1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bilbo não sabia que o Anel fora destruído?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kimberly Raabe, 24 Mar 2014.

1. Kimberly Raabe

Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

No ultimo filme de O Senhor dos Anéis, ele pergunta a Frodo se poderia ver o Anel novamente. Como assim? Ele sabia que Frodo partiria para destruí-lo quando lhe deu sua espada em Valfenda não é? Ou não?

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Clara

Clara Que bosta... Usuário Premium

Ele sabia, claro.
    Tanto que deu o colete feito de mitril para o Frodo.
    Mas acho que quando eles vão para os Portos Cinzentos o Bilbo está meio gagá, devido à idade avançada. :think:

• Gostei! Gostei! x 4
  3. Kimberly Raabe

Pode ser isso mesmo...até por que ele perguntou de novo aonde ele e Frodo estavam indo. Faz sentido não?

4. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Sim. A senilidade do Bilbo fica bem estabelecida, tanto no livro quanto nos filmes, ainda que de forma bem diferente.

Essa passagem aqui, quando os hobbits desviam do caminho para visitar o Bilbo em Valfenda antes de voltar para o Condado, deixa isso bem claro. E é, para mim, um dos trechos mais tristes do livro.

(Desculpe o texto em inglês, não tenho os livros em Português comigo no momento)
    O filme adapta essa perda da memória do Bilbo para a forma descrita no primeiro post... e garanto que muitos ciscos cairam em olhos aleatórios no cinema nessa hora.

• Ótimo Ótimo x 6
  5. Grimnir

Grimnir Usuário

• Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  6. Ranza

Ranza Macaco

Agora fica uma pergunta.
    Não me lembro bem no livro se Tolkien fala sobre a influencia do anel (Ou a falta de influencia), depois que ele é destruído.
    Teoricamente, como o fascínio era algo mágico esse peso deveria sair das costas do Bilbo não? Já que ele envelheceu bastante depois de largar o anel, que mostra que o anel já não se importava com ele mais.

Outra coisa, por que o Bilbo envelhece longe do anel mas o Gollum não?

7. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Conta-se que havia ações do Um que não podiam ser desfeitas. Por exemplo, das pessoas que morreram por causa do desejo pela jóia (elas não poderiam mais voltar) ou das marcas, memórias e cicatrizes igual ao ferimento de Frodo que continuou na pele dele. Por mais que o anel tivesse sido destruído as pessoas que lembravam da sede e do desejo do mal deveriam sofrer até o fim de seus dias.

Quanto ao envelhecimento de Gollum e Bilbo, houve alguns tópicos na AT que tocaram no assunto e uma das teorias é que Gollum havia permanecido tempo demais em contato com o anel (centenas de anos), o bastante para mudar o corpo dele e consumir o organismo ao ponto de não estar mais submetido as regras do envelhecimento comum.

Enquanto que no caso de Bilbo, o hobbit se desfizera do anel quando ainda estava vivendo o período considerado padrão para a espécie e, o mais incrível, havia se desprendido por conta própria do anel em favor de Frodo, sem ter de morrer ou matar. Por possuir uma natureza melhor Bilbo felizmente não ficou amaldiçoado igual a Gollum.

Última edição: 1 Abr 2014
    • Gostei! Gostei! x 6
  8. Kimberly Raabe

Agora eu entendi...sinto por ele...:cry:

Última edição: 18 Mai 2014

Compartilhar