• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bilheteria (O Hobbit - Uma Jornada Inesperada)

Vëon

Do you know what time it is?
Apesar de ter batido o record de maior bilheteria para estréia no mês de dezembro arrecadando $84.78 milhões na primeira semana, (contra $77.2 milhões de Eu Sou A Lenda [2007] e um aumento considerável em relação aos $73.3 milhões do Retorno do Rei [2003]), a estréia foi relativamente fraca se levar em consideração o fator 3D/IMAX que encarece os ingressos e a inflação de 2003 pra cá, apesar da bilheteria maior, vendeu menos ingressos.

A coisa fica ainda mais gritante se comparar com outros blockbusters lançados esse ano, Vingadores arrecadou mais de $200 milhões no primeiro fim de semana, Cavaleiro das Trevas Ressurge $160 milhões e Amanhecer - Parte 2 $140 milhões.

No Brasil a estréia foi meio fraca, $4.9 milhões, abaixo da maioria dos grandes lançamentos do ano, A Era do Gelo 4 $6.1 milhões, O Espetacular Homem Aranha $6.6, Vingadores $10.8 milhões, Amanhecer Parte 2 $11.8 milhões, entre outros. Mundialmente o filme já fez $223 milhões.

A vantagem da estréia em dezembro é que por um bom tempo não vai entrar em cartaz nenhum filme com apelo blockbuster pra tirar o Hobbit da liderança, mais ou menos o que aconteceu com Avatar que fez só $77 milhões no fim de semana de estréia (em dezembro de 2009) e acabou se tornando a maior bilheteria de todos os tempos com $2.7 bilhões, então acho que O Hobbit tem forças pra chegar no Retorno do Rei e quebrar a barreira do 1 bilhão de dólares.
 
Vamos aguardar, tomara que sim. Apesar de que a divulgação do Hobbit nas midias eu achei bem fraquinho. Eu não vi uma unica propaganda do filme na televisão.
 
Pois é, tambem achei que a divulgação aqui no Brasil foi fraca, nada na televisão nem cartazes nas ruas, só sabia da estreia do filme mesmo quem já estava esperando, o único lugar que eu vi propaganda do filme foi na entrada dos cinemas, mas mesmo assim, quando fui ver outros filmes não vi nenhuma vez o trailler.
 
EM relação ao Senhor dos Anéis, a divulgação foi fraca mesmo. Aqui no Rio tá cheio de cartaz, mas não passa disso. vez ou outra passa o trailer dublado na tv a cabo, e só....
 
Apesar de ter batido o record de maior bilheteria para estréia no mês de dezembro arrecadando $84.78 milhões na primeira semana, (contra $77.2 milhões de Eu Sou A Lenda [2007] e um aumento considerável em relação aos $73.3 milhões do Retorno do Rei [2003]), a estréia foi relativamente fraca se levar em consideração o fator 3D/IMAX que encarece os ingressos e a inflação de 2003 pra cá, apesar da bilheteria maior, vendeu menos ingressos.

É, poderia ter sido melhor, mas acho que ainda está na zona do OK.



A coisa fica ainda mais gritante se comparar com outros blockbusters lançados esse ano, Vingadores arrecadou mais de $200 milhões no primeiro fim de semana, Cavaleiro das Trevas Ressurge $160 milhões e Amanhecer - Parte 2 $140 milhões.

Não vejo muito sentido nessa comparação. Se qualquer um desses três filmes tivesse estreado em 14 de dezembro, não teria rendido esse tanto que renderam. O mercado simplesmente funciona de maneira diferente nesta época do ano, há menos gente com tempo para ir ao cinema, tanto que nenhum filme até hoje estreou com US$ 100 milhões em um final de semana de dezembro. Por outro lado, se um filme tiver longevidade (e a visibilidade extra que a temporada de premiações traz), pode acabar rendendo bem mais que o valor de abertura.



No Brasil a estréia foi meio fraca, $4.9 milhões, abaixo da maioria dos grandes lançamentos do ano, A Era do Gelo 4 $6.1 milhões, O Espetacular Homem Aranha $6.6, Vingadores $10.8 milhões, Amanhecer Parte 2 $11.8 milhões, entre outros. Mundialmente o filme já fez $223 milhões.

Esse número é oficial? Só encontrei a estimativa de público, 645.350 pessoas. É inferior a Avatar, que atraiu 749.903 pessoas e rendeu R$ 8.416.116, um pouco fraco sim, mas a comparação com esses outros filmes é injusta: Era do Gelo, Homem-Aranha e Crepúsculo são algumas das franquias com as maiores bilheterias de todos os tempos no Brasil e Vingadores está seguindo o mesmo caminho - 7, 8 ou até mesmo 11 milhões de ingressos vendidos (caso dos Vingadores). Como comparação, A Sociedade do Anel (2001) não chegou nem a 4,5 milhões de ingressos vendidos e foi o filme com maior bilheteria da trilogia no Brasil. Homem-Aranha, em 2002, vendeu 8,5 milhões de ingressos, por exemplo.



A vantagem da estréia em dezembro é que por um bom tempo não vai entrar em cartaz nenhum filme com apelo blockbuster pra tirar o Hobbit da liderança, mais ou menos o que aconteceu com Avatar que fez só $77 milhões no fim de semana de estréia (em dezembro de 2009) e acabou se tornando a maior bilheteria de todos os tempos com $2.7 bilhões, então acho que O Hobbit tem forças pra chegar no Retorno do Rei e quebrar a barreira do 1 bilhão de dólares.

Um indício de que O Hobbit terá certa longevidade nas salas norte-americanas é que ganhou nota "A" no CinemaScore (e "A+" para os espectadores com menos de 18 anos). Eu acho que vai passar dos US$ 300 milhões por lá, mas ainda não dá para saber. Uma coisa que pode atrapalhar é que o filme parece que vai ficar de fora de todas as grandes premiações, ao contrário dos três filmes da trilogia Senhor dos Anéis. Agora, para chegar ao bilhão, o mais importante certamente será o mercado internacional, que se expandiu muito na última década, mas não sei se O Hobbit conseguirá chegar nos US$ 700 milhões, ainda acho mais provável que estacione nos US$ 900 e poucos milhões totais. No Reino Unido, na Alemanha e na França, pelo menos, já está bem atrás de O Retorno do Rei:
Its biggest markets were the U.K. ($18.3 million), Germany ($16.3 million), and France ($12.7 million); in all three cases, that was substantially lower than Return of the King's opening in 2003 ($26.5 million, $30.8 million, and $19.6 million, respectively). Unfortunately, Mojo does not have Return of the King records for the remainder of The Hobbit's major markets, so it's hard to know just how far behind The Hobbit is lagging, if at all.

Box Office Mojo
 
Teve comercial na TV aberta. E aqui no Rio tem vários cartazes espalhados nas ruas. E teve as tradicionais reportagens nos jornais.

Mas se estão dizendo que foi menos do que teve pra SdA, eu acredito, afinal eu morava no fim do mundo naquela época e descobri tudo pelo jornais e revistas :g:
 
Quickbeam disse:
Não vejo muito sentido nessa comparação. Se qualquer um desses três filmes tivesse estreado em 14 de dezembro, não teria rendido esse tanto que renderam. O mercado simplesmente funciona de maneira diferente nesta época do ano, há menos gente com tempo para ir ao cinema, tanto que nenhum filme até hoje estreou com US$ 100 milhões em um final de semana de dezembro. Por outro lado, se um filme tiver longevidade (e a visibilidade extra que a temporada de premiações traz), pode acabar rendendo bem mais que o valor de abertura.
O Retorno do Rei arrecadou $95,635,100 ajustando a inflação, eu tava crente que O Hobbit abriria nos US$100 milhões ou bem próximo disso.


