• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Billy Budd, Marinheiro (Herman Melville)

Lucas_Deschain

Biblionauta
Billy Budd, Marinheiro (Herman Melville)


Sinopse:

Billy Budd, marinheiro é um dos mais conhecidos e celebrados textos de Herman Melville (1819-1891), autor de Moby Dick. Também aqui a ação se passa no mar, como na obra-prima sobre a baleia branca. E mais uma vez o ambiente do navio funciona como uma reprodução do mundo em miniatura. Billy, jovem marinheiro que encanta a todos com sua beleza e simpatia, é injustamente acusado de incitar um motim a bordo. Sem querer, ele precipita uma série de acontecimentos que conduzirão a um final trágico. Escrita em uma prosa sutil, elaborada e resplandecente de idéias, Billy Bud é geralmente vista como uma novela sobre a fragilidade da inocência em um mundo corrompido, sobre o poder das palavras e sobre a luta do bem contra o mal.

É também considerada uma das pequenas obras-primas da ficção norte-americana, por seu método narrativo único, pela profundidade da abordagem e pelos temas controversos, como o fracasso do bom senso. Escrita após a fria recepção de crítica e público quanto a Moby Dick, revela a preocupação com a incomunicabilidade entre seres humanos que se tornou uma obsessão para Melville após o fracasso daquela que viria a ser considerada a sua obra-prima.

Fonte: Site da L&PM

----

Acabei de ler agora e devo dizer que é uma pequena preciosidade, uma magnífica obra de literatura curta. Billy Budd trata majoritariamente dos questionamentos e reflexões morais de Melville, a história se passa em um navio onde toda a ação se desenrola e onde a retidão moral (ou a falta dela) são perscrutados por diálogos inspirados cuja pujança vence a implacabilidade do próprio tempo.

Alguém mais aí leu? Tô doido para trocar idéia sobre esse livro.
 
Vi ele pela edição da Cosac Naify With Lasers e fiquei curioso... Mas essa coisa de motim em navios baderneiros... Isso soa-me uma mistura (talvez sem a intenção; mas uma mistura, de toda forma) entre o Gordon Pym do Poe e o próprio Moby Dick, não?
 
Não sei sobre o Gordon Pym, que ainda não tive oportunidade de ler, mas quanto ao Moby Dick pode ficar bem tranquilo, porque é bastante diferente, aqui a coisa gira em torno dos desdobramentos éticos e morais de um julgamento. É muito bom Mavericco, pode ir sem medo. Aliás, ajuda a entender alguns aspectos do próprio Moby Dick, digamos assim, não por ser epifânico e estarrecedor, mas por tratar de um tema que estrutura boa parte da saga da baleia branca.

Vou tentar me fazer mais claro quando fizer a resenha desse livro.
 
Bom, peguei ontem para ler Billy Budd. E como é uma leitura curtinha terminei ontem mesmo.
Oque falar do livro? Não sei se é viagem minha, mas percebi que o autor tentou comparar a história de Billy com Jesus Cristo. Pelo fato da pureza do marinheiro e por ele ter aceitado seu destino, se tornando um mártir. Sendo o Capitão Vere como Pilatos.
Sobre a obra, ela leva a questionamentos interessantes,pegando por exemplo o caráter do capitão Vere, que é descrito como uma ótima pessoa,inteligente e superior as demais. Cabe a ele a decisão de juiz no caso de Billy, mesmo os outros oficiais dos juri querendo amenizar a pena de budd, ele se mantém fiel a sua função e apesar de sua opnião ser a favor de Billy, ele analisa e mostra os "dois lados da moeda" e acaba cumprindo com o dever da lei e com isso consegue manter o ambiente sáudavel no navio, evitando futuros crimes devido a uma folga no julgamento de Billy Budd. Mas uma vez Melville nos leva ao questionamento moral, vale a pena matar um inocente para "salvar"
dez ? E se o inocente fosse alguém que você ama, você a sacrificaria para salvar pessoas que nem conheça?

BIlly Budd matou Claggart, respondeu por isso e foi condenado a morte. Nos capitulos finais vemos que os marinheiros criam uma aura sobrenatural sobre a morte dele.
Dizendo que ele partiu antes de ser enforcado, pois o corpo subiu sem espasmo nenhum,já inerte ao mastro do navio, dando a entender que ele escolheu morrer , ao invés de ser morto pelo crime. Outro fato mostra O capitão Vere morrendo e levando com ele a história real de Billy, pois foi a unica testemunha da ação que ocorreu lá. E a inversão dos papeis noticiada no jornal, mostrando Billy como o mandante de um motim, um ser imoral que assasinou claggart com uma faca. E Claggart como um honesto oficial, patriotra de seu pais, que morreu honrado exercendo sua função.
Aliás, sobre Claggart, ele resolve incriminar Budd ,claramente por inveja. E ontem de manhã coincidentemente,vi uma noticia sobre um Cara que ficou preso 10 anos, condenado por estupro e conseguiu provar sua inocência, conforme a noticia do terra:
http://noticias.terra.com.br/mundo/...+apos+condenacao+por+estupro+e+sequestro.html
Essa noticia me deixou muito puto, de saber que tem pessoas que pouco se importam com a vida alheia, só querem saber do benefício próprio. Ou agem simplesmente por inveja ou vingança. Vale a pena dar uma lida na notícia.

Só uma coisa que esqueci de mencionar acima, como o Melville foca mais nas situações doque nos personagens e pelo texto ser curto, não criei simpatia por nenhum deles, analisando a leitura somente pelos dilemas. Billy Budd é um ótimo livro, trata de questionamentos sobre o bem e mal. Recomendo a leitura a todos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo