JPHanke
Usuário
Estou relendo O Hobbit estes dias e, no capítulo Adivinhas no Escuro fiquei deveras intrigado com uma passagem, mais precisamente uma espécie de visão que Bilbo tem no momento que em ele está fugindo das Montanas Sombrias e Gollum bloqueia sua passagem para a saída. Segue o trecho em questão:
Esta passagem por si só não tem muito mistério, mas conhecendo como foi a vida de Gollum após se apoderar daquele anel, e do que aquele anel é capaz, surgem algumas questões: seria esta compreensão e esta nova força que impulsionaria Bilbo rumo à saída proporcionadas do Um?
Seria tão grande a vontado do Um de sair daquele lugar a ponto de, com tão pouco tempo de uso, influenciar o hobbit de tal forma para conseguir sair daquela caverna em que estivera por quase 500 anos e pudesse ser encontrado mais facilmente pelo seu mestre, Sauron?
Fico pensando sobre estas questões e também sobre a cronologia das obras. Não me recordo se Tolkien já tinha em mente toda a dimensão do que viria a ser o Um Anel quando colocou aquele, até então simples e ingênuo, anel mágico nas mãos de Bilbo.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre estas questões!
Vale lembrar que neste momento Bilbo estava usando o Um Anel (que possui vontade própria, como todos sabem). O que me chamou a atenção foi o seguinte: Bilbo compreende, tendo o mínimo de contato com Gollum e sem tocar no assunto, como foi a vida desta criatura desde que chegara àquela caverna em que ficaria nos próximos anos e, depois, impelido por uma nova força, consegue superar todo o medo que o possuira e dar o salto que o levaria para fora da caverna."Uma compreensão repentina, um misto de pena e horror, cresceu no coração de Bilbo: um vislumbre de dias infindáveis e indistintos, sem luz ou esperança de melhora, cheios de pedra dura, peixe frio, movimentos furtivos e sussurros. Todos esses pensamentos lhe passaram pela mente num lampejo. Estremeceu. Depois, de súbito, num outro lampejo, como se impelido por uma nova força e resolução, deu um salto."
O HOBBIT, pág. 86, 3ª Edição - WMF Martins Fontes
* Grifos meus
Esta passagem por si só não tem muito mistério, mas conhecendo como foi a vida de Gollum após se apoderar daquele anel, e do que aquele anel é capaz, surgem algumas questões: seria esta compreensão e esta nova força que impulsionaria Bilbo rumo à saída proporcionadas do Um?
Seria tão grande a vontado do Um de sair daquele lugar a ponto de, com tão pouco tempo de uso, influenciar o hobbit de tal forma para conseguir sair daquela caverna em que estivera por quase 500 anos e pudesse ser encontrado mais facilmente pelo seu mestre, Sauron?
Fico pensando sobre estas questões e também sobre a cronologia das obras. Não me recordo se Tolkien já tinha em mente toda a dimensão do que viria a ser o Um Anel quando colocou aquele, até então simples e ingênuo, anel mágico nas mãos de Bilbo.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre estas questões!