Quickbeam disse:
Esse número é oficial? Só encontrei a estimativa de público, 645.350 pessoas. É inferior a Avatar, que atraiu 749.903 pessoas e rendeu R$ 8.416.116, um pouco fraco sim, mas a comparação com esses outros filmes é injusta: Era do Gelo, Homem-Aranha e Crepúsculo são algumas das franquias com as maiores bilheterias de todos os tempos no Brasil e Vingadores está seguindo o mesmo caminho - 7, 8 ou até mesmo 11 milhões de ingressos vendidos (caso dos Vingadores). Como comparação, A Sociedade do Anel (2001) não chegou nem a 4,5 milhões de ingressos vendidos e foi o filme com maior bilheteria da trilogia no Brasil. Homem-Aranha, em 2002, vendeu 8,5 milhões de ingressos, por exemplo.
Tá no BoxOfficeMojo. Sim, todos são grandes franquias, mas se o número estiver correto, arrecadou o mesmo que MIB 3!!! Achei fraco.
 
Do Box Office Mojo (grifo meu):

Speaking of The Lord of the Rings: after underwhelming a bit in its debut, The Hobbit wound up righting the ship a bit and is on pace to wind up with around $300 million at the domestic box office and around $1 billion worldwide. That's a huge accomplishment, though it remains to be seen how its lukewarm reception in some corners will affect the performance of its sequels.

Embora a bilheteria no mercado norte-americano não seja excepcional, é compensada pela grande bilheteria no resto do mundo (atualmente, US$ 251.520.000 contra US$ 513.400.000, ou seja, 67% to total vem de fora dos EUA).

Agora, o ponto crucial, para mim, é aquele que grifei no texto: será que o público que assistiu O Hobbit ficou entusiasmado com o filme, tanto quanto ficou com A Sociedade do Anel? Será que os próximos filmes crescerão na bilheteria, como ocorreu com O Senhor dos Anéis?

No Brasil, pelo menos, tenho a impressão de que O Hobbit não será tão bem sucedido quanto a trilogia anterior (que, é bom lembrar, não está no patamar de sucesso, no Brasil, de franquias como Homem-Aranha, Era do Gelo, Crepúsculo ou Vingadores). Indícios: em São Paulo, já saiu da grande maioria das salas 3D (que passaram a exibir Detona Ralph) e de praticamente todas as salas com HFR, em menos de um mês em cartaz. No terceiro final de semana, vendeu 240.614 ingressos, totalizando 2.170.242. É um bom número, mas inferior ao de Retorno do Rei, que vendeu 279.653 ingressos e totalizou 2.870.424, no mesmo período (e Retorno do Rei foi o filme da trilogia que menos teve público no Brasil - uns 4,2 milhões de ingressos). Nesse ritmo, acho que O Hobbit chega "apenas" aos 3 milhões de ingressos vendidos por aqui.
 
Pelo menos tá na frente do Amanhecer - ao menos a minha "modinha" da adolescência ainda passa a perna na "modinha" mais atual rsrsrsrs!!!

Ps: usei o termo "modinha" de forma não-pejorativa em relação a "O Hobbit" uu
 
Pelo menos tá na frente do Amanhecer - ao menos a minha "modinha" da adolescência ainda passa a perna na "modinha" mais atual rsrsrsrs!!!

Ps: usei o termo "modinha" de forma não-pejorativa em relação a "O Hobbit" uu

Estava pensando isso mesmo. Indo bem ou indo mal, que não fique atrás de Amanhecer! :lol:
 
Acho que mais umas duas semanas, no máximo. Porém, falta o filme estrear na China, que será dia 22 de fev. Certeza que vai alcançar a casa do bilhão :D
 
Achava que não ia ser igual ao Senhor dos Anéis , principalmente porque não é tão grandioso o enredo ( SdA é o ápice e o fim da terceira era) e a crítica não vem alfinetando, dizendo que é "mais do mesmo" do Peter Jackson?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo