportagem no programa "Cidades e Soluções" (canal Futura) sobre os biodigestores, que até então desconhecia. A proposta, em tese, é muito boa, mas não sei se seria viável concretamente em uma escala maior. Entretanto, segundo a reportagem, já é realidade em cidades como Teresópolis, na serra fluminense.

É uma solução inteligente e barata para problemas como saneamento básico e efeito estufa. Resta saber se atenderia a demanda necessária.

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas do Brasil. Apenas 35% dos esgotos recebem algum tipo de tratamento. O resto é lançado in natura nos rios, lagos e no litoral. Para piorar a situação, o custo estimado para levar saneamento básico para todo o Brasil é alto: aproximadamente 180 bilhões de reais, segundo cálculos do governo federal .

Nesse contexto, o biodigestor ou o biossistema integrado representam mais que uma alternativa: uma verdadeira revolução em nosso olhar sobre o esgoto. Os dejetos deixam de ser entendidos como problema e passam a ser uma solução.
O esgoto é fonte de biogás, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa com a queima do metano e a dependência de projetos assistencialistas como o vale gás. Trata-se o esgoto no local onde ele é gerado, reduzindo custos. A reciclagem dos nutrientes permite que o esgoto seja a base da cadeia alimentar de bichos e plantas, que são consumidos pela própria comunidade sem risco de contaminação, desde que sejam tomados os devidos os cuidados.
http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493-p-05112006,00.html

Biodigestor.JPG

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor
 
Tai uma coisa para os governos se preocuparem, me parece um recurso bastante viável, além de matar dois coelhos com uma cajadada só, preserva o ambiente e reduz a emissão de CO2.Nas condições em que se encontra nosso planeta, soluções praticas como essa são cada vez mais necessárias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